Home / Notícias / 14ª SESSÃO ORDINÁRIA – HOMENAGEM ÀS MÃES

14ª SESSÃO ORDINÁRIA – HOMENAGEM ÀS MÃES

Na noite de 10 de maio de 2021 aconteceu a 14ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores.

A noite foi marcada especialmente pelas homenagens direcionadas às Mães pela passagem do seu dia. Por indicação do Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, Dr. Carlos Mattioli, a Tribuna Popular contou com o discurso da integrante da equipe da Vara da Infância e Juventude de União da Vitória, Emanueli Bueno da Rocha Baiak, mãe, acadêmica de direito e filosofia e professora de filosofia na Escola Adventista. Tendo como título ” O valor de se reinventar em ser mãe “, Emanueli citou a necessidade do respeito à sua individualidade e humanidade, sem julgar a mulher em suas escolhas, em querer ser mãe e em conciliar sua maternidade com demais atividades, tendo em vista principalmente o lado humano, em que a mãe aprende todos os dias, como lidar com seu filho, como cuidar e todos os desafios que enfrenta na missão materna. Ressaltou a reinvenção das mães no pré e pós parto, as adversidades como a pandemia, as dificuldades em “madrugar” para dar conta dos afazeres e deu ainda o recado para todas: “Não se cobrem tanto, você é a melhor Mãe que seu filho poderia ter”. Prontificou ainda os Projetos e trabalhos de auxílio disponibilizados pelo CEJUSC, lembrando à todas que Mãe não nasce sabendo, aprende, se reinventa todos os dias, mães, avós, tias, todas aquelas que cuidam de alguém com todo coração.
Em seguida, com respeito ao distanciamento social e todas as medidas de prevenção, a homenagem seguiu com a apresentação do Coral da Escola Adventista de União da Vitória que também teve sua interpretação em libras pelas crianças. O Coral é regido pelo Pastor David Chaxim Pereira e treinado em libras por Andressa Chaxim. As homenagens emocionaram à todos e receberam aplausos merecidos quebrando o protocolo.

Entre as Indicações a Vice Alandra Roveda (PL) sugeriu Campanha Educativa para arrecadação de garrafas pets e copos plásticos para produção de enfeites de Natal premiando as Escolas que mais confeccionarem enfeites. O segundo secretário, Vereador Ednilson de Godoy (PV) sugeriu revitalização da área de lazer no Bairro Monte Castelo e Vereador José Pedro Walck (PSD) apontou a necessidade de faixa elevada na Av. Marechal Deodoro da Fonseca no Bairro São Basílio Magno.

Em votação única foi aprovado o Projeto do Executivo de Lei Ordinária 17/2021 o qual dispõe sobre a concessão de auxílio emergencial aos trabalhadores e trabalhadoras da Cultura em virtude aos impactos sociais e econômicos da pandemia de Covid-19.

Na votação única para o Projeto do Executivo de Lei Ordinária 18/2021, o qual dispõe sobre a concessão de auxílio emergencial aos permissionários do serviço de transporte escolar, público e privado, taxistas, em virtude dos impactos sociais e econômicos da pandemia de Covid-19, foi questionado pelo Vereador Emerson Lourenço Litwinski (PTC) em relação ao permissionário de serviço público. A Sessão necessitou ser interrompida por cinco minutos e definida pelo Presidente da Mesa Cordovan, que o Projeto foi retirado devido à discussão sobre a redação do Projeto. A equipe de Vereadores de forma responsável e coerente chegou ao consenso da necessidade de aprovação do Projeto e concordam com o auxílio, somente farão o ajuste na redação para beneficiar todos os proprietários de vans e taxistas, o que será votado na próxima Sessão na semana seguinte.

Entre os Requerimentos, o Vereador José Pedro Walck (PSDB) solicitou à Secretaria de Planejamento o envio de nomeação de todas as ruas que estão no planejamento Municipal de União da Vitória para receber pavimentação asfáltica. A Vice-Presidente Vereadora Alandra Roveda solicitou a implementação de revitalização do terminal urbano, com guichês para compras de passagens sem a necessidade de deslocamento até o Bairro São Cristóvão, banheiros adequados, segurança, conforto, praça de alimentação, espaço reservado para amamentação. O Vereador Walldir Luiz Cortellini (PSDB) solicitou iluminação pública no loteamento Vila Rica no Bairro São Sebastião.

– Toda Equipe de Vereadores apresentou Voto de Profundo Pesar pelos falecimentos de Sr. Acir Rodrigues dos Santos conhecido no meio esportivo da região, Pastor Rodrigo Colissi Rheinheimer da Igreja Adventista e a Professora da Escola, Caroline da Silveira Colissi Rheinheimer, todos vítimas do Covid-19 na última semana.

Fizeram uso da Palavra Livre os Vereadores Emerson Lourenço Litwinski (PTC), Thays Bieberbach (PT), Ednilson de Godoy (PV) e Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS). Godoy salientou a necessidade de atenção para Contratos longos como o da Sanepar e Alandra comentou a viagem à Curitiba feita com Cordovan. Alandra informou no momento a conquista através do Deputado Federal Valdir Rossoni de verba destinada à Rede Feminina de Combate ao Câncer apontando a próxima Instituição para auxiliar neste formato APAE; salientou suas conquistas como Vereadora e lembrou da necessidade de operação urgente do Castramóvel, cobrança esta que vem sendo tema de assunto com Executivo há muitos meses.
Todos os Vereadores agradeceram, elogiaram e parabenizaram Emanueli e a Equipe da Escola Adventista.

O Presidente da Mesa Cordovan Frederico de Melo Neto encerrou a Sessão reforçando as homenagens, salientou a necessidade de cuidados para com o Covid-19 tendo em vista o número de infectados o maior desde o início da Pandemia somando em mais de 312 o número de infectados em União da Vitória e Porto União e parabenizou os atletas e comissão de futsal que foram campeões da série bronze no Campeonato Paranaense.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial da Câmara de Vereadores de União da Vitória.