Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 12ª SESSÃO ORDINÁRIA

12ª SESSÃO ORDINÁRIA

Na noite de 2 de maio aconteceu a 12ª Sessão Ordinária na Casa de Leis de União da Vitória.

As indicações propostas foram: do Vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para melhorias na Unidade de Saúde Josmar Babi; Celso Carlos Rocha (MDB) para regular a sinaleira no cruzamento das vias Dr. Cruz Machado e Prof. Amazília; Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) para dar mais acessibilidade nos semáforos com aviso sonoro; Sidnei Lorensini (PSD) para faixa elevada em via do Distrito de São Cristóvão, Valdecir José Ratko (União), Alandra Roveda (PL), Alex de Anastácio (PSD), Anderson Cardoso (PROS), André Cristiano Henik (SDD), Cordovan Frederico de Melo Neto (PP), Ednilson de Godoy (PV), Julio Adilson Pires Filho (PP) e Sidnei Lorensini (PSD) para instalação de parque infantil no Bairro Panorama; Alandra Roveda Grando (PL) solicitou a origem e informações sobre o estudo técnico do trevo da Av. Marechal com a Café Filho e Júlio Adilson Pires (PP) para pavimentação asfáltica em via do Bairro São Basílio Magno.

A Tribuna Popular foi utilizada pelo Professor Leanderson Voznei, graduado em História, pós graduado em Educação e mestre em História que fez discurso de homenagem à Leonel Brizola pela passagem do centenário que ocorreu em janeiro de 2022, porém em virtude da pandemia, as homenagens foram remarcadas para 1.o de maio. O Professor falou sobre a história de vida e trajetória política do gaúcho que foi Governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro.

O Grande Expediente foi utilizado pelo Vereador e segundo Secretário Ednilson de Godoy (PV) que teve seu discurso lembrando do acidente com 8 mortos e 13 feridos na BR 467 em Mal. Candido Rondon que transportava passageiros para tratamento médico até Cascavel. Godoy fez comparativo com o Município de União da Vitória, lembrando dos pacientes que necessitam se deslocar para fazer exames ou tratamentos em Curitiba, Guarapuava e Paranaguá por ausência do serviço em União da Vitória. Godoy falou que é necessário um olhar direto para o problema, que necessita de um levantamento para saber exatos números de pessoas que necessitam dos serviços para oferecer infraestrutura à população sem expor os mesmos em risco.

Foi aprovado o regime de Urgência do Projeto 20/2022 de autoria do Poder Executivo que autoriza o Poder Executivo Municipal a doar móvel ao Governo do Estado do PR.
Em segunda discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto 15/2022, que dispõe sobre a reforma de amortização do déficit técnico atuarial (custo suplementar para obtenção do equilíbrio financeiro e atuarial) que o Município tem junto ao RPPS de União da Vitória para o exercício financeiro de 2022.
Em primeira discussão foi aprovado o Projeto 11/2022 que dispõe sobre alteração da Lei Municipal 3628/2008, onde  valor anual da taxa de administração será de 0,40% aplicados sobre o somatório da remuneração de contribuição de todos os servidores vinculados ao RPPS apurado no exercício financeiro anterior.

Os Requerimentos ficaram por conta dos Vereadores: Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) para reparos na Escola Pública Municipal Professor Serapião, o Vereador Cordovan comentou a importância da preservação da Escola que é um marco zero no Município; André Cristiano Henik (SDD), Thays Bieberbach (PT), Celso Carlos Rocha (MDB), Ednilson de Godoy (PV), Emerson Lourenço Litwinski (PTC), Júlio Adilson Pires Filho (PP) e Valdecir José Ratko (UNIÃO) para que sejam desenvolvidas palestras e simulações sobre prevenção de riscos nos CEMEIS e Escolas Municipais. Thays comentou sobre a necessidade de instrução aos alunos para como agir diante de um incidente, Emerson parabenizou Thays pela iniciativa e André apoiou os colegas citando o incidente de fakenews disseminados na semana anterior via redes sociais sobre um possível ataque em escolas. André Cristiano henik (SDD) e Ednilson de Godoy (PV) solicitaram informações da atual situação da UPA quanto a sua gestão, visto que a empresa que assumiu seria por 90 dias e o prazo já expirou. André, Emerson e Thays comentaram o caso.  Alandra Roveda Grando (PL) solicitou esclarecimentos a respeito do Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo 14/2022 para a criação de uma secretaria especial de acessibilidade com quatro novos cargos, contendo as informações de cadastro atualizado da população a ser atendida assim como a saúde financeira do Município para absorver a devida secretaria e demais informações a respeito do PL; Alandra em discussão parabenizou o trabalho do colega Godoy em defesa da causa e reforçou a necessidade de políticas públicas em cima do assunto lembrando que seu requerimento faz parte do que é indispensável em relação a responsabilidade do Vereador em fiscalizar.

A Moção de Aplausos foi proposta pelo Vereador Alex de Anastácio (PSD) para a Sra. Julieta Moecke que comletará 100 anos no dia 7 de maio de 2022.
A Vice-Presidente Alandra Roveda (PL) propôs um voto de pesar pelo falecimento do Sr. Romoaldo Lazier. Alandra e Cordovan comentaram a importância e estima pelo Sr. Romoaldo e família. Moção também de pesar pelo falecimento do Sr. Pedro Alberto Cortellini irmão do Vereador Waldir Cortellini.

O Pequeno Expediente foi utilizado pelos Vereadores André Henik, Thays Bieberbach, Emerson Lourenço, Waldir Cortellini, Anderson Cardoso, Alex de Anastácio, Alandra Roveda e Ednilson de Godoy. Um dos assuntos bastante comentados foi em relação ao transporte público que terá aumento e o serviço prestado está muito a desejar.

O Presidente da Casa finalizou falando do Projeto que foi votado e aprovado em seguida por unanimidade, em Sessão Extraordinária. Cordovan falou sobre o PL, destinado à construção do espaço de mais de 3mil m2 para ampliação do CISVALI, resolvendo muitos dos problemas citados durante a Sessão Ordinária, como o caso de riscos no deslocamento de pacientes para exames ou tratamentos não disponíveis na Cidade. O investimento, segundo o Presidente será de aproximados R$12 milhões de reais que atenderão próximo a 200 mil pessoas, que serão beneficiadas e atendidas com a ampliação do CISVALI.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação da Câmara Municipal de União da Vitória

Veja Também

4ª SESSÃO ORDINÁRIA

O ex prefeito Hilton Santin Roveda enviou ofício à Câmara Municipal de União da Vitória …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *