Home / Notícias / 2ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE UNIÃO DA VITÓRIA

2ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE UNIÃO DA VITÓRIA

A 2ª Sessão Ordinária teve a Casa cheia, com a participação de 70% da capacidade.

As Indicações foram feitas pelos Vereadores: Sidnei Lorensini (PSD), para asfaltamento de via, Waldir Luiz Cortelini (PSB) solicitou um ponto de ônibus em via do Bairro São Domingos em estrada rural que dá acesso ao Pinhalão, Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) indicou a necessidade de pavimentação em via próxima ao Mallon e Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) para melhorias em via do Bairro São Joaquim.

Fez uso da tribuna Popular a advogada Dra. Amanda Tonial que falou sobre a alteração da lei relacionada ao FUNPREV que está sendo formulada pelo Executivo e virá ainda à Câmara de Vereadores para ser avaliada e votada. Dra. Amanda discursou representando os profissionais da saúde municipais e solicitou ajuda dos Vereadores em olharem pelos profissionais da área em relação à elaboração do Projeto do executivo de forma a protegê-los de eventuais danos em relação às suas aposentadorias e tempo de serviço para isto.

Waldir Luiz Cortellini (PSB) fez uso do Grande Expediente e falou sobre a necessidade em ouvir todos os lados envolvidos e afetados para a decisão na reforma da previdência dos servidores municipais e comentou sobre a agricultura familiar que vem sofrendo com a estiagem, setor que necessita de socorro há mais de 3 anos, o que acaba atingindo todos os agricultores e famílias com escassez de alimentos, onde o governo precisa auxiliar de alguma forma.

Valdecir José Ratko (DEM) também fez uso do Grande Expediente e sua fala teve como principal assunto a Reforma da Previdência dos servidores municipais, onde salientou a elaboração do Projeto através do Executivo, o qual ainda não foi dado entrada na Câmara de União da Vitória. Ratko parabenizou os servidores municipais que lutam por seus direitos e salientou que os Vereadores estão ocupados ouvindo todos os lados, representantes de todas as áreas para que desta forma tenham elementos suficientes para analisar e votar quando o Projeto chegar na Câmara com tempo suficiente para ser avaliado em todos os aspectos. Ratko também comentou sobre aspectos do urbanismo como a necessidade de limpeza dos cemitérios e local apropriado para a população aguardar o transporte público.

Foi aprovado em votação única o Projeto n.o 1/2022 que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial no orçamento geral do exercício financeiro de 2022 com recursos de nulação de dotações e foi aprovado em 1ª discussão o Projeto 69/2021 que dispõe sobre o Plano de Regularização Fundiária – Programa Moradia Legal em União da Vitória. José Pedro Walck (PSD) e Anderson Cardoso (PROS) parabenizaram o Executivo na regularização de loteamentos que estão irregulares beneficiando a população de baixa renda.

Entre os Requerimentos, os Vereadores propuseram: José Pedro Walck (PSD) para execução do projeto técnico, inclusão no planejamento e viabilização de recursos para pavimentação asfáltica em via rural que dá acesso a serra do Leão; Valdecir Ratko (DEM) solicitou a renovação da frota de ambulâncias do Município, visto que os mesmos encontram-se em condições inapropriadas. Emerson Lourenço Litwinski (PTC) e Thyas Bieberbach (PT) solicitaram prestação de contas relativa a terceirização da UPA envolvendo a contratação de médicos, enfermeiros, auxiliares, medicamentos, utensílios hospitalares e contratos assinados pelas partes. André Henick (SDD) pede a retomada do Projeto Prefeitura nos Bairros principalmente no Bairro São Bráz.

A Moção da noite proposta pelos Vereadores André Cristiano Henik (SDD), Valdecir José Ratko (DEM) e Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) foi de repúdio em razão ao ato de invasão na Igreja Nossa senhora do Rosário durante missa realizada na Cidade de Curitiba e aceita por unanimidade na Casa de Leis. O Poder Legislativo, através de moção de pesar, manifestou as condolências à família do Vereador Sidnei Lorensini pelo falecimento de sua mãe, Sra. Margarida Lorensini.

Fizeram uso do Pequeno Expediente os Vereadores Emerson Lourenço Litwisnki (PTC), Waldir Cortellini (PTC), Ednilson de Godoy (PV), Thays Bieberbach (PT), Alandra Roveda Grando (PL), Júlio Adilson Pires Filho (PP), Celso Carlos Rocha (MDB), José Pedro Walck (PSD), Valdecir José Ratko (DEM), Anderson Cardoso (PROS) e André Henik (SDD). Os assuntos mais comentados foram em relação a atenção minuciosa que os EDIS comprometeram-se na avaliação ao Projeto que virá do Executivo para a Reforma da Previdência dos servidores municipais, os quais muitos da área de saúde estiveram presentes e acompanharam a Sessão. Vale lembrar que pela manhã de segunda-feira 14/02, em reunião solicitada pelo Presidente da Casa Cordovan Frederico de Melo Neto (PP), a equipe ouviu, debateu e tirou dúvidas junto ao Executivo e Empresa ABCPREV sobre o Projeto que está sendo formulado pelo Executivo. Outro assunto muito explorado pelos EDIS diz respeito à cobrança por parte dos Vereadores ao Departamento de Obras da Prefeitura e UVETRAN onde muitos pedidos foram feitos desde manutenção de vias e parques que estão carentes de manutenção.

O Presidente da Casa, Cordovan Melo Neto, finalizou a Sessão ressaltando que sempre preza pelo bem coletivo e acredita que a política é instrumento para isso, comprometendo-se com responsabilidade, consideração e respeito aos servidores municipais na avaliação do Projeto da Reforma que virá do executivo, promovendo com antecedência oportunidades para reuniões ouvindo todos os lados envolvendo proporcionando todo o conhecimento necessário para a avaliação do Projeto que em breve virá do Executivo.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação – Câmara Municipal de União da Vitória