Home / Vereadores / Almires Bughay Filho / 27º BPM comemora dia do patrono com entrega de medalhas honrosas

27º BPM comemora dia do patrono com entrega de medalhas honrosas

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (17), foi comemorado o dia do patrono da Polícia Militar do Parana, coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. O evento teve início às 10h, no quartel do 27º Batalhão de Polícia Militar (27ºBPM).

Quem representou a Câmara Municipal foram os vereadores Valdecir José Ratko e o presidente da Casa Almires Bughay Filho. Estavam presentes representantes do Corpo de Bombeiros, 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado, Polícia Militar de Santa Catarina, Batalhão de Patrulha Escolar, Emerson Luiz, da 2ª Vara Criminal da Comarca de União da Vitória e Ademir Ribeiro, promotor de justiça.

Na ocasião foram entregues medalhas de bronze, prata e ouro, aos militares que completaram 10, 20 e 30 anos, respectivamente, de serviço ativo. Destaque para a entrega da Medalhe de Sangue, concedida ao militar que sofreu ferimentos de natureza grave no exercício da função, que o impossibilitaram de suas atividades por mais de 30 dias, ou que resultaram em mutilação, amputação, deformidade ou enfermidade incurável.

Chamado em frente ao palanque de autoridades para ocupar posição de destaque e receber a honraria, pelas mãos do comandante do 27º BPM, major Renato dos Santos Taborda, o cabo Jaderson Luciano Hraber, que em agosto de 2015 entrou em confronto com uma quadrilha no interior de Mallet, fato que resultou na morte de dois marginais, como também a de seu companheiro, soldado Abrão Kanclarovicz. Hraber foi baleado na perna e mesmo ferido conseguiu reagir e posteriormente, encaminhar Abrão para atendimento médico.

Elogio individual ao sub-tenente José Ivan Nunes de Souza, 2º Sargento Darci Burzinski e 3º Sargento Amilton Lodi, que passaram para a Reserva.

Ao final, todos os presentes foram convidados para um coquetel.

Sarmento, patrono: O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, em 1912, na qual foi ferido no olho.
Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”. Foi para a reserva em 1926, sendo chamado na ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930.
Sarmento faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono de todas as polícias do Brasil.

Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial/Deiwerson Damasceno dos Santos

imprensa@cmuva.com.br