Home / Vereadores / Almires Bughay Filho / Aprovado em 2º turno o Projeto de Lei que institui Programa de Equoterapia em União da Vitória

Projeto de Lei Ordinária nº 5/2017, autoria dos vereadores Joarez Tica e Almires Bughay Filho foi aprovado por unanimidade

Na 17ª sessão ordinária da Casa realizada na segunda-feira (19), o profissional de educação física Raphael Hirsch Bohrer fez o uso da Tribuna para falar sobre o trabalho realizado pelo Centro de Equoterapia e Equitação Rancho 2N, localizado na BR-476, próximo ao Hospital Regional.

O Centro, que além de atividades com cavalos, oferece serviços de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, pedagogia e educação física para pessoas com necessidades especiais, foi escolhido pelos autores do Projeto de Lei Ordinária nº 5/2017, vereadores Joarez Tica e Almires Bughay Filho, para a implantação dessa proposição que institui o Programa de Equoterapia em União da Vitória e dá outras providências.

Bohrer, convidado pelos dois parlamentares para a explanação em plenário, também tem curso de capacitação em equoterapia e é o coordenador do Centro. Tica e Bughay, inclusive, estiveram no Rancho 2N na segunda metade do mês de maio para conhecer a estrutura do local e acompanhar o trabalho dos profissionais junto aos praticantes da equoterapia portadores de necessidades especiais.

Equoterapia: É uma atividade que exige a movimentação de corpo inteiro por parte do praticante e assim, ajuda no desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio, além de auxiliar no tratamento de depressão, stress, ansiedade e de transtornos comportamentais relacionados à aprendizagem. (Fonte: Rancho 2N).

O Projeto de Lei recebeu a segunda votação e teve a aprovação unânime entre os parlamentares.

Tica avalia que a aprovação por unanimidade desse Projeto é um passo muito importante para o bem-estar social dos munícipes e mostra que o Legislativo está atuante nos mais diversos segmentos de União da Vitória. Cita ainda, que existe um projeto do Executivo sobre equoterapia, mas que está inativo desde o fim da gestão municipal anterior. Ele explica que a ideia da proposição se deu pela falta de continuidade da atividade ao final de gestões municipais, por motivos como expiração de contratos, assinaturas de convênios, entre outros.

“Foi devido a falta de continuidade da equoterapia no Município que o Almires e eu tomamos essa iniciativa, pois diversas famílias que participavam desse Programa, procuraram a Câmara de Vereadores para relatar a atual situação e cobrar a continuidade das aulas” destaca.

Bughay, cita que no Projeto do Executivo, apenas alunos matriculados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) podiam realizar as atividades livres de mensalidade, devido ao convênio entre Prefeitura e Rancho 2N.

O parlamentar, presidente da Casa, diz que está satisfeito com essa aprovação e exemplifica que a equoterapia em União da Vitória terá continuidade independentemente da política e da gestão pública e será direcionada não apenas para um público específico, mas para a população em geral, para crianças e adultos.

ARTIGOS DO PROJETO

O Projeto de Lei estabelece que objetivo é proporcionar terapia educacional com cavalos, dentro de uma abordagem interdisciplinar, na área de Saúde, Educação e Esportes. O Programa Municipal de Equoterapia consiste no atendimento à saúde e educação às pessoas com necessidades específicas, sendo indicada também às pessoas com distúrbios evolutivos e/ou comportamentais.

O Programa fará parte do organograma da Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória, sendo ligado diretamente ao Secretário de Saúde, e em parceria com as Secretarias de Educação e de Assistência Social. O Secretário de Saúde, poderá firmar convênio com entidades, órgãos públicos, associações, instituições de ensino e similares, para o desenvolvimento de suas atividades técnicas de equoterapia e as despesas decorrentes da implantação do Programa Municipal ocorrerão por conta de dotações orçamentarias próprias da Secretaria de Saúde, suplementadas se necessário,entre outros.

Deiwerson Damasceno dos Santos/Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial