Home / Notícias / 10ª SESSÃO ORDINÁRIA – SECRETARIA DE SAÚDE MARCA PRESENÇA

10ª SESSÃO ORDINÁRIA – SECRETARIA DE SAÚDE MARCA PRESENÇA

Na noite de 12 de abril aconteceu a 10ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de União da Vitória. O 1º Secretário Valdecir José Ratko (DEM) e 2º Secretário Ednilson de Godoy (PV), que estavam afastados por problema de saúde voltaram a participar presencialmente da Sessão. A Vice-Presidente Alandra Roveda (PL) enviou atestado médico e por motivos de saúde, não pode participar.

Representantes da Secretaria de Saúde de União da Vitória marcaram presença, o que se muito esperava da Casa do Povo. O discurso do atual Secretário de Saúde foi extremamente didático, e através de apresentação com gráficos e planilhas contendo estudos e comparativos, mensurou com argumentos nítidos e sensatos o comportamento e evolução da doença decorrente do Covid-19. O mês de março foi recorde em número de mortes, o que segundo o Secretário é resultado do afrouxamento dos cuidados, resultado de viagens de férias e carnaval e variantes do vírus, atentando para o detalhe que a maioria dos óbitos e complicações são para pacientes com comorbidades em especial hipertensão e problemas renais. Fernando detalhou diversas ações que a secretaria tomou para o enfrentamento da pandemia, entre elas toda a reestruturação da UPA, realocação de médicos, contratação de profissionais e toda forma estratégica para atender a população que necessita de atendimento em decorrência de complicações do Covid-19. Andréa Duarte, Diretora da Secretaria, também participou e detalhou na Tribuna, apresentando todos os investimentos feitos na área de saúde, os quais foram feitos de forma estratégica a fim de atender todos que necessitem de atendimento, mostrando segurança oferecida pela administração. Ao mesmo tempo, ambos ressaltaram a necessidade da população em manter os cuidados recomendados para evitar o contágio do Vírus, levando em consideração suas variantes e a nova cepa, a qual age no organismo de forma mais severa.

Os Vereadores, Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), Emerson Lourenço Litwinski (PTC), Waldir Luiz Cortellini (PSB) fizeram perguntas e dialogaram com o Secretário. José Pedro Walck (PSDB) teve em sua fala a confirmação de Ferencz sobre a identificação dos vacinados e o Presidente da Casa Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) questionou as expectativas para União da Vitória. Fernando e Andréa deixaram os representantes da Casa do Povo cientes de que os cuidados devem ser mantidos por parte da população devido principalmente as variantes do vírus e que ao mesmo tempo, a segurança deve existir por parte dos munícipes para com a administração, que segundo a diretora, farão tudo o que for preciso para atender à todos. Ambos disponibilizaram a secretaria de saúde e deixaram as portas abertas aos vereadores e à população.

Entre as Indicações foram apontadas áreas de lazer, ciclovias, brinquedos adaptados para portadores de necessidades especiais em parquinhos, asfaltamento em ruas, reforma de centro comunitário e implantação de faixa elevada.

Na Ordem do Dia foram aprovados 7 Requerimentos incluindo: iluminação na Ponte Domício Scaramella, a situação atual da Biblioteca e Museu Histórico Professor Aniz Domingos, pista de caminhada no Campo do Estádio Municipal em São Cristóvão, asfalto na Rua São Roque no Bairro Rocio, solicitação para criação de projeto de lei com a CIAHAB e Poder Executivo Municipal para distribuição de materiais de construção para reforma de moradias de famílias de baixa renda, capela mortuária no João Paulo II e asfaltamento na Av. Nossa Sra. do Rocio no Bairro Ponte Nova.

A Moção de Aplausos foi por iniciativa da Vice-Presidente da Mesa Alandra Roveda (PL) em virtude ao Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Fizeram uso da Palavra Livre os Vereadores José Pedro Walck (PSDB), Emerson Lourenço Litwinski (PTC) e Ednilson de Godoy (PV) que explanou sobre a importância do Mês do Autismo, da agilidade da aprovação e apoio às Instituições. O assunto mais comentado foi a Sanepar onde solicita-se um representante da Empresa na Tribuna Popular e melhoria de qualidade na entrega do serviço, essencial para a população.

O Presidente Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) encerrou a Sessão agradecendo a todos que acompanharam a Sessão, ao Secretário de Saúde Fernando Ferencz e a Diretora Andréa Duarte por terem aceitado ao convite em participar da Tribuna Popular, aos Requerimentos aprovados e ao conserto do desnível da Ponte José Richa. Convidou todos a acompanharem a audiência pública que acontecerá quarta-feira às 14h onde será feito a previsão de investimento neste ano. Citou o Secretário de Governo Rodolfo Moser que trouxe diversos recursos de âmbito federal e estadual para o Município o qual enviou seu agradecimento à atual Equipe de vereadores e da legislatura anterior da Câmara de União da Vitória. Por fim, Cordovan citou os 100 dias primeiros completados de mandato em sua presidência e sua trajetória até o momento.