Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 27ª SESSÃO ORDINÁRIA – APROVADO GRATUIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO AOS IDOSOS INDEPENDENTE DE CARTEIRA ESPECÍFICA

27ª SESSÃO ORDINÁRIA – APROVADO GRATUIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO AOS IDOSOS INDEPENDENTE DE CARTEIRA ESPECÍFICA

No dia 23 de agosto de 2021 aconteceu a 27ª a Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de União da Vitória, com a presença do público e cuidados com relação ao distanciamento social e uso de máscaras, ocorreu de forma produtiva com aprovação de alguns Projetos que beneficiam a população.

Entre as Indicações, o Presidente da Casa, Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) propôs a construção de um muro em torno do Estádio Municipal Álvaro Rondon e também a reabertura de Eventos esportivos em especial os coletivos, com público junto aos cuidados para com o Covid-19 . Waldir Luiz Cortellini (PSB) indicou a abertura de forma efetiva da Rua Oscar Guimarães no Bairro Bom Jesus e Anderson Cardoso (PROS) junto ao Segundo Secretário Ednilson de Goodoy (PV), a melhoria de acesos ao Bairro Bela Vista e demandas da Escola Municipal Didio Augusto no Bairro Limeira, como calçadas e melhorias nos passeios externos. Anderson também indicou a inclusão no Programa de Asfalto em Via no Bairro Limeira e o Vereador Celso Carlos Rocha (MDB) a recuperação de estrada rural do Palmital do Meio. O Vereador Júlio Adilson Pires (PP) solicitou recapeamento em via no Bairro São Basílio Magno.

A Tribuna Popular contou com o discurso do Sr. Marcio Fernando Utzig, Presidente do Sindicato do Magistério, o qual falou sobre a Proposta de Emenda Constitucional 32, que altera posições sobre servidores, empregados públicos e organizações administrativas. O objetivo principal de sua fala foi em prol da conscientização da sociedade em geral junto aos  servidores sobre a gravidade da proposta e suas reais consequências, que segundo a fala do Sr. Marcio, afetarão aqueles que mais precisam do serviços públicos e poderão ser impactados pela reforma administrativa sobre os atuais servidores públicos. Márcio comentou ainda que isso poderá afetar toda sociedade incluindo atuais e futuros servidores, retirando a estabilidade ao servidor público impactando os atuais servidores em relação a estabilidade incluindo a vedação de direitos e garantias já existentes. Segundo o Presidente do Sindicato, a proposta não está sendo dialogada com a sociedade civil organizada e exemplificou a situação dos professores com vedações de direitos e garantias, alegando que a profissão é penosa, necessitando segundo ele, do direito de mais de 30 dias de férias, como 45 ou 60 dias.

O Vereador José Pedro Walck (PSD) fez uso do Grande Expediente onde o tema do seu breve discurso foi a lembrança e importância da colonização ucraniana, Data celebrada 24 de agosto com o Dia da  Independência da Ucrânia e Dia da Comunidade Ucraniana no Paraná, onde o Bairro São Basílio Magno tem a origem devido a comunidade e a Igreja Ucraniana.

Na Ordem do Dia em votação única foi aprovado por unanimidade da Equipe de Vereadores o Projeto de Lei N.o 45/2021 que institui o Programa de Recuperação Fiscal de União da Vitória – REFIS 2021.
Em segunda discussão também foram aprovados por unanimidade os Projetos de Lei 20/2021 o qual altera a lei municipal N. 3428/2006 de forma a garantir a gratuidade no transporte público coletivo por parte de Empresa Permissionária de tal serviço, aos idosos e aos portadores de necessidades  especiais, independentemente da utilização de cartão eletrônico e 42/2021 que acrescenta o artigo 189-A à Lei Municipal N.o 1847/1992 o qual menciona sobre a remuneração 20% superior ao trabalho noturno do servidor público municipal e dá outras providências.
Em Primeira Discussão também aprovado por unanimidade da Equipe o Projeto N.o 39/2021 de autoria do Legislativo, que cria o Programa de inclusão através da localização e identificação de pessoas com deficiência física, buscando resguardar e garantir o direito à inclusão a todos os  deficientes físicos, mesmo em lugares mais carentes.

Entre os Requerimentos, o Presidente da Casa, Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) solicitou a continuidade da Rua Luisa Maria Waldraff em São Cristóvão; o Vereador Waldir Luiz Cortellini (PSB) avaliação de passagem elevada na Av. Paula Freitas; Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) e Ednilson de Godoy (PV), melhorias na quadra de esportes no Bairro Bela Vista e Júlio Adilson Pires (PP) construção de poço artesiano na Comunidade do Rio dos Banhados. Todos os Requerimentos foram acolhidos por toda Equipe.

A Equipe de Vereadores propôs um Voto de Pesar pelo falecimento  do Senhor Miguel Valkiu ocorrido no último dia 20 de agosto, acolhida pela Mesa Diretora.

Fizeram uso da Palavra Livre os Vereadores Valdecir José Ratko (DEM) que lembrou que os serviços como pinturas nos asfaltos municipais não devem ser feitos em horários impróprios como a madrugada e lembrou que será realizada a troca de piso na Associação da Terceira Idade e mencionou sua presença na Conferência de Assistência Social, que teve objetivo de avaliar e propor diretrizes e elegendo as prioridades para os próximos anos. Anderson, sobre comentou da necessidade de solução na Av. Marechal Deodoro da Fonseca no Bairro Rocio, como palco de vários acidentes. José Pedro Walck (PSD) mencionou a falta de respeito às lombadas e necessidade de conscientização da UVTRAN parece que sejam tomadas providências antes de um com caso fatal. Alandra Roveda Grando (PL) falou sobre as Ações do Ônibus Lilás, onde comentou que lutou desde início com o Governo do Estado e o Deputado Ney Leprevost para a vinda do Ônibus Lilás à União da Vitória lembrando as 13 Ações do ônibus mencionando todos os Bairros visitados. André Henik (SDD) comentou sobre a importância de suas proposições e Thays Bieberbach (PT) falou sobre sua defesa em face aos servidores públicos. Emerson Lourenço (PTC) lembrou sobre problema na Ponte Rio da Prata onde entrou em contato com o Secretário de Obras do Município Toco e no mesmo dia foi atendido com a solução que beneficiou a população local. Godoy falou sobre suas solicitações em demarcações vagas demarcadas à pessoas com deficiência e enfatizou ser contrário à reforma administrativa, motivo do discurso de Márcio. O Vereador Pires trouxe a notícia que forma contemplados com um Meu Campinho, Parquinho e Academia ao Ar Livre para o Bairro São Braz e agradeceu ao Deputado Emerson Bacil que atendeu seu pedido junto ao Vereador André Cristiano Henik.

Cordovan agradeceu a bela explanação do Presidente do Sindicato do Magistério Marco sobre a Reforma PEC32 e a presença no plenário da Presidente da APP Sindicato Salete Tonon e Joel Oliveira Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos. Cordovan parabenizou a ação do Ônibus Lilás, a Secretaria Municipal e do Estado e as Vereadoras pelo engajamento no Projeto assim como a Associação Atlética Iguaçu que estreia com a ACAU que representará o Município na terceira divisão. Cordovan lembrou ainda que aconteceu o Campeonato da Rota das Colônias com a participação de mais de 300 atletas.

Veja Também

4ª SESSÃO ORDINÁRIA

O ex prefeito Hilton Santin Roveda enviou ofício à Câmara Municipal de União da Vitória …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *