Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 8.ª SESSÃO ORDINÁRIA – UNIUV E ADAD MARCAM PRESENÇA

8.ª SESSÃO ORDINÁRIA – UNIUV E ADAD MARCAM PRESENÇA

Na noite de 29 de março de 2021 aconteceu a 8.ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de União da Vitória. A última Sessão do mês, assim como todas as Sessões de março, contaram com o canto do hino de União da Vitória em razão e homenagem à Cidade que completou no dia 27 de março 131 anos.

Os Vereadores e 1º Secretário Valdecir José Ratko (DEM) e 2º Secretário Ednilson de Godoy (PV) participaram da Sessão de forma remota, sendo assim, quem fez a leitura da Ordem do Dia foi o suplente e Vereador André Cristiano Henik (SDD).

A Sessão contou com a presença do Reitor Alysson Frantz, o qual fez uso da Tribuna e contou em detalhes sobre a reforma e restauração do Cine Teatro Luz.

Também esteve presente na Sessão a Sra. Maria Salete Venâncio, homenageada ajunto à ADAD, Associação de Ajuda para Dependentes de Álcool e outras Drogas através da Moção de Aplausos pelo Dia Mundial de Combate às Drogas e Alcoolismo.

Fizeram uso do Grande Expediente os Vereadores Emerson Lourenço Litwinski (PTC) e Celso Carlos Rocha (MDB). O Vereador Emerson comentou a respeito de projeto que pretende protocolar na Câmara Municipal e o Vereador Sr. Celso lembrou da história da Cidade na década de 60 e 70, a formação e desenvolvimento de alguns Bairros, época em que seu pai foi Vereador, famílias e Empresas que faziam parte da Cidade e suas  importâncias para o desenvolvimento e crescimento do Município.

Na Ordem do Dia foram votados em primeira discussão dois Projetos, sendo um deles de número 7/2021 que dispõe sobre a nomeação da Rua Dário Sérgio Cândido e 14/2021 que cria a obrigação para os estabelecimentos públicos municipais e privados inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial de conscientização do transtorno do espectro autista. Ambos foram aprovados por todas as Comissões.

Fizeram uso da Palavra Livre o Presidente da Mesa Cordovan Frederico de Melo Neto, a Vice-Presidente da Mesa Alandra Roveda, os Vereadores José Pedro Walck (PSDB), Waldir Luiz Cortellini ((PSDB), Thays Bieberbach (PT), Emerson Lourenço Litwinski (PTC), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS).

O assunto mais comentado e cobrado pelos Vereadores é à Sanepar, a fim de solucionar os problemas com a falta de água e inadequação ao consumo, oportunidade que o Presidente da Câmara, Cordovan Frederico de Melo Neto, fez o convite à um representante da Empresa vir fazer uso da Tribuna e prestar esclarecimentos à população.

Os Vereadores parabenizaram à UNIUV pelo trabalho exemplar de restauração do Cine Teatro Luz, o qual estará com as portas abertas no final do ano para Eventos. O público poderá também contemplar de forma pontual e nostálgica, a exibição de filmes através de sua tela de cinema, a qual foi cuidadosamente preservada e restaurada.

A Vice-Presidente da Mesa Alandra Roveda (PL) citou a necessidade urgente de equiparação de horários do comércio das cidades irmãs e horários estendidos, medida esta que irá de encontro com a necessidade do comércio funcionar garantindo seu sustento e não aglomero de clientes, o que parece uma medida óbvia em questão de bom senso para colaboração a não disseminação do vírus Covid-19.

O Presidente da Mesa Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) finalizou a Sessão convidando um representante da Sanepar  para fazer uso da Tribuna em próxima Sessão, parabenizando à UNIUV e também lembrando os 131 anos de União da Vitória, oportunidade esta, em que foram trocadas as bandeiras da Câmara de Vereadores, já que as comemorações, à exemplo de 2020, tiveram que ser novamente suspensas respeitando os protocolos de distanciamento social.

Veja Também

CÂMARA DE VEREADORES REPROVA CONTAS DO EXECUTIVO DE 2019

As Indicações foram de autoria dos Vereadores: Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para inclusão de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *