Home / Notícias / 25ª SESSÃO ORDINÁRIA – TRIBUNA: AGOSTO LARANJA E ESCOLHA DA RAINHA DA 14.a FESTA DO STEINHAEGER e DO XIXO

As Indicações foram: Vereador Alex de Anastácio (PSD) para instalação de academia ao ar livre no Bairro Cristo Rei, e para manutenção da Rua Hilda Pohl Sass; Ednilson de Godoy (PV) para melhorias no telhado e cobertura do Terminal Anibal Khury e para construção de duas salas de aula na Escola Municipal Duque de Caxias, Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para construção de calçadas padrões no Bairro Nossa Senhora do Rocio, Júlio Adilson Pires Filho (PP) para a viabilização de uma Mini Arena no Bairro São Basílio Magno e Alandra Roveda (PL), reestruturação e limpeza no Morro do Cristo.

Fábio Rulf, Presidente da ACIPU, utilizou a Tribuna Popular e falou sobre a escolha da Rainha da 14ª Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo no evento que acontecerá no dia 27 de agosto às 19h30 no Clube Aliança, onde na sequência acontecerá o Baile do Chopp. Algumas candidatas estiveram presentes e apresentaram-se convidando toda população para prestigiar o baile.

O Vereador Ednilson de Godoy (PV) utilizou o Grande Expediente e falou sobre a semana nacional da pessoa com deficiência, intelectual e múltipla de 2022. Essa Campanha é desenvolvida desde 1963 pela Federação Nacional das APAES no período de 21 à 28 de agosto. Este ano a Campanha tem como tema “Superar barreiras para garantir a inclusão”, pois, infelizmente as pessoas com deficiência ainda sofrem para a inclusão e discriminação. Godoy falou sobre o Agosto laranja onde são promovidas ações preventivas como um meio eficaz de combate à deficiência. Godoy convidou a população para a Caminhada do Agosto Laranja, dia 19 de agosto, sexta-feira. A caminhada terá a participação de todas as Instituições que trabalham com pessoas com deficiência e a concentração será na Praça Coronel Amazonas, às 9h30.

Em 1ª discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº 21/2022 que denomina Don Walter Michael Ebejer a Rua nº4 no loteamento Jardim Paranaense e o Projeto nº 35/2022, também foi aprovado, com voto contrário do Vereador Emerson Lourenço Litwinski, e dispõe sobre a disciplina, implantação, funcionamento, administração e reforma de cemitérios e crematórios e dá outras providências.

O Vereador Alex de Anastácio (PSD) apresentou Requerimento para instalação de mais pontos de ônibus no Conjunto Guerino Massignan; Altair Lourenço de Souza (MDB) solicitou a troca das lixeiras que se encontram no Distrito de São Domingos; Waldir Luiz Cortellini (PSB), Alex de Anastácio (PSD) e Sidnei Lorensini (PSD) para realização de instrumento legal que seja necessário para que a faixa não edificada seja de no mínimo de 5 metros; Thays Bieberbach (PT) para envio da relação das Escolas Municipais que receberam o Plano Pedagógico de Combate ao Bullying em União da Vitória. Alandra Roveda Grando (PL) pediu para que seja enviado à Câmara Municipal todas as ações que vem sendo desenvolvidas, destinadas à Proteção da Mulher e Combate ao Feminicídio no que refere-se ao cumprimento das Leis aprovadas pelo legislativo municipal, à fim de esclarecimentos e proteção à mulher.

A Palavra Livre foi utilizada pelos Vereadores Ednilson de Godoy (PV), Waldir Cortellini (PSB), Alex de Anastácio (PSD) e Alandra Roveda (PL).

O Presidente da Casa, Cordovan Melo Neto (PP) finalizou a Sessão chamando a atenção sobre as condições do antigo prédio da prefeitura, tombado como patrimônio histórico, onde funcionam algumas repartições públicas atualmente. Cordovan lembrou que já solicitou cuidado com o local e manutenção necessária até a chegada de verba para uma reforma maior.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação – Câmara Municipal de União da Vitória