Home / Notícias / Câmara homenageia os profissionais da limpeza pública em referência ao Dia do Gari

Dia do Gari é celebrado no dia 16 de maio. Moção de aplausos é de autoria do vereador Valdecir José Ratko.

Na 12ª sessão ordinária desta segunda-feira (15), foi aprovada por unanimidade, a Moção de aplausos, autoria do vereador Josê Valdecir Ratko, aos profissionais da limpeza pública de União da Vitória, representados pelos funcionários da empresa Ecovale.

Os profissionais foram aplaudidos de pé pelos parlamentares e presentes no auditório.

Segundo Ratko. os garis  têm um papel fundamental para o bem-estar da população, pois são encarregados de recolher o lixo, limpar e varrer as ruas, parques e praças da cidade.

“São profissionais dedicados, que muitas vezes sofrem com as intempéries e ainda buscam realizar o seu trabalho da melhor maneira, deixando sempre a cidade limpa, diminuindo os riscos de enchentes e a proliferação de bichos e doenças”, exalta.

A data foi instituída por uma Lei em 31 de outubro de 1962.

Ainda no texto que consta na pauta, Ratko diz que todos são responsáveis pela educação para com o meio ambiente e pela limpeza do Município.

“Podemos fazer a nossa parte, jogando o lixo sempre no lixo, e não nas ruas ou em em qualquer outro lugar público. Além de estarmos contribuindo com o trabalho dos garis, nós também preservaremos os lugares que nós mesmos utilizamos”.

Scheila Antunes de Lima, sócia-proprietária da empresa Ecovale Tratamento de Resíduos Urbanos, também estava presente no plenário da Câmara Municipal.

Profissão Gari

A profissão de gari surgiu no tempo do Império, no Rio de Janeiro, quando um empresário chamado Pedro Aleixo Gary foi contratado para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade. Os empregados dele, responsáveis pela coleta e remoção do lixo, ficaram conhecidos como “garis”. Gary trabalhou pouco mais que uma década nessa atividade, mas seu legado está presente até os dias de hoje.

Deiwerson Damasceno dos Santos/Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial

imprensa@cmuva.com.br