Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 33ª SESSÃO ORDINÁRIA – SOLENIDADE HOMENAGEIA PROFESSORES

33ª SESSÃO ORDINÁRIA – SOLENIDADE HOMENAGEIA PROFESSORES

Indicações, dos Vereadores: André Cristiano Henik (SDD), para utilização das sobras de fresagem de asfalto das obras de recuperação da BR 153 no trevo de acesso à Porto Vitória e juntamente aos colegas Alandra Roveda (PL), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) , Cordovan Frederico de Melo Neto (PP), Edilson de Godoy ( PV), Júlio Adilson Pires (PP), Valdecir José Ratko (DEM) e José Pedro Walck (PSD) solicitando a reconsideração da entrega de medicamentos pela Farmácia Municipal mesmo se o requerente seja oriundo da rede privada; Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) para atenção em relação ao trevo da PR-447 que dá acesso ao Loteamento Muzzolon; Vereador José Pedro Walck (PSD) para a complementação de asfalto em via do Bairro São Bernardo; Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) estudos para a reorganização do trânsito na Rua Senador Salgado Filho e Ednilson de Godoy (PV) para troca de Lâmpadas em Instituições de Ensino.

O Grande Expediente contou com o discurso do Presidente da Casa, Cordovan Frederico de Melo Neto (PP), que falou sobre o Campeonato de Futsal que idealizou e coordenou no mês de outubro direcionado às crianças em diversas categorias. Em virtude ao Dia das Crianças o Evento elaborado teve grande adesão da população no Evento. Cordovan agradeceu o engajamento e com otimismo manifestou o desejo para um start na área de eventos esportivos e sua normalização com segurança, lembrando que a retomada dos eventos coletivos de esporte do Município são importantes, trabalham a saúde física e mental. Cordovan agradeceu todos que participaram e acreditaram no Evento.

Foi aprovado por unanimidade o Regime de Urgência do Projeto de Lei de autoria do Executivo N.o 56/2021 que que institui o regime de previdência complementar  com limite máximo para concessão de aposentadorias e pensões pelo regime próprio de previdência social conforme Art. 40 da Constituição Federal e dá outras providências.
Em segunda discussão foram votados e aprovados por unanimidade os Projetos de Lei: 42/2021 que denomina de Reinoldo Hobi a Praça no entroncamento da Ru Marecha Deodoro com a Rua Orlando Carvalho no Bairro São Basílio Magno; 43/2021 que dispõe sobre a obrigatoriedade de todos os hospitais a comunicação imediata de recém nascidos com Síndrome de Down às Instituições especializadas que desenvolvem suporte específico para as pessoas com deficiência no Município; 55/2021 que faz alterações na Lei 4.493/2015,  passando a fazer jus à percepção da verba arrecadada, a títulos de honorários advocatícios, exclusivamente advogados municipais e de carreira, nos termos do Estatuto da OAB.

Requerimentos, dos Vereadores: Júlio Adilson Pires Filho (PP) para a criação de uma extensão do Hospital Erasto Gaertner em União da Vitória a exemplo do que aconteceu na Cidade de Irati. Na discussão, Alandra comentou a importância de todos os Deputados estarem envolvidos, assim como o Deputado Alexandre Curi vem trabalhando nisso o pedido do colega é pertinente, quanto mais pedidos e esforços somarem-se mais chances de sucesso no Projeto, assim como a Vereadora sempre esteve envolvida junto às ações da Rede feminina de Combate ao Câncer pela quantidade de pessoas que necessitam do serviço; o Vereador Emerson Lourenço Litwinski (PTC) apresentou requerimento solicitando levantamento incluindo todas notas pagas, contratos, comprovantes de licenças ambientais ao Secretário do Meio Ambiente; Alandra Roveda Grando (PL) para novas formas de contratação de profissionais de saúde para atendimento, em discussão Alandra comentou as poucas fichas para os pacientes, as filas de espera e a falta de médicos, pois acontece muitas vezes de o profissional utilizar o SUS do Município como trampolim devido à má remuneração, com a melhor remuneração de outros Municípios, solicitando assim melhores condições.

Entre as Moções, de toda Equipe de Vereadores, a de Pesar foi pelo falecimento do Sr. Ex-Vereador Affonso Reis, uma das figuras mais proeminentes da história do legislativo.
A Moção de aplausos foi de autoria do Presidente da Casa Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) para as professoras aposentadas em 2021, Sras Neusa Sommer de Souza, Silmara Polsin, Danielle Feijó, Eloiza Xavier, Lourdess Gruss e Clea Schelbauer. Ambas acolhidas pela Equipe.

Em seguida a leitura da Moção, o Presidente da Casa chamou as Professoras homenageadas que estiveram presentes e o Secretário de Educação, para receberem das mãos dos Vereadores o símbolo de gratificação e reconhecimento da Casa de Leis.
Em seguida, o presidente Cordovan chamou a Assessoria de Comunicação, Manoela de Paula, que utilizou a Tribuna para a Sessão Solene com a leitura do Decreto legislativo N.o 2/21 que dispõe sobre a Homenagem do Dia do Professor, reconhecendo assim a Professora com mais tempo e menos tempo de serviço no Município representando à todos os Professores no recebimento da referida homenagem. Manoela leu o Currículo da Professora que esteve presente Lucélia Aparecida Weber e Cordovan então a convidou para fazer uso da Tribuna Popular.

Lucélia falou sobre sua trajetória como Professora em seus 30 anos de carreira profissional, e a gratidão em ter escolhido a profissão que enfrenta tantos desafios, à exemplo das mudanças que tivemos com a pandemia e as vídeos aulas. A Professora comentou o quão é importante a proximidade com o aluno, visto a experiência de vê-lo atrás da câmera, longe do professor. Seus ideia sempre lhe mostraram que queria uma escola em que a criança entrasse e gostasse de ficar, e por isso acabou indo para a direção da Escola. Lucélia falou que a confiança com o aluno conquista-se aos poucos com parceria, conversa e educação que o professor precisa ter em primeiro lugar. Lucélia falou da importância da educação, onde tendo um sistema eficiente para a educação tudo o mais no País estará organizado.
Também fizeram uso da Tribuna o Secretário de Educação Ricardo José Brugnago e Marcio Utzig Presidente do Sindicato do Magistério.
O Secretário ressaltou que a vida do professor é levada para dentro de seus lares, e lembrou que já ouvia de seus pais que a única maneira de transformar a sociedade é através da educação. Falou da competente equipe docente e todos colaboradores que compõe as Escolas no Município, lembrando que a educação é necessário não seja só na palavra, mas, na prática e com jeito consegue-se criar espaços e ambientes. Ricardo parabenizou todos os presentes e professores e ressaltou a importância de discussões com variados pontos de vistas, pois, somos um único povo independentemente de partido político.
O Presidente do Sindicato Marcio, ressaltou a importância do Professor na formação do cidadão e a necessidade da valorização do profissional, mostrando a camiseta que vestia com a frase “Mãos de professor, tudo passa por aqui” e parabenizou a todos.
– A grande maioria dos Vereadores fez uso da Palavra Livre lembrando a importância do Professor na vida de cada um e citaram Professores importantes em suas vidas, lembraram da necessidade de infraestrutura para os mesmos, e mencionaram que a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo.

Cordovan encerrou a Sessão lembrando a Lei de 3106 de 2003 que homenageia a Professora com mais tempo de serviço e a com menos tempo de serviço, e com intuito de estender a homenagem a acreditou ser justo inserir na Lei a homenagem aos Professores que estão aposentando-se no referido ano e por este motivo protocolou junto à Secretaria de Educação a alteração homenageando a todos os que estão encerrando suas atividades em sala de aula. Cordovan prestou uma bela homenagem aos Professores pelo seu Dia e também aos Médicos, devido ao Dia 18 de Outubro, Dia do Médico.

 

Veja Também

O Presidente da Câmara Municipal de União da Vitória – PR, no uso de suas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *