Home / Notícias / 11ª SESSÃO ORDINÁRIA e 5ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 19 DE ABRIL DE 2021.

11ª SESSÃO ORDINÁRIA e 5ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 19 DE ABRIL DE 2021.

Na noite de 19 de abril aconteceu a 11ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de União da Vitória. A Sessão desta vez contou com toda a Equipe de Vereadores que participou de forma presencial.

Fizeram uso da fala no Grande Expediente o Vice-Presidente Vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) e Ednilson de Godoy (PV). Cordovan explanou sobra a importância da viagem que fez à Curitiba na última semana, com o objetivo de fortalecer parcerias e trazer recursos a União da Vitória. Na oportunidade visitou diversos parceiros que sempre estão dispostos a contribuir com a Cidade, como os Deputados Emerson Bacil e Alexandre Kury, conversou também com o desembargador José Laurindo de Souza Netto, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, o qual ressaltou o importante trabalho realizado na Vara de Família pelo Juiz Dr. Carlos Mattioli. Cordovan também esteve na Secretaria de Esportes do Paraná e solicitou a continuidade das parcerias e ao final de sua fala fez o convite à um representante da SANEPAR para vir fazer uso da Tribuna Popular, comentar sobre os problemas que vêm acontecendo com a água e juntos, poderem chegar ao melhor para a população. A fala do Segundo Secretário Vereador Godoy foi sobre a importância do trabalho feito às pessoas portadoras de necessidades especiais, portadoras de deficiências da síndrome do autismo e outras síndromes, ressaltando o avanço que já existiu desde a 6ª Regional de Saúde mas, salientou que há muito ainda o que fazer para a inclusão social e a melhoria de qualidade de vida tanto dos portadores quanto aos seus familiares, agradeceu aos colegas pelas votações favoráveis aos projetos focados neste sentido e pediu atenção para o assunto.

Na sequência da reunião foram pontuados os três Ofícios de autoria do Executivo, os quais tratavam sobre Projeto de Lei que tratava da autorização do Executivo Municipal a adquirir o domínio sobre área de terra rural, para fins de criação de unidade de conservação municipal.  Vale ressaltar que ainda pela manhã, em reunião semanal das Comissões que acontece todas as segundas-feiras, esteve presente Antonio Oscar Nhoatto, Secretário da Secretaria de Meio Ambiente, o qual explanou e tirou dúvidas dos Vereadores que estiveram presentes e suas Comissões, já que o Projeto de Lei seria votado no período da noite em caráter de urgência. A reunião contou com a presença da maioria dos Vereadores e de toda a Mesa Diretora, Cordovan, Alandra, Ratko e Godoy que puderam debater e tirar dúvidas.

Deram entrada no Expediente do Legislativo os Projetos de Lei de autoria de Ednilson de Godoy (PV) e Valdecir Ratko (DEM) que institui a língua de sinais (libras) e interpretação em vídeos institucionais do Executivo e Legislativo em União da Vitória e do Presidente da Mesa Cordovan Frederico de Melo Neto que dispõe sobre a nomeação do espaço entre a Rua Professora Amazília e Coronel João Gualberto.

Tiveram 12 indicações feitas pela Equipe de Vereadores, entre elas Centros Comunitários no Bairro Navegantes, área de lazer no bairro São Sebastião, obra para concretar a Rua Paulo Fernando no São Gabriel, Centro de Eventos semelhante ao que era a FRICESP em União da Vitória, para incluir no projeto de asfaltamento as Ruas Estela Amazonas no Bairro Nossa Senhora da Salete, Rua Godofredo Grolman, Salgado Filho e Rua Santos Dumont no Bairro São Bernardo, Rua Ivo Selbach, Modéstia de Souza Marcondes e Rua Ovídio Domingos de Mattos situadas no Conjunto Bento Munhoz e instalação de redutor de velocidade na Rua José M. Santos Carvalho no Bairro Sagrada Família no Distrito de São Cristóvão.

A Matéria da Ordem do Dia contou com a votação dos Projetos de Lei Ordinária de autoria do Executivo sobre domínio sobre área de terra rural; do Legislativo sobre a declaração de utilidade pública da Associação Laços de Amor Down de União da Vitória ALAD e em 1ª sobre a revogação de Leis Ordinárias em desuso no Município de União da Vitória. Os projetos foram discutidos e votados favoráveis com unanimidade.

Requerimentos
Foram votados 9 Requerimentos pela Casa e aprovados 8: Capela Mortuária no Bairro São Sebastião, Poço Artesiano no Rio do Meio, informações a respeito dos Conselhos Municipais em exercício no Município, Local apropriado em formato lúdico para educação no trânsito, base de dados dos direitos das pessoas com deficiência, melhorias no Campo do Estádio Municipal Álvaro Rondon em São Cristóvão, auxílio aos taxistas, motoristas de vans escolares, e artistas que estão sofrendo com a pandemia, Centro Comunitário no Bairro João Paulo II o qual foi entrado em discussão pelos vereadores e com a informação que o mesmo já existe, foi votado desfavorável por unanimidade; o último requerimento foi direcionado ao Promotor de Justiça a fim de averiguar as condutas da SANEPAR para realização de contrato de fornecimento com o Município e as dificuldades que ocorreram com falta de água, excesso de ar na tubulação e a qualidade da água.

A Moção de pesar foi devido ao falecimento de Alceu Lourenço de Paula, Chefe da 4ª Ciretran de União da Vitória, o qual atendia a todos com prestatividade e sempre foi uma pessoa querida no Município.

Ao final, em Sessão Extraordinária foram votados e aprovados por unanimidade os Projetos de Lei que vieram do Executivo em caráter de urgência.

O Presidente da Mesa Cordovan, finalizou a reunião agradecendo a presença de todos.