Home / Notícias / 3ª SESSÃO ORDINÁRIA – ATENÇÃO E PREVENÇÃO AO MAL DE ALZHEIMER

3ª SESSÃO ORDINÁRIA – ATENÇÃO E PREVENÇÃO AO MAL DE ALZHEIMER

As Indicações protocoladas foram dos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD) para delimitação da Praça dos Navegantes e instalação de paraciclos na Praça Coronel Amazonas, Júlio Adilson Pires Filho (PP) para melhorias na iluminação pública na Ponte dos Arcos no Bairro Navegantes, Clodoaldo Cleverson Goetz (PV) solicitou pavimentação asfáltica em via do Bairro São Joaquim e Waldir Luiz Cortellini (PSB) para manutenção de via do Bairro Rio Vermelho. Alandra Roveda Grando (PL) solicitou informações a respeito do Contrato de concessão assinado em 2020 no que diz respeito a iluminação pública no Município; Celso Carlos Rocha (MDB) indicou necessidade de melhorias em via do Bairro São Cristóvão, e Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) pediu pavimentação asfáltica para a localidade da Colônia Estrada Passo do Iguaçu em União da Vitória.

Em virtude da passagem do Mês de Fevereiro, referido como Fevereiro Roxo que tem por objetivo falar sobre a doença do Mal de Alzheimer, a Tribuna Popular foi utilizada pelo Médico Geriatra Dr. Carlos Marcos Prado Tavares, que falou sobre a prevenção e atenção à doença.  Dr. Carlos Tavares salientou que não existe um exame específico para diagnosticar a doença, mas a avaliação médica do conjunto das ocorrências e sintomas que identificam e apontam a alteração da capacidade de memória, e exames descartam a existência de outras doenças como tomografias de imagem. Em relação a prevenção, diversas recomendações foram mencionadas como evitar o tabagismo e alcoolismo, o interesse por informações novas, alimentação saudável, prática de atividade física regular, a observação para o controle de hipertensão, diabetes e colesterol. O médico lembrou ainda que poucos medicamentos são disponíveis para o tratamento da doença, o que alivia um pouco seus sintomas, porém alguns encontram-se em fase de pesquisa para oferecer um impacto mais expressivo no tratamento da doença.

O Grande Expediente foi utilizado pelos Vereadores Cleverson Goetz e Alex de Anastácio, ambos discorreram a respeito de suas proposições, protocoladas na Casa de Leis de União da Vitória em 2023.  Alex falou a respeito do Projeto de Lei de sua autoria que ainda será votado em primeira a discussão, sobre o certificado em brile a ser disponibilizados à deficientes visuais. Cleverson discorreu sobre o Projeto de Lei de sua autoria, aprovado em segunda discussão, que ressalta a importância de cuidado à saúde mental em União da Vitória.

Foi aprovado por unanimidade em segunda discussão o Projeto de Lei 1/2023 que cria o Programa Municipal de Promoção do Direito ao Acesso a Saúde Mental entre jovens e adolescentes e o Projeto 2/2023 que denomina as Ruas João Babiz Marques e Idílio Saraiva, ambas no Bairro São Sebastião.

Os Requerimentos ficaram por conta dos Vereadores: Júlio Adilson Pires Filho (PP) que indicou a necessidade de melhorias na sinalização da Ponte dos Arcos, Thays Bieberbach (PT), para melhorias na iluminação na Escola Pedro Stelmachuk no Bairro Cristo Rei; Alandra Roveda Grando (PL) para medidas efetivas que garantam melhor segurança aos cidadãos de União da Vitória; Alex de Anastácio (PSD) para nova instalação do Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes e Valdecir José Ratko (UNIÃO) requereu o retorno do trabalho dos conserveiros, profissionais que trabalham nos Bairros e pontos críticos da cidade realizando a limpeza e manutenção local. Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) que solicitou informações a respeito das diretorias de todas as Associações do Município, através da ACAUV.

Duas Moções foram direcionadas, uma de Pesar pelo falecimento do Sr. Joaquim Moreira Branco e de louvor aos 47 anos completados pelo CTG Fronteira de Amizade de União da Vitória.

O Pequeno Expediente foi utilizado pelo Vereador Clodoaldo Goetz que elogiou a solicitação do colega Pires Filho na pote dos arcos e agradeceu aos colegas por aprovarem o Projeto de Lei de sua autoria.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial