Home / Notícias / AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE TRANSPORTE PÚBLICO E DIREITO A CIDADE

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE TRANSPORTE PÚBLICO E DIREITO A CIDADE

Na noite de terça, 3 de maio, aconteceu na Câmara Municipal a Audiência Pública sobre Transporte Público com direito a Cidade.
Presencialmente participaram os Vereadores, Presidente da Casa de Leis, Valdecir José Ratko, vice-presidente Anderson Cripa Luís Cardoso, Waldir Cortellini, Sidney Lorensini, Alex de Anastácio, Alandra Roveda, Emerson Lourenço Litwinski e Altair Lourenço de Souza.
O Presidente Valdecir José Ratko nomeou a Vereadora Thays Bieberbach como responsável pelo Evento, que encarregou-se de convidar e receber os senhores, e Dr. André Bortolini, Promotor de Justiça de União da Vitória; Márcio Pessati, da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa; Bruno de Brito, representante da TCI Transportes; Paulo Teixeira, que compareceu como Representante da Prefeitura de União da Vitória.
A Câmara esteve lotada durante a audiência, com muita participação do público, representantes de diversas regiões do Município, que tiveram a oportunidade de inscrever-se para falar à Tribuna e relatar seu questionamento, observação e queixa.
Diversos problemas foram relatados, desde a precariedade dos veículos como o não fornecimento do transporte em localidades e horários, a exemplo da saída de alunos de instituições de ensino no período da noite.
Os representantes do Ministério Público, Dr. André Bortolini, comentou que o problema vem de muito tempo, trata-se de um serviço público que envolve direitos fundamentais, e assim, demanda respeito aos usuários e necessita de urgência na solução dos problemas. Dr. André salientou que uma Audiência Pública tem a finalidade de avaliações e decisões. No caso específico algo necessita ser feito e algumas alternativas existem, de forma consensual, através de uma revisão contratual ou até mesmo intervenção através do ministério público, onde o magistrado citou a falta da presença do Executivo.
Estudantes da UNESPAR e Colégio Túlio de França participaram com cartazes manifestando desgosto com o serviço, preço das tarifas e falta do serviço em horários necessários para transporte e segurança do cidadão.
Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial da Câmara de União da Vitória