Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 29ª SESSÃO ORDINÁRIA – VEREADORES COMEMORAM PROGRAMA PREFEITURA NOS BAIRROS

29ª SESSÃO ORDINÁRIA – VEREADORES COMEMORAM PROGRAMA PREFEITURA NOS BAIRROS

No dia 13 de setembro/2021 aconteceu a Sessão Ordinária na Casa de Leis que no plenário, contou com a presença do público junto aos cuidados a não contaminação do Covid-19, recebeu a presença da Dra. Carin Hey Farah acompanhada do Dr. Luciano Linhares, para receber a homenagem feita ao Dr. Zani Farah falecido no início de setembro.

Entre as Indicações, os Vereadores propuseram: Alandra Roveda Grando (PL) solicitou à empresa permissionária de estacionamento rotativo o relatório de valores arrecadados e valores repassados ao Município em todo período que esta trabalha no Município, Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) e Ednilson de Godoy (PV) a oficialização do pedido da Federação  Paranaense de Taekwondo por meio do Grão Mestre Fernando Madureira, trazendo ao Município uma academia para a prática de esporte para aqueles que querem praticar e não tem possibilidade. Thays Bieberbach (PT) indicou a necessidade de um CMEI no Bairro São Joaquim, André Cristiano Henik (SDD) indicou a necessidade de um Parque Infantil na localidade no Bairro Jardim Roseira, Júlio Adilson Pires (PP) indicou a necessidade de melhorias em via do Bairro Rocio e readequação de faixas elevadas em via do Bairro Ouro Verde; Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) melhorias em via do bairro Jardim Muzzolon.

A Tribuna Popular foi utilizada pelo Senhor Alex Anastácio que falou sobra as ações do Detran PR. Alex iniciou seu discurso falando que assumiu a posição de Chefe no Município devido ao falecimento em virtude do Covid-19, do Sr. Alceu de Paula que dedicou a vida ao Ciretran, dirigindo-se com respeito e muita valorização ao trabalho realizado pelo Sr. Alceu.
Anastácio comentou que muitas pessoas preferem fazer seus serviços através da internet e o site Detran Inteligente, já que o Detran disponibiliza o serviço. Para ir até o local é necessário o agendamento através da internet, devido aos cuidados necessários com a pandemia, porém algumas pessoas não conseguem fazer o agendamento desta forma, o que é possível também realizar pelo telefone para o atendimento presencial. Anastácio lembrou ainda que o Detran disponibiliza os postos de atendimento para facilitar à população dos Municípios vizinhos, já que têm estes em sua responsabilidade. Uma luta que Sr. Alceu batalhou foi a conquista dos postos de atendimento aos municípios, quando muitos saiam das localidades e iam para retirar só um papel ou fazer um simples atendimento. Com o atendimento que a Ciretran faz hoje o serviço dentro dos Municípios pode ser realizado. Já estão instalados em Cruz Machado, General Carneiro e Paula Freitas, e em breve em Porto Vitória e Paulo Frontin, representando economia no deslocamento com segurança. A intenção é a ampliação do serviço. Anastácio lembrou duas datas importantes, o Maio Amarelo onde se faz normalmente a blitz educativa e devido a pandemia, este ano não foi realizado, e entre os dias 18 até 25 de setembro, realizada a semana alusiva do trânsito, o setembro amarelo com o objetivo de salvar vidas através de ações realizadas em todo país, conscientizando pedestres e motoristas de todas as categorias. Sendo assim, dia 25 será realizado no Detran um dia diferenciado, através de um mutirão de trânsito, junto aos cuidados com o Covid-19, a instrução através de esclarecimentos de dúvidas através de orientação em relação a algumas alterações sofridas, como a entrega de documento impresso, consulta de pontuação de CNH, normas sofridas em virtude de mudanças estaduais e federais, vencimentos e credencial de pessoas portadoras de deficiências. O Vereador Waldir Cortellini lembrou de pessoas que chegam sem o devido agendamento, ao que Anastácio respondeu que será colocado uma pessoa para atender especificamente a recepção, direcionando ao órgão competente, e deixou o telefone do Detran à disposição da população, 3524 12 00.

Fizeram uso do Grande Expediente o Vereador Ednilson de Godoy que fez um resumo em razão da participação da equipe brasileira nas paralimpíadas, com muitas conquistas e recordes com o maior número de medalhas já alcançadas totalizando 72 medalhas através da melhor participação da história, envolvendo a participação de atletas mulheres, jovens, classes baixas e deficiências mais severas, totalizando 259 atletas. Godoy finalizou lembrando o histórico dos atletas do Município e incentivou a cada vez mais dedicarem-se ao esporte. O Vereador finalizou lembrando de Projetos aprovados e promulgados através de suas proposições e iniciativa em seu nome e juntamente aos colegas.
Valdecir José Ratko (PSD) também fez uso do Grande Expediente e falou sobre a frequência  de pedidos para melhorias em Bairros, envolvendo limpezas necessidade de melhorias, e, seguindo a ideia de alguns Vereadores para fazer um mutirão através da Prefeitura de União da Vitória foi dado início no Bairro Cidade Jardim e na sequência todos os Bairros serão contemplados, levando toda estrutura necessária a fim de deixar a disposição dos moradores desde a limpeza, recolhimento de galho, limpeza de boca de lobos, diversas manutenções, deixando assim, a cidade vai ficar limpa e organizada com o o serviço em dia em toda a Cidade. Ratko lembrou que da responsabilidade do Vereador, que deve além de legislar e fiscalizar, ter iniciativa para conquistar a fim de ajudar a Cidade.

Em primeira discussão foi aprovado por unanimidade da Equipe o Projeto de Lei ordinária 46/2021 que altera o artigo. 3.o da Lei 4493/2015 e dá outras providências, onde advogados municipais, farão jus à percepção da verba arrecadada, a título de honorários advocatícios, nos termos do Estatuto da OAB, sendo excluídos quem perder o cargo por exoneração, demissão, falecimento ou posse de outro cargo e o advogado municipal ou membro do departamento jurídico, não perderá o direito ao rateio dos honorários advocatícios previstos na lei.

Entre os Requerimentos, os Vereadores propuseram: Thays Bieberbach (PT) a limpeza e reforma do Parquinho Infantil do Bairro Cristo Rei, Júlio Adilson Pires Filho (PP) a pavimentação asfáltica em via do Bairro João Paulo II; José Pedro Walck (PSD), reformas no Cemitério Municipal de União da Vitória, Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), iluminação pública na Rodovia da BR 476 no Bairro Nossa Sra. das Graças. Todos os Requerimentos foram acolhidos pela Equipe.

A Equipe de Vereadores propôs uma moção de Profundo Pesar pelo falecimento do Dr. Zani Dalton Farah lembrando sua trajetória e passagem na Câmara de Vereadores por dois mandatos e posições de iniciativa em diversas áreas da sociedade de União da Vitória.
A Vereadora Alandra Roveda (PL) prestigiou a Dra. Carin, viúva, lembrou a importância de Zani à sociedade e pediu um minuto de silêncio em sua memória.
Thays Bieberbach (PT) propôs um voto de aplausos ao Senhor Vagner Luis Carneiro de Campos, único representante de União da Vitória no Parlamento Jovem Brasileiro.

Fizeram uso da Palavra Livre os Vereadores André Henik, Ednilson de Godoy, Anderson Cardoso, José Pedro e Alandra Roveda. O assunto mais mencionado pelos Vereadores foi a comemoração pela iniciativa do Executivo pelo Programa Prefeitura nos Bairros.

O Presidente da Casa finalizou a Sessão parabenizando o Prefeito Bachir e o Secretário da Educação Ricardo Brugnago, pelos recursos vindos pelo Projeto Reforma Rápida através da Secretaria da Educação. Cordovan comentou ainda sobre a importância do Projeto Prefeitura nos Bairros e parabenizou os educadores pelo Dia do Educador, comemorado dia 8 de setembro.

Veja Também

4ª SESSÃO ORDINÁRIA

O ex prefeito Hilton Santin Roveda enviou ofício à Câmara Municipal de União da Vitória …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *