Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 12ª SESSÃO ORDINÁRIA – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, LIBRAS

12ª SESSÃO ORDINÁRIA – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, LIBRAS

Na noite de 26 de abril aconteceu a 12ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de União da Vitória com a presença de toda equipe de Vereadores.

Foi dado entrada no expediente o Projeto de Lei Ordinária n. 16/2021 de autoria do Poder Executivo o qual dispõe sobre a prorrogação do prazo da conclusão da obra da nova sede do Ministério Público Estadual. O Projeto foi aprovado para apreciação em regime de urgência, e seguirá posteriormente para votação.

Em segunda discussão foram votados e aprovados:
– Projeto de lei ordinária 9/2021 o qual declara de utilidade pública a Associação Laços de Amor Down de União da Vitória ALAD. – Projeto de lei Ordinária 15/2021 que dispõe sobre a revogação de leis ordinárias em desuso em União da Vitória.

– Em primeira discussão foi votado e aprovado o Projeto de lei Ordinária 5/2021, que institui a língua brasileira de sinais Libras, tradução e interpretação nos vídeos institucionais do Executivo e Legislativo em União da Vitória.

– A Sessão foi marcada especialmente pela lembrança da comemoração ao dia 24 de abril, data que comemorou-se a lembrança da Lei n.o 10.436 de 24 de abril de 2002 que diz: “Art1.o É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e outros recursos de expressão a ela associados…” Esta Lei que reconhece a LIBRAS como primeira língua da comunidade de surdos, que tem grande importância na conquista de direitos dos surdos dentro do contexto social, profissional e educacional.

– Entre as indicações e requerimentos, diversos pedidos para inclusão no Projeto de Asfalto. Entre eles, chamaram atenção a revitalização da Feirinha da Estação, de autoria da Vice-Presidente Alandra Roveda (PL), espaço este que necessita de melhor cuidado e pode ser melhor explorado; e do Vereador José Pedro Walck (PSDB), que requereu ao Executivo a atual situação da Locomotiva 310.

– Fizeram uso da palavra no Grande Expediente os Vereadores Emerson Lourenço Litwinski (PTC) que falou sobre o Funprevi, Ednilson de Godoy (PV) que explanou sobre a importância da linguagem em libras e exibiu um vídeo sobre o tema que teve a participação de Tatiane Aparecida Rocha, profissional que faz a tradução em Libras nos vídeos da Câmara de União da Vitória.  Valdecir José Ratko (DEM) também fez uso da palavra no Grande Expediente e ressaltou que a importância do Vereador é cobrar, mas também batalhar pelo povo. Pequenas necessidades se vistas de forma macro, mas que mudam a realidade daqueles que mais necessitam, por exemplo, pedidos para portadores de necessidades especiais e idosos, grupos estes que dependem de quem lute por eles e necessitam muito do apoio dos vereadores.

– No pequeno expediente diversos Vereadores usaram a palavra, entre eles Emerson e José Pedro sugeriram alterações no regimento da Câmara, Anderson Cardoso (PROS) ressaltou que a função do Vereador é fiscalizar e legislar, apresentando soluções. Alandra Roveda exemplificou seu trabalho desde a legislatura anterior com a conquista de mais de 1milhão e meio de reais ao Município, mini arenas para o Bairro São Sebastião, São Gabriel, Castra Móvel, lixeiras entre outros.

– Ao final da sessão o presidente da Casa, Cordovan Frederico de Melo Neto agradeceu a presença dos representantes da ALAD; lembrou a importância do incentivo à leitura devido ao Dia Mundial do Livro comemorado em 22 de abril e à prática de atividades físicas, que ajuda na imunidade para combater o Covid-19; parabenizou aos deputados da região em especial Alexandre Cury para os esforços em relação a implantação do Instituto de Criminalística; e por fim lembrou o recebimento de 800 doses da vacina em União da Vitória destinadas aos idosos de 62 anos. Cordovan fechou a Sessão salientando que a principal função de cada Vereador não é trazer problemas, mas colaborar, trabalhar pelo povo apresentando soluções. Desde pequenos atos, como pavimentação asfáltica até grandes projetos.

Veja Também

CÂMARA DE VEREADORES REPROVA CONTAS DO EXECUTIVO DE 2019

As Indicações foram de autoria dos Vereadores: Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para inclusão de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *