Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 6ª SESSÃO ORDINÁRIA – CÂMARA DE VEREADORES DE UNIÃO DA VITÓRIA HOMENAGEIA ALAD NO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

6ª SESSÃO ORDINÁRIA – CÂMARA DE VEREADORES DE UNIÃO DA VITÓRIA HOMENAGEIA ALAD NO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

Na noite desta segunda-feira aconteceu a 6ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de União da Vitória. Entre os assuntos mais abordados na Sessão, no Grande e Pequeno Expediente, está também o posicionamento político de cada um dos EDIS em relação aos Deputados que receberam votos na região e que ela representam. É natural que em ano de eleição existam discussões e posicionamentos sobre isto e na Câmara de União da Vitória não é diferente, o que de certa forma é salutar. Independente de pensamentos, lados ou partidos políticos quem deve ganhar é a população, com representantes comprometidos que trazem recursos ao Município.

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores Waldir Luiz Cortellini (PSB) que propôs melhorias em ponto de ônibus em certa altura da Rua Horst Waldraff; Júlio Adilson Pires Filho (PP) para pavimentação asfáltica em via do Bairro Jardim Roseira e manutenção do pátio da Escola Guia Lopes; André Cristiano Henik (SDD) solicitou pavimentação asfáltica em Via do Bairro Nossa Sra. Da Salette e José Pedro Walck (PSD) a revitalização da pista de motovelocidade no Parque Linear.

O Grande Expediente foi bastante utilizado. O Vereador Edilson de Godoy (PV) foi o primeiro a fazer o uso da palavra e teve seu discurso explorando o assunto relacionado ao Dia Internacional e o Dia Nacional da Síndrome de Down comemorado dia 21 de março. A presença do cromossomo 21 na constituição genética determina características físicas específicas e atraso no desenvolvimento do indivíduo, a data tem o objetivo de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a Síndrome e garantir que as mesmas tenham liberdade e oportunidades assim como todos. Godoy lembrou em seu discurso que o Paraná é o Estado com menor índice de inclusão no Brasil e há muito ainda para fazer neste sentido. Waldir Luiz Cortellini (PSB) foi o segundo Vereador a fazer uso da palavra no Grande Expediente, falando sobre suas proposições que dizem respeito à melhorias na parte de urbanização e obras nas estradas e interior do Município; José Pedro Walck falou em seguida na Tribuna lembrando que no dia 31 de março ocorrerá a penúltima audiência do Plano Diretor, tão importante que através dele tem a possibilidade de viabilização e instalação de Empresas para trazer progresso para União da Vitória. Thays Bieberbach (PT) foi a última dos EDIS a usar a Tribuna na Sessão, falou sobre embates políticos que vem acontecendo através dos posicionamentos de cada um e lembrou que é ótimo quando os mesmos cobram os representantes da Região, que independentemente de onde vem o recurso, quem ganhará será a população.

– Em votação única foi aprovada por unanimidade a Emenda n.o 1 do Projeto de Lei Ordinária n.o 51/2021 que institui o serviço voluntário no âmbito da administração direta e indireta no Município de União da Vitória, disciplinando sua prestação nas condições que especifica, e dá outras providências.
– Em segunda discussão, seria votado o Projeto 5/2022 que dispõe sobre a imposição sanitária dos produtos de origem animal, instituindo taxas e outras providências; porém o Vereador André Cristiano Henik solicitou a palavra e pediu a votação à Vista do Projeto. Vista é a solicitação para examinar melhor o Projeto, adiando portanto sua votação, que foi votada e aprovada por unanimidade.
Em segunda discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 6/2022 que dispõe sobre o fundo de habitação de interesse social – FHIS e institui o Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social como órgão gestor do FHIS e 7/2022, que dispõe sobre alteração na Lei Municipal n.o 4733 de 2 de abril de 2018, que altera a nomenclatura do cargo de diretor dos serviços de saúde passando para diretor administrativo, financeiro e compras.
– Em primeira discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 10/2022 que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial no orçamento geral do exercício financeiro de 2022, com recursos de superávit financeiro; e o Projeto de Lei 51/2021 que institui o serviço voluntário no âmbito da administração direta e indireta do Município de União da Vitória disciplinando sua prestação nas condições que especifica e dá outras providências.

A Vice-Presidente, Vereadora Alandra Roveda Grando (PL) apresentou requerimento solicitando à Prefeitura Municipal, setor de comunicação que elabore uma Campanha de Comunicação destinada ao público da terceira idade a fim de instruí-los em relação à crimes praticados contra eles e Ratko salientou a importância da Campanha.
Em conjunto, todos os Vereadores apresentaram um Requerimento ao poder executivo, solicitando a resposta em 10 dias. Neste Requerimento constam as solicitações dos representantes das áreas da saúde, magistério e demais servidores públicos municipais na elaboração do Projeto de Lei que está em desenvolvimento pelo Executivo a fim de ser enviado para votação na Câmara Municipal. As alterações constadas no Requerimento são baseadas nas solicitações destes representantes e tem por objetivo causar o menor impacto possível na reforma da previdência municipal dos servidores.

Os Vereadores apresentaram a Moção de Pesar pelo falecimento do Professor João Mário Cieniuch e no momento da leitura o Presidente Cordovan Frederico de Melo Neto pediu a palavra e falou da importância do Professor, cumprimentando seu pai Benjamin Cieniuch e sobrinho Felipe Krawczyk. O Vereador Ednilson de Godoy (PV) propôs moção de aplausos para Associação Laços de Amor Down com recente filiação na FEPASD – Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down, representantes estiveram presentes para receber a homenagem.

Fizeram uso da Palavra Livre os Vereadores Emerson Lourenço Litwinski, Anderson Cardoso, Ednilson de Godoy, Alandra Roveda, José Pedro Walck e Júlio Adilson Pires Filho.

O Presidente da Casa, Cordovan Frederico de Melo Neto encerrou a Sessão lembrando a importância da Audiência Pública que foi realizada no último dia 18 na Câmara Municipal sobre a reforma da previdência, que ajudou na elaboração do requerimento apresentado à Prefeitura pelos Vereadores, e a Audiência Pública que acontecerá dia 31 de março para falar sobre o Plano Diretor. Cordovan parabenizou a Associação Laços de Amor Down que faz um grandioso trabalho e a Associação Atlética Iguaçu que desenvolve vários amistosos preparativos para o Campeonato Paranaense de Futsal.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação – Câmara Municipal de União da Vitória

Veja Também

4ª SESSÃO ORDINÁRIA

O ex prefeito Hilton Santin Roveda enviou ofício à Câmara Municipal de União da Vitória …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *