Home / Notícias / Cine Luz Não será cedido à iniciativa privada

Cine Luz Não será cedido à iniciativa privada

Projeto de Lei do Cine Luz foi rejeitado na Câmara

CINE LUZ

Por Jair Piloto Nunes – A Administração de União da Vitória pretendia, por meio de licitação, entregar a gestão do Cine Teatro Luz, por tempo determinado e mediante condições específicas previstas em lei. No entanto o Projeto de Lei (18/2016), que autorizava o Poder Executivo a conceder o direito de uso do prédio, foi rejeitado na noite de segunda-feira, 11, na Câmara de Vereadores. Pelo menos duas universidades locais estariam interessadas no prédio, onde funcionou por décadas, o único cinema da cidade. A prefeitura não tem dinheiro para as reformas que o prédio exige. Para tanto, no dia 09 de março, o prefeito Pedro Ivo Ilkiv (PT-PR) enviou novamente para o Poder Legislativo o Projeto de Lei 18/2016, que autoriza o Poder Executivo a proceder a concessão real de direito de uso daquele imóvel. O Projeto de Lei chegou ir para a votação na última segunda-feira, 04, mas o vereador Gilmar Jarentchuk, líder do governo na Câmara, pediu a retirada do mesmo, depois que os vereadores tomaram conhecimento que o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) manifestou interesse no cine Luz.

A Uniuv enviou ofício à Câmara de Vereadores confirmando o interesse. No texto, assinado pelo Reitor Alysson Frantz, a Uniuv manifesta interesse no Cine Teatro Luz, com a responsabilidade de recuperação e manutenção da infraestrutura com preservação e proteção do patrimônio histórico-cultural público. Ocorre que por ser uma entidade municipal, segundo o entendimento do vereador Luilson Schwartz (PSB-PR), a Uniuv teria direito a posse do prédio sem se submeter a licitação. Para Schwartz basta a prefeitura fazer um termo de comodato, submetendo a Uniuv a um contrato idêntico ao da licitação, que prevê restauração conservação  e administração do imóvel. O prefeito Pedro Ivo disse que não pode interferir no entendimento dos vereadores. “Os vereadores tem autonomia em suas decisões. O que eles decidirem eu vou acatar”, disse. Quando da confecção do projeto, a Uniguaçu manifestou interesse no uso do prédio, depois de fazer a reforma e adequação do local.  Logo depois o prefeito se reuniu com os vereadores, disse da importância do Projeto de Lei, mas reafirmou a isonomia do Poder Legislativo.

Na noite de segunda-feira, 11, o Projeto de Lei finalmente foi votado em plenário. Dez vereadores optaram pela rejeição do Projeto, justificando que a Uniuv que está inserida dentro da estrutura pública municipal, deve gerir o patrimônio do Cine Luz. Dois vereadores, Altamir Moreira de Castilho (PDT) e Carlos Humberto Topolski (PSB) votaram a favor do projeto de lei. Uma vez rejeitado e arquivada a matéria, agora os vereadores e o Poder Executivo tem de definir quais são as regras para que a Uniuv possa assumir o prédio.

De acordo como o projeto de Lei que foi rejeitado, a concessão real de direito de uso do imóvel deveria ser vinculada à  encargos específicos, os quais deverão ser cumpridos pela vencedora do certame ao longo de 10 anos, sob pena de reversão do imóvel. Esses encargos incluíam a reforma e manutenção do prédio, com a devida autorização e vistoria do Executivo Municipal, bem como ser responsável pelo pagamento de energia elétrica, água, esgoto e outras despesas de funcionamento. Por outro lado o permissionário ficaria isento do pagamento do IPTU.