Home / Notícias / Casos de Sarampo colocam órgãos de Saúde em alerta; Ary Carneiro fala sobre o assunto
Secretário de Saúde, Ary Carneiro Junior (Foto: Reprodução)

A Nota Oficial da Uniguaçu pulverizou o assunto de maneira veloz nessa semana. O texto anuncia a suspensão das aulas até o dia 12, próxima terça-feira. O cancelamento das aulas tem o registro dos casos de Sarampo como motivo.

“Estamos fazendo o monitoramento junto com a Regional de Saúde, com a equipe da Vigilância Epidemiológica também. Decidimos suspender as aulas até para termos uma análise qualificada dos casos, para que as orientações sejam feitas e para que o transitar de pessoas seja melhor e haja nossa colaboração. Temos ainda uma campanha também junto aos alunos”, comentou o Pró-reitor Acadêmico da instituição, Atílio Matozzo. Ele ressalta que não se trata de surto, antes, uma medida preventiva diante da suspeita de alguns casos.

O assunto vem mobilizando as equipes de saúde do Vale do Iguaçu. Nessa quinta, 7, por exemplo, teve coletiva de imprensa no gabinete do prefeito Santin Roveda, justamente para debater medidas de controle da doença. O secretário da Saúde, Ary Carneiro Junior, gravou um vídeo falando sobre o assunto.

O Brasil já esteve livre da doença, mas, desde 2018, novos casos foram registrados no País. O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. O medicamento está disponível em todas as unidades de saúde.

As demais instituições de ensino superior do Vale, Unespar, UnC e Uniuv, mantém o calendário de aula normal. Não há suspensão até o momento.