Home / Notícias / 1ª SESSÃO ORDINÁRIA DO ANO DE 2022

1ª SESSÃO ORDINÁRIA DO ANO DE 2022

Na noite de segunda-feira 07 de fevereiro/2022, aconteceu a 1.a Sessão Ordinária na Casa do Povo de União da Vitória.

Entre as Indicações os Vereadores André Cristiano Henik (SDD), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) e Ednilson de Godoy (PV), para a realização do cadastro do Executivo junto a Secretaria de Justiça, família e trabalho e Governo do Estado junto a SANEPAR, para que o Município de União da Vitória seja contemplado com o Projeto Caixa D´Água Boa desenvolvido pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) através do Programa Nossa Gente Paraná, de forma a disponibilizar caixa d´água com kit de instalação para famílias em vulnerabilidade social que não a possuem. O Vereador André Cristiano Henik (SDD) para implantação com horário de atendimento até às 00horas na Unidade Básica de Saúde do São Cristóvão. Waldir Luiz Cortellini (PSB) para melhorias em via do Bairro Ponte Nova. Júlio Adilson Pires Filho (PP) para melhorias em via do bairro Rocio e José Pedro Walck (PSD) sobre o andamento da área industrial e informações sobre todas as cobranças de taxas relacionadas ao uso do Aeroporto Municipal. Alandra Roveda (PL), Anderson Cardoso (PROS), André Henik (SDD), Cordovan Melo Neto (PP), Ednilson Godoy (PV), José Pedro Walck (DEM) e Waldir Cortellini (PSB) para prestação de contas da SANEPAR sobre o valor recebido do Governo Estadual e relação de investimentos, citando todas as benfeitorias e serviços realizados com o devido valor no Município.

O Vereador Cordovan Frederico de Melo Neto fez uso do Grande Expediente na Primeira Sessão Ordinária da Casa de leis de União da Vitória de 2022. Cordovan agradeceu a oportunidade em Presidir a Casa por mais um ano manifestando seu respeito e dignidade para com todos colegas. Neto falou da sua paixão por política desde a época da escola e faculdade em que foi presidente do grêmio estudantil, tendo sua própria família como exemplo em usar a política como instrumento de melhora para a vida das pessoas; lembrou ainda que a relação entre eleitor e eleito não encerram-se nas urnas, com a população cada vez mais exigente tendo as redes sociais como transmissoras imediatas com informações muitas vezes verdadeiras, outras fake News, o que exige a concentração e solução de demandas cada vez mais rápido. Cordovan Neto reafirmou seu compromisso com a população desejando um 2022 de sucesso e união em prol da população.

O Requerimento da Primeira Sessão ficou por conta do Vereador Anderson Cardoso (PROS) para instalação de semáforo em via do Rocio e o Voto de Aplausos sugerido por José Pedro Walck (PSD) foi destinado para a paratleta Josiani Novak, natural de Porto União, primeira a atravessar a linha de chegada da 96.a edição da São Silvestre.

Fizeram uso do Pequeno Expediente os Vereadores Emerson Lourenço Litwinski (PTC), Waldir Luiz Cortellini (PSB), José Pedro Walck (PSD), Ednilson de Godoy (PV), Celso Carlos Rocha (MDB), Thays Bieberbach (PT), Anderson Cardoso (PROS), André Henik (SDD) e Valdecir José Ratko (DEM). Os assuntos mais debatidos foram: a cobrança dos Vereadores à SANEPAR pelo serviço prestado e investimentos para solução dos problemas junto à qualidade da água. Em relação à saúde, os Vereadores comentaram sobre a organização da UPA para receber pacientes positivados para o Covid-19 e os que aguardavam atendimento, com necessidade de mais profissionais visto que os contaminados cresceram de forma exorbitante; instalação de tendas, acomodação de pacientes e organização para a chamada dos mesmos, o que teve envolvimento dos Vereadores no mês de janeiro junto à Secretaria de Saúde. Também foi comentado sobre a expectativa da população para a votação do Projeto da Reforma do Fundo da Previdência dos Servidores Municipais, que ainda não foi dada a entrada pelo Executivo na Casa de Leis. Antes da Sessão foi feita uma manifestação pacífica onde os Vereadores tiveram a oportunidade em falar que estão com a Casa do Povo de portas abertas para ouvir e trabalhar pela população.

O Presidente da Casa, Cordovan Melo Neto, no fechamento da Sessão lembrou do Festival de Verão, com sucesso de outros anos, porém este ano serão feitas algumas modificações pela Secretaria. Neto também lembrou da necessidade do envio do Plano Diretor com antecedência para a avaliação e de soluções por parte da SANEPAR; reafirmou que a Casa do Povo está de portas abertas para receber todos os representantes no que diz respeito à entrada do Projeto para a reforma da Previdência dos Servidores Municipais e lembrou do passeio ecológico ocorrido no final de semana chamando a atenção da Prefeitura na manutenção dos espaços para mantê-los sempre limpos e agradáveis.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação da Câmara Municipal de União da Vitória