Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Sessão / Banco de Sangue será ampliado; doação de terreno para Cisvali é aprovada

Banco de Sangue será ampliado; doação de terreno para Cisvali é aprovada

Eis uma combinação que escapa ao erro: organização e planejamento. Foi por entender este conceito, que na noite dessa segunda-feira, 18, vários projetos importantes foram aprovados e em pouco tempo devem sair do papel.

Dois deles envolvem a área da saúde. O plenário da Câmara de Vereadores de União da Vitória acolheu, inicialmente, as justificativas feitas na Tribuna pelo chefe da 6ª. Regional de Saúde, Henrique Cesar Guzzoni, e e pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali), Claudinei de Paula Castilho.

Guzzoni endossou o que mais cedo, ainda na segunda pela manhã, já havia tratado com os parlamentares: a doação do terreno (do município para o Estado; são cerca de 250 metros quadrados) que fica atrás do Banco de Sangue para ampliação do prédio. Conforme o chefe da Regional, o espaço, que já consegue coletar 300 bolsas de sangue por mês, se ampliado, poderá dobrar o atendimento e garantir a cobertura plena das cidades que já dependem da unidade local.

“Foi uma luta grande. Há quase um ano estamos nessa tramitação, de prefeitura e governo de Estado para ampliar nosso hemocentro. Com a ampliação, vamos aumentar a nossa produção e isso é importante. Sangue é vida. Queremos deixar as nossas cidades com bastante acompanhando na hora correta. A ampliação nos deixa mais tranqüilo. Só para se ter idéia, Curitiba nos leva 50 bolsas por semana”, disse Guzzoni. “Temos 24 funcionários num local hoje pequeno. Com a ampliação, é bem possível aumentarmos isso tudo”.

Dentro do mesmo contexto, o presidente do Cisvali, o presidente do Consórcio, lembrou a importância da construção do prédio próprio da entidade. Ele mostrou números para justificar a necessidade da entidade ser mais autônoma, sair de um aluguel de R$ 14 mil e ampliar os atendimentos (veja alguns números nessa matéria).

“O Cisvali atende cerca de 170 mil pessoas nestes nove municípios que ele atende. Viemos pedir o apoio para a aprovação dos projetos. Agora, queremos realizar um sonho da nossa região, que há 25 anos nosso Consórcio busca, que é sua sede própria”, falou. “Será uma sede grande, com três mil metros quadrados. Um sonho para a nossa região mas especialmente por quem precisa da nossa região e poderá deixar de se deslocar para outros centros e que aqui, poderão ter outras especialidades na nossa região”.

Ambos os Projetos de Lei Ordinária número 38 e 39, de 2019, foram aprovados na sessão Extraordinária, em regime de Urgência, por unanimidade.

Na pauta

A sessão, conduzida quase integralmente pela vice-presidente, Alandra Roveda – Ricardo Sass saiu pouco após a abertura da sessão, para o cumprimento de outros compromissos – teve ainda o Fumprevi como pauta e a formação de um grupo para estudos das dívidas do popular ‘Fundão’. Ele será composto pelos vereadores, Almires Bughay Filho e Diego dos Santos.

O assunto, o Fumprevi, também foi pauta de um dos dois Requerimentos assinados pelo vereador, Emerson de Souza, e aprovado pela Casa. No texto, o parlamentar convida o prefeito Santin Roveda para falar sobre o assunto e sua dívida na Câmara.

Na tribuna, o vereador Jair Brugnago fez críticas à Uniuv, especialmente por conta das obras de restauração e reforma do Cine Luz. O parlamentar, que já falou do assunto em outras ocasiões, disse que a reitoria faz um trabalho lento neste sentido.

“Descobri mais um predicado do senhor Alysson Frantz (reitor), que ele é mentiroso! Ele mentiu dizendo que a Câmara tinha interesse no espaço onde estão os artesãos”, disparou. O espaço mencionado é uma sala, junto ao Cine Luz. Brugnago também antecipou a proposta de Moção de Aplausos que será apreciada na sessão da semana que vem. A homenagem é para o atleta Adriano Souza, bronze no Mundial de atletismo paralímpico realizado no fim de semana em Dubai.

Compartilhou ainda do espaço na tribuna, Jucimara Meira, do movimento União sem Dengue. Conforme ela, a cidade tem mais de 700 focos do mosquito que, compartilhados com Porto União, onde tem mais de 300 casos, tornam o assunto preocupante. O Movimento surgiu em 2016 e ao longo do caminho encontrou alguns parceiros, como as ONGs, SOS Mata Atlântica e o Movimento Global pelo Clima.

Dia 23, tem ação do movimento, ação que marca a semana nacional de combate à Dengue, realizada na ultima semana de novembro.

“Vamos promover a segunda edição do evento, na região dos Conjuntos, a partir das 14 horas. Será um mutirão de limpeza”, explicou.

Ainda, foi aprovado na sessão, os pareces das comissões sobre o projeto de autoria do presidente, Ricardo Sass, que declara a Associação União de Karatê como sendo de Utilidade Pública. Sass, ao longo das semanas, veio tratamento o tema com os atletas e pontuou no Legislativo a necessidade dessa inclusão legal.

Ônibus Lilás

Já está estacionado em União da Vitória e atendendo a comunidade feminina o Ônibus Lilás, um projeto do governo do Estado e que em União, teve sua vinda organizada pela vereadora Alandra Roveda. No ônibus, vários serviços e ações são oferecidos, de graça. Entre elas, iniciativas da área de beleza e orientações legais, com foco especial em temas fortes, como a violência doméstica e o feminicidio.

A primeira vinda neste ano foi em julho. Nessa etapa, a comunidade de Rio Vermelho e os bairros, Limeira, Cristo Rei e São Sebastião serão contemplados.

“Me sinto no deve de fortalecer as mulheres de União que as vezes estão em casa, pensando em como sair de uma determinada situação. Estamos aqui para ajudá-las e é muito bom saber com quem contar”, disse. “Todas as ações foram muito bem pensados, para atingir um grande número de trabalhadoras. Espero vocês todas!”.

Em União, o projeto conta com apoio do Cejusc e a da prefeitura.

Moção

De autoria do vereador Valdecir Ratko, foi aprovada pela Casa o Voto de Aplausos para Mário Jorge Meyer, pastor presidente da Igreja Assembleia de Deus que no dia 12, comemorou 75 anos de vida. “Grande líder religioso, busca a partir da evangelização, fazer a diferença em meio a nossa sociedade. Pessoa de índole e caráter inquestionáveis, um exemplo a ser seguido. Extremamente dedicado, à frente da igreja transmite a todos seu conhecimento e experiência de vida. Sempre pronto a ajudar àqueles que necessitarem, transmitindo através de suas palavras os ensinamentos de Deus”, diz o texto da Justificativa da proposição.

AGENDA DO ÔNIBUS LILÁS

Terça, 19

Pela manhã, no Rio Vermelho e de tarde, no bairro São Sebastião.

Quarta, 20

Pela manhã, no Limeira e de tarde, no Cristo Rei.

CISVALI

O Consórcio é constituído por nove cidades. Além de União da Vitória, sede da entidade, compõe o Cisvali os municípios de Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória e São Mateus do Sul. Sã 175.919 pessoas assistidas. A entidade conta com 16 funcionários e 46 médicos (que atendem 22 especialidades). Em 2018, foram mais de 41 mil consultas geradas pelo Consórcio; em 2019, o número já é maior, passando neste momento das 42 mil.

Fotos: CMUVA

Veja Também

Associação Autismo sem Barreira é declarada como Utilidade Pública

“Em 1975, nascia um autista para cada 50 mil crianças. Neste ano, os dados mostram …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *