Home / Notícias / CÂMARA HOMENAGEIA MEDALHA DE BRONZE BRASILEIRA CONQUISTADA POR ATLETA DE UNIÃO DA VITÓRIA

A 4ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de União da Vitória, teve a Casa cheia e em homenagem aos 132 anos que serão completados dia 27, durante todo o mês de março, será cantado o hino da Cidade.

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) que solicitou a inclusão no Programa de Asfaltamento do Município, via do Bairro Cidade Jardim e André Cristiano Henik (SDD), que indicou a necessidade de placas indicativas de localização na nova Farmácia Municipal Padre Silvano Surmacz em São Cristóvão.

Fez uso da Tribuna Popular, o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Sr. Joel de Oliveira, assunto FUMPREVI. Joel foi mais um dos representantes das Instituições ouvidos pela equipe de EDIS na Tribuna e em seu discurso comentou estar ciente das dificuldades que envolvem o assunto que os Vereadores votarão em breve, porém, solicitou à equipe para que avaliem o Projeto com muita cautela, devido aos servidores municipais da área de saúde e educação serem os mais atingidos. Joel defendeu a necessidade de nova avaliação com outra Empresa, para que exista um paralelo, sendo possível desta forma mais alternativas. O Presidente do Sindicato na oportunidade entregou ainda ao Presidente Cordovan Melo Neto um estudo minucioso sobre o histórico dos valores do Fundo, deixando uma cópia na Casa de Leis.

O Grande Expediente foi utilizado por José Pedro Walck (PSD) que parabenizou Joel pela coragem e teve seu discurso firmado na importância do Dia Internacional da Mulher, que deve ser homenageada, reconhecida e respeitada, citando o exemplo do Deputado Estadual de São Paulo que faltou com respeito às mulheres ucranianas, como se não bastasse o momento delicado pelo qual estão passando com a invasão da Rússia em seu país.  José Pedro parabenizou as colegas Vereadoras Alandra e Thays e todas as mulheres pelo seu dia.

Ednilson de Godoy (PV) também fez uso do Grande Expediente e entre os assuntos mencionados em seu discurso, a maior explanação foi em relação aos Projetos colocados em seu primeiro ano de mandato, que em sua grande maioria são em prol de pessoas com deficiência visando inclusão e proteção, defendendo, firmando a bandeira e buscado ouvir a população e suas demandas.

Valdecir José Ratko (DEM) foi o último a usar o Grande Expediente e entre os assuntos abordados por ele, enfatizou ao público presente no plenário, que compareceu em apoio ao Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Sr. Joel, e à população que a Câmara de Vereadores é um local transparente e aberta à todos os representantes e que em virtude disso, assim que o Projeto da reforma da Previdência tenha sido dado entrada pelo Executivo na Casa de Leis, o Presidente da Casa Cordovan Melo Neto convocará uma audiência pública, para que todos sejam ouvidos, executivo e todos os representantes, a fim de chegar a melhor resolução possível para o bem de todos os envolvidos.

O Requerimento proposto na noite de segunda-feira ficou por conta do segundo Secretário, Vereador Ednilson de Godoy (PV), o qual solicitou reforma no piso da quadra da Escola Municipal Duque de Caxias no Bairro São Gabriel, que funciona em dualidade com o Colégio Estadual Judith Simas Canellas.

Muitas Moções propostas e apoiadas por unanimidade da Equipe, são elas:
– Pesar pelo falecimento do Sr. Osmar Iliuk que trabalhava no Escritório Stasiak Contabilidade; – – Aplausos à Atleta Elisangela Ferreira de Oliveira Assumpção de União da Vitória, que aos 38 anos participou do Campeonato em Cochabamba na Bolívia, representando o Brasil nos 3 metros indoor em pista fechada e conquistou medalha de bronze ao Brasil;
– Moção de apoio à implantação do Curso de Direito na UNESPAR/ Campus de União da Vitória;
– Aplausos em virtude ao Dia Internacional da Mulher comemorado no dia 8 de Março e
– Repúdio ao Deputado Estadual Arthur do Val pelos comentários aferidos às mulheres ucranianas na última semana.

Fizeram uso da Palavra Livre os Vereadores Emerson Lourenço Litwinski, André Cristiano Henik (SDD), Waldir Luiz Cortellini (PSB), Ednilson de Godoy (PV), Alandra Roveda Grando (PL), José Pedro Walck (PSD), Anderson Cardoso (PROS).  Os Vereadores parabenizaram Sr. Joel pelo discurso e enfatizaram o apoio aos servidores públicos municipais, parabenizaram também o Sr. Marco Spak eleito na última sexta-feira 04 de março/2022, o novo Presidente da Associação das Associações em União da Vitória e manifestaram sua admiração e felicitações às Mulheres pelo seu dia comemorado em 8 de março.

O Presidente da Casa, Cordovan Melo Neto finalizou a Sessão repetindo que a Casa de Leis, é a Casa do Povo e por isso vem ouvindo os representantes das Instituições em todas as Sessões desde o início do ano para chegarem a melhor forma de avaliação ao Projeto que ainda virá do Executivo. Cordovan Neto também referenciou os homenageados da noite, as Mulheres pelo seu dia, a atleta Elisangela Ferreira de Oliveira Assumpção e Marco Spak novo Presidente da Associação das Associações e manifestou seu pesar pelo falecimento do educador físico João Cieniuck.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação da Câmara de União da Vitória