Home / Sessão / Casa do Coronel Amazonas será restaurada
Casarão fica em São Cristóvão e marca a história de União da Vitória (Foto: Reprodução)

Casa do Coronel Amazonas será restaurada

Além do presidente da Casa, Ricardo Sass, os vereadores Jair Brugnago e Valdecir Ratko falaram sobre a restauração da popular e histórica casa da família Amazonas, em São Cristóvão. Conforme os parlamentares, a confirmação de que sim, a intervenção ocorrerá, veio durante a tarde desta segunda, 15, horas antes da sessão ordinária, em reunião na prefeitura. O projeto foi apresentado junto com a equipe do Planejamento.

“Realmente foi com contentamento que falamos sobre este assunto. Temos o projeto, os recursos alocados, e dentro em breve, acontece o processo de licitação para a execução da obra. Falamos com o vice-prefeito Bachir Abbas sobre algumas idéias, de talvez abrigar ali após a restauração a Secretaria da Cultura, por exemplo. Teremos todo aquele entorno após a inauguração da nova ponte, um local muito bonito e nada mais interessante de proporcionar ali na casa, algum órgão da prefeitura para que se mantenha em funcionamento”, disse Sass.

O assunto já havia sido abordado em outra reunião do Legislativo. Vale lembrar que o uso e destino do imóvel já foram alvos de muita especulação. Agora, o projeto se apresenta concreto.

Palavra Livre

Jair Brugnago e Valdecir Ratko defenderam no espaço da Palavra Livre a entrada de seus projetos na pauta. De Brugnago, trata-se do Projeto de Lei número 4 de 20202, que propõe nominar como Ali Hussen Bakri, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro Bom Jesus. A proposta, que deu entrada na Casa na semana passada, segue tramitando até ser votada pelos parlamentares. Já de Ratko, veio a Indicação número 13 de 2020, dirigida ao gerente da Sanepar, para que verifique os vazamentos que ocorrem na rua Joaquim Didek, no Panorama, em São Cristóvão.

A vereadora Alandra Roveda usou o tempo da Palavra Livre para falar sobre a vinda do castramovel, unidade que sera usada no atendimento de caes e gatos abandonados.

Foram licitadas três mil castraçoes e a Uniguaçu ganhou essa licitação e o serviço sera gratuito para quem não tem como pagar. Para a Defesa Animal, vieram dois veterinarios, os canis revitalizados e por essa Casa, ja se teve valores repassados. Agora tem esse projeto, que vai ajudar muito. A castração sera um instrumento de ajuda nessa causa. Precisamos que cada um tenha a sua contribuição e que a gente tenha um serviço de qualidade para que a quantidade de animais na rua diminua. Sabemos que se trata de uma questão de saude publica.

O Comércio

Os 89 anos do jornal, lembrados no dia 11, foi motivo da aprovação de uma Moção de Aplauso. O documento foi aprovado por toda a Casa.

O Comércio foi fundado em 11 de junho de 1931 pelo professor e jornalista Hermínio Milis. Desde 2012, faz parte do Grupo Verde Vale de Comunicação, composto também pelas rádios FM Verde Vale, CBN e também pelo Portal Vvale. É afiliado à Associação dos Diários do Interior (ADI) de Santa Catarina e do Paraná.

Doação de sangue

O assunto abriu a sessão da semana. Conforme correspondência do Legislativo, a doação de sangue entrou na pauta por conta da celebração do Dia Mundial do Doador, mas, especialmente, por conta da defasagem dos estoques em tempos de pandemia. O documento lembra ainda sobre o Junho Vermelho, mobilização nacional que reforça a importância de ajudar ao próximo doando sangue. Em tempos de pandemia, essa data ganha ainda mais importância — já que os bancos de sangue do País tiveram em média uma queda de 30% nas doações.

Conforme informou à Câmara a equipe do Banco de Sangue de União da Vitória, algumas tipagens no ‘amarelo’, ou seja, com estoque limitado. São elas: ‘O positivo’ e ‘O negativo’. O ‘B negativo’ já está no vermelho, o que indica que está em estoque baixo, perigoso. Na unidade, cerca de três mil pessoas estão cadastradas. Conduto, uma média de 30 à 40% é regular com as doações. O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas. Uma única doação é capaz de beneficiar até quatro pacientes.

SERVIÇO

É possível agendar a doação de sangue pelo site da Secretaria de Estado ou ligando no Banco local, 3522 1365.