Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Sessão / Câmara de União da Vitória retoma sessões

Câmara de União da Vitória retoma sessões

Com a Casa habitualmente frequentada pela comunidade, o Legislativo de União da Vitória reiniciou as atividades públicas na noite desta segunda, 3. Na pauta, requerimentos, projetos, Moção. Na tribuna, três vereadores pontuaram seus discursos e já na abertura da sessão, cederam espaço também ao 2° Tenente Marcelo Aleixo Cordeiro, comandante do Corpo de Bombeiros do município.

O militar, a convite da Casa, apresentou alguns números de trabalho e com base neles, justificou a necessidade da vinda de uma nova ambulância para a companhia. “A que temos é de 2005 e com a demanda, já sofre também o desgaste”, falou. A demanda citada, de fato, existe. Segundo o Tenente, apenas em 2018, a corporação atendeu mais de duas mil situações, ficando na 12ª. colocação de atuação no Estado, superando seu tamanho no Paraná (a corporação é uma das menores). No ano passado, foram igualmente mais de dois mil atendimentos.

“Não recolhemos na cidade nenhuma taxa de contribuição, o que poderia nos ajudar a comprar essa nova ambulância, por isso pedimos ajuda para tentar essa aquisição e assim, melhorar o atendimento da comunidade”, defendeu.

Ficou acordado que um Oficio será confeccionado e enviado às lideranças no Governo Estadual para tentar a compra do veiculo.

Fazendo uso da tribuna também, o vereador Emerson de Souza falou sobre a proposta de redução da remuneração do Legislativo e Executivo. O tema já vem sendo discutido amplamente na Câmara desde o ano passado. Em 2019, o presidente Ricardo Sass, por exemplo, trouxe o assunto para o debate e deixou claro que ele seria discutido. Em dezembro, Sass falou maciçamente sobre a redução com os parlamentares. Em breve, a proposta será apresentada em projeto, por iniciativa da Mesa Diretora, estabelecendo os novos valores para a próxima legislatura. O assunto é amplo, e discutido de maneira coletiva.

Valdecir Ratko, também na Tribuna, abordou diversos assuntos. Falou sobre a construção dos abrigos de passageiros e de pacientes nas unidades de saúde e endossou o pedido do comandante dos Bombeiros. Abordando ainda o pedido de uma nova ambulância, disse que o projeto é importante e que o veiculo precisa seguir as especificações corretas, para atender, de fato, as necessidades dos pacientes.

Criticas e elogios foram pontuadas pelo vereador, Jair Brugnago. Ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o parlamentar enviou os dois formatos. “Deixo registrado aqui meu agradecimento à recuperação de alguns acessos aos bairros da cidade, mas também critico a roçada que o DER tem feito na região do Bento Munhoz e São Sebastião. O serviço é relaxado e mal feito. Não tem como aceitar”. Brugnago falou ainda sobre as reuniões que vem sendo feitas para, finalmente, se resolver o problema de falta d’água em São Domingos. Ao formato do processo de licitação da prefeitura, outro assunto apontado por ele, fez criticas. Para ele, o ingresso de empresas pequenas e sem técnica para assumir um determinado serviço, faz com que obras fiquem paradas. “Temos obras paradas desde o tempo do Juco (prefeito Carlos Alberto Jung, gestão 2009-2012). Temos projetos que estão na sua 11ª. licitação! Sugiro que participemos mais, que a comunidade acompanhe o trabalho”. Sobre a BR 476, a qual foi chamada por Brugnago de Rodovia da Morte, mais queixas. “Se não radicalizarmos, a rodovia vai continuar matando”, disse o vereador, afirmando que o trecho que passa por União “não foi colocado na lista de prioridades”.

Passagem de graça e imóveis regularizados

Foi aprovado o envio de um Requerimento à prefeitura, de autoria do presidente do Legislativo, o vereador Ricardo Sass, para o estudo de um subsidio à passagem do transporte coletivos aos domingos e feriados. “Nesses momentos, existe uma redução de circulação de pessoas no transporte. A ideia é fomentar o comércio local, o turismo e o lazer, proporcionando maior circulação de pessoas na cidade. Ao mesmo tempo, existiria um aumento no consumo e por consequência, da arrecadação municipal”, defendeu o presidente da Casa. “Os ônibus que hoje circulam vazios nestes dias, poderiam rodar com muito mais usuários”.

O Requerimento do vereador Fernando Vier, também foi aprovado. O parlamentar pede um estudo de inclusão no Plano Diretor, da regularização dos imóveis que estão na rua Alceu Smaniotto, no bairro Rocio. “Essa rua faz divisão com Porto União e neste local, antigamente, passava a linha férrea. Com a remoção dos trilhos, ela se tornou rua. A solicitação já é antiga e se faz com urgência, pois os moradores estão tendo transtornos até mesmo para receber uma simples correspondência ou encomenda, já que não possuem seu CEP”, justificou.

Voto de Pesar

Aprovado por toda a Casa o envio de um Voto de Pesar aos familiares de Norberto José Celli, que faleceu no dia 9 de janeiros, aos 77 anos. Norberto estava doente. Natural da cidade de Irineópolis (SC), era engenheiro agrônomo e por conta da carreira e dos cargos que assumiu, morou em várias cidades até, finalmente, há cerca de 20 anos, assumir a casa comercial do sogro, a Casa das Sementes, no centro de União da Vitória. Norberto era casado e, portanto, deixou a esposa, Mary Dalva Holowka Celli, três filhos e três netos.  Bastante ‘família’, apreciava pescar e gostava realmente de estar com seus entes queridos, especialmente com a esposa, com quem compartilhou 45 anos de união e companheirismo.

Extraordinária

Teve ‘extra’ após a reunião ordinária. Em pauta, a votação dos pareceres das comissões sobre o Projeto de Lei Complementar, 1/2020, do Executivo, que trata de alterações no Código Tributário. Todos os pareceres foram aprovados.

 

LOMBADAS

Aproveitando a visita de Aleixo, o presidente da Casa, o vereador Ricardo Sass, questionou a instalação dos redutores de velocidade, pedido comum da comunidade aos parlamentares. Sass quis entender se, de fato, as lombadas reduzem a eficiência dos atendimentos dos Bombeiros. “Sim, elas realmente acabam reduzindo o tempo de resposta para atendimento”, confirmou o comandante dos Bombeiros em União. Como saída, Sass aponta para projetos de redutores eletrônicos.

Fotos: Assessoria CMUVA

Veja Também

Associação Autismo sem Barreira é declarada como Utilidade Pública

“Em 1975, nascia um autista para cada 50 mil crianças. Neste ano, os dados mostram …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *