Home / Notícias / Câmara acompanha Audiência Pública sobre Rezoneamento de Zonas Eleitorais

Câmara acompanha Audiência Pública sobre Rezoneamento de Zonas Eleitorais

Quem representou o Legislativo na reunião foram os vereadores Jair Brugnago e Fernando Vier

Audiência Pública no Tribunal do Júri do Fórum foi realizada ontem (27), às 19h. Na pauta, a discussão sobre as resoluções nº 23.422/2014 e nº 23.520/2017, que preveem a extinção ou rezoneamento das Zonas Eleitorais 33ª e 153ª.

Documento assinado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, deve extinguir mais de 80 zonas eleitorais no Paraná.

Conforme o critério adotado pela resolução, o município do interior de cada estado que tiver mais de uma zona eleitoral só poderá manter as duas unidades caso o quantitativo de eleitores da cidade seja maior que 70 mil por zona eleitoral.  Nesse caso, 33ª e 153ª zonas eleitorais seriam afetadas.

O Fórum da Comarca de União da Vitória manifestou-se contrário às resoluções. Jeane Carla Furlan, juíza de direito, explica que uma das justificativas para a discordância, é que vai haver um inchamento de algumas zonas, que terão mais eleitores e mais candidatos para serem alcançados pela atuação do mesmo juiz, promotor, entre outros pontos negativos.

O promotor de justiça Ademir Ribeiro de Souza, ainda disse que vários municípios do interior fariam parte de uma mesma zona, o que dificultaria o trabalho dos promotores e juízes na fiscalização e organização de eleições, por exemplo.

Além de juízes e promotores, a audiência pública teve a participação de advogados, vereadores, secretários e prefeitos da região. Jeane pediu o apoio dos presentes e que cada órgão elabore, se possível, um documento que aponte o posicionamento contrário às resoluções e entreguem ao Fórum até esta sexta-feira (30).

Deiwerson Damasceno dos Santos/Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial