Home / Vereadores / Alandra Roveda Grando / Câmara acompanha a palestra A Mulher na Política, realizada pela OAB Porto União

Vereadora Alandra Roveda representou o Legislativo Municipal em evento

A secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Catarina e membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cláudia da Silva Prudêncio, de Florianópolis (SC), proferiu a palestra A Mulher na Política, em evento realizado nesta quarta-feira (21), às 20h, no auditório da Uniuv. Organização da OAB Porto União, que é presidida por Danielle Masnik.

Representantes da Casa Bebel, Casa de Apoio Amor Fraterno, secretários do Executivo de União da Vitória e Porto União, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Porto União, bacharéis em direito e parlamentares, também das duas cidades, estavam presentes. Quem representou a Câmara Municipal foi a vereadora Alandra Roveda.

Cláudia, advogada, deu início à explanação com um breve relato do processo histórico do envolvimento da mulher na política, deu como exemplo a primeira mulher prefeita eleita no Brasil, Luíza Alzira Soriano, que tomou posse no cargo em 1º de janeiro de 1929, em Lajes, cidade do interior do Rio Grande do Norte.

A advogada citou experiências vividas por ela ao longo de seus anos no exercício da profissão, abordou temas como violência doméstica, interagiu com as mulheres sobre qual é o perfil da mulher na política, bem como fez apontamentos sobre a evolução do papel social da mulher desde Luiza até os dias atuais.

Danielle, presidente da OAB Porto União, disse que o principal objetivo da realização do evento, foi o de não apenas discutir a política partidária, mas trazer uma reflexão sobre os papéis que a mulher pode exercer na sociedade a partir de competências, seja no bairro, em conselhos municipais, órgãos públicos e privados.

“Queremos refletir sobre quais são as principais dificuldades que nós enfrentamos como mulheres em conquistar o nosso espaço no mercado de trabalho. Afirmamos que a mulher pode sim ter uma figura de liderança em qualquer segmento social, tanto quanto os homens”, avalia.

A vereadora Alandra Roveda parabenizou a realização e o conteúdo abordado, destacou que a mulher precisa ter posicionamentos, garantir que seus direitos sejam assegurados, e que atividades como a palestra realizada pela OAB, colabora para com esse entendimento.

O evento teve a participação de aproximadamente 50 mulheres, que interagiram com a palestrante por mais de uma hora.

Deiwerson Damasceno dos Santos/Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial

Cláudia, palestrante