Home / Notícias / Câmara de Vereadores vai homenagear atletas do Ferroviário Esporte Clube

Câmara de Vereadores vai homenagear atletas do Ferroviário Esporte Clube

Da Assessoria – Está previsto para a reunião ordinária da próxima segunda-feira, 16, a solenidade de homenagem aos atletas e a equipe do Ferroviário Esporte Clube pela passagem dos 50 anos da conquista da 1ª Taça Paraná de Futebol Amador. A Mesa Diretora do Poder Legislativo de União da Vitória, Estado do Paraná, Presidida pelo Vereador Ziliotto Daldin, atende a Moção de Aplausos, de  autoria do Vereador Carlos Humberto Topolski. O ano de 2015 marca o cinquentenário da maior conquista futebolística de um clube da região, a Taça Paraná, organizada até os dias atuais, pela Federação Paranaense de Futebol, façanha realizada pelo Ferroviário em 1964.

Ferroviário Esporte Clube

Fundado pelos trabalhadores da linha férrea, que chegaram á região nos primeiros anos do século XX, o clube foi um importante espaço de sociabilidade e de inserção dos funcionários da ferrovia na sociedade local.

Com partidas memoráveis em seu estádio próprio, o Enéas de Queiroz, na Vila Ferroviária, no coração da cidade, o Ferroviário era quase imbatível na presença de sua grande torcida, que lotava as arquibancadas em cada partida.

Com a decadência e posterior sucateamento da Rede Ferroviária o clube perdeu a ajuda da mesma e as contribuições dos associados cada vez mais foram rareando, restando somente um passado repleto de glórias, lembranças e saudades na memória dos que viveram o apogeu do clube e do transporte ferroviário local.

O Ferroviário Esporte Clube ainda resiste ao tempo graças a abnegados ex-funcionários da ferrovia, que insistem em não deixarem morrer a história futebolística, ferroviária e a sua própria história. O estádio Enéas de Queiroz não recebe mais jogos, assim como a velha locomotiva “Paulistinha 310” repousa na ainda imponente “Estação União”, como marcas de um tempo que só voltará nas lembranças de quem viveu o passado ou pelas mãos de historiadores.