Home / Notícias / 17.a SESSÃO ORDINÁRIA e 4.a SESSÃO EXTRAORDINÁRIA APROVADO PROJETO SOBRE CAUSA ANIMAL

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD) para que efetue serviços de limpeza em via do Bairro Rio da Areia; Waldir Luiz Cortellini (PSB) para atendimento dentário na Unidade Básica de Saúde no Rio Vermelho para ajuste no trajeto da linha de ônibus nas proximidades do Papuã; Júlio Adilson Pires Filho (PP) para faixa elevada em via no centro do Município; Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para inclusão no programa de asfalto em via do Bairro Rio D´Areia e Nossa Senhora do Rocio.

A Tribuna Popular foi utilizada pela Sra. Marlene Goullart, Protetora dos Animais e Professora, que representou os voluntários da causa animal. Marlene discursou sobre o Projeto 4/2022 do Executivo, referente ao código de defesa dos animais no Município de União da Vitória. Comentou que anualmente nos últimos 10 anos, vêm acontecendo muitas melhorias, com o convencimento de autoridades para atenção a causa animal. A protetora agradeceu a Vereadora Alandra Roveda por toda sua dedicação na causa, a vinda do Castramóvel através de seu intermédio e a administração atual pela instalação do mesmo. Marlene realçou os pontos fortes deste momento de forma positiva, lembrando que hoje temos um setor de defesa animal com automóvel, clinica conveniada, programa de castração e atendimento de animais em situação de rua e de pessoas de baixa renda; o que significa uma grande evolução. Por fim, ressaltou o pedido de aprovação do Projeto de autoria do Executivo

O Grande Expediente foi utilizado pela Vice, Vereadora Alandra Roveda que discursou sobre a causa animal. Falou de toda sua dedicação pela Causa, com seu intermédio para a vinda do Castramóvel, a unidade móvel para castração de cães e gatos, que foi entregue 14 de julho de 2021, a conquista da licitação de 3 mil castrações de cães e gatos e ainda, a licitação da reforma dos canis remanescentes do antigo Koala. A Vereadora agradeceu todos os envolvidos, Ministério Público e Deputado Alexandre Curi e, pediu aos colegas vereadores a aprovação do Projeto 4/2022 de autoria do Executivo, que cria políticas públicas aos animais.

Em segunda discussão foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária 50/2021 que cria em âmbito municipal a Câmara Mirim e 30/2022 que altera a Lei Municipal N.o 4997/2021 que cria a ouvidoria geral do Município e dá outras providências.
Em primeira discussão foi aprovado o Projeto 14/2022 que institui a Campanha “Abril Verde” em União da Vitória e dá outras providências.

Os Requerimentos ao Executivo foram dos Vereadores: André Cristiano Henik (SDD) para que o executivo oficie a SANEPAR, para que encaminhem o relatório dos últimos 12 meses de exames realizados na água; Alex de Anastácio (PSD) para que efetuem serviços de melhorias na Ponte Rua Estefano Berejuck no Bairro Limeira; Celso Carlos Rocha (MDB), Emerson Lourenço Litwinski (PTC), Sidnei Lorensini (PSD), Thays Bieberbach (PT) e Waldir Luis Cortellini (PSB) para alteração da emissão de certidão do valor venal com o redutor de 60%.

A Moção de Aplausous foi proposta pelo vereador Valdecir José Ratko (UNIÃO) ao Pastor Valci Manoel Benta Pastor Presidente na Assembleia de Deus e de Pesar, de todos os Vereadores, pelo falecimento da Professora Ana Maria Ogrodovski Albuquerque.

A Palavra Livre foi utilizada pelos Vereadores: Cortellini que salientou a necessidade de cuidado e responsabilidade das pessoas com os animais, que não devem abandoná-los nas ruas. Alex de Anastácio, Ednilson de Godoy, Julio Adilson Pires , Anderson Cardoso, Alandra Roveda e Thays Bieberbach  fizeram uso da palavra, e o assunto mais falado foi a defesa pela causa animal.

O Presidente da Casa, Cordovan Melo Neto lembrando da Sessão Solene de outorga de título de Cidadão Benemérito ao General Luis Carlos Gomes Mattos, que acontecerá no próximo dia 13 de junho às 10 horas no plenário da Câmara Municipal.

Em seguida aconteceu a Sessão Extraordinária, momento em que foram aprovados em votação única por unanimidade os Projetos:
– 4/2022 que institui políticas públicas de permanência de animais de grande porte no perímetro urbano, controle de populações animais, educação em bem-estar animal, tutela responsável, prevenção e controle de zoonoses no Município de União da Vitória e dá outras providências.
– 31/2022 que dispõe sobre a ratificação da segunda alteração d protocolo de intenções do consórcio intermunicipal de saúde do vale do Iguaçu – CISVALI e dá outras providências.
– 33/2022 que autoriza o Executivo Municipal a receber imóvel por doação.
Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação da Câmara de União da Vitória