Home / Notícias / Audiência Pública Presta Contas do 2º Quadrimestre

Audiência Pública Presta Contas do 2º Quadrimestre

Legislativo Expõe Suas Contas e Mostra Saúde Financeira

Da Assessoria – Na manhã de ontem, 29, foi realizada no plenário da  na Câmara de Vereadores de União da Vitória, a Audiência Pública de Prestação de Contas do Município e da Saúde, referente ao segundo quadrimestre (maio, junho, julho e agosto) de 2015, e apresentação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2016.  Pela Câmara de Vereadores de União da Vitória, o chefe do setor contábil, Sergio João Dohopiati, fez a explanação dos gastos, e da aplicação do orçamento próprio do Legislativo. A economia no Poder Legislativo, deixa as contas da casa em situação privilegiada. De acordo com o contador, a austeridade nas contas públicas, proporciona até mesmo o repasse de recursos do orçamento para a prefeitura relaizar obras, mesmo em tempos de dificuldades financeiras.

Sofia Sydol, do setor de contabilidade da prefeitura, apresentou qual era a expectativa de gastos até o final do ano, e quais foram os investimentos realizados pelo município nos últimos quatro meses. Dentro da estimativa de gastos, o orçamento ficou abaixo do planejado. A contabilista alertou para que a prefeitura de União da Vitória continue se esforçando para conter gastos. Após concluir a apresentação, Sofia esclareceu dúvidas referentes aos gastos do município. O vice-prefeito, Jair Brugnago, esteve representando o prefeito Pedro Ivo Ilkiv, que está em Brasília trabalhando na viabilização de verbas para União da Vitória. Brugnago disse que é o momento pra mostrar as contas equilibradas, e onde o dinheiro arrecadado é investido, sem desperdícios.  .

Essa audiência é exigida por lei e tem a finalidade de que se tornem transparentes as contas dos poderes Executivo e Legislativo. Infelizmente a participação da população que deveria fiscalizar os gastos dos Poderes Executivo e Legislativo não apareceu. Os representantes da Câmara de Vereadores lamentaram a ausência popular em um assunto que deveria ser da maior importância para a sociedade.