Home / Sessão / Com plenário vazio, vereadores falam sobre Coronavírus
Cadeiras vazias, numa sessão onde apenas vereadores e funcionários da Casa participaram

Com plenário vazio, vereadores falam sobre Coronavírus

Bem diferente da sessão da semana passada, quando até apresentação cultural teve espaço no plenário, a reunião desta segunda-feira, 16, recebeu apenas funcionários da Casa e os parlamentares. Foi assim, num clima de prevenção e com uma pauta mais enxuta, que foi realizado o encontro desta semana na Câmara de Vereadores de União da Vitória. A decisão de limitar o acesso do público é uma medida de prevenção, fomentada pelo presidente do Legislativo, Ricardo Sass.

“Resolvi fazer a Resolução, da Mesa Diretora, que limita o acesso na sessão e tampouco, quando cedermos o espaço para outros eventos. Vendo alguns canais, vi programas sem auditório já, na Assembleia Legislativa também não teve público nas galerias, e ai tive a iniciativa. É para nos prevenirmos o máximo possível e colaborar de alguma forma”, explicou.

A decisão vai ao encontro do Decreto emitido horas antes pelo prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, que cancela eventos e reuniões que teriam aglomerações.

Vale lembrar que o fato de não haver público, não implica na dinâmica dos trabalhos. Quem quiser assistir as sessões, pode acompanhar ao vivo, pela internet. As votações tramitam normalmente.

O Coronavírus foi o principal assunto dos discursos dos vereadores. Jair Brugnago, inclusive, elogiou uma das decisões incluídas no Decreto, de adiar o inicio do pagamento do IPTU para o mês de maio. O pedido de inclusão dessa medida no documento foi da Mesa Diretora, composta pelo presidente Ricardo Sass, pela vice, Alandra Roveda, do primeiro secretario, Diego Santos e do segundo, Gilmar Pogogelski, e também dos vereadores Albino Schuersovski, Fernando Vier, César Empinotti e do próprio Brugnago.

“Levantamos essa necessidade de prorrogação a data do IPTU. O prefeito e sua assessoria acatou essa sugestão, fazendo com que fosse ouvido essa Casa de Leis, atendendo também uma necessidade de segurança púbica. Quando acontece uma catástrofe, busca-se culpados. Quando se previne, se critica o excesso. Levantamos essa idéia e o prefeito acatou prontamente, mudando essa data”, disse.

Palavra Livre

A vereadora Alandra Roveda, no espaço da Palavra Livre, cobrou mais ações da Sanepar. Não é a primeira vez que a parlamentar aborda o tema. Para ela, o desabastecimento frequente dos bairros mais altos é algo incomodo.

Fernando Vier leu no espaço da Palavra Livre, um artigo retirado de uma pesquisa sua, sobre a relação vereador e salario. O vereador destacou que a redução dos rendimentos não pode ser usado como punção e que uma comunidade descontente, precisa escolher outro representante – e não cobrar redução no holerite.

O assunto foi complementado por Emerson de Souza, que elogiou o interesse de Vier e ressalto que o tema será amplamente discutido ao longo do ano.

Ainda sobre o Coronavirus, o vereador César Empinotti fez uma sugestão. Ele pediu, via oficio, para que seja instalado um monitor para o controle de senas, do lado de fora da Farmácia Popular. Empinotti acredita que a medida evitaria o fluxo de pacientes no interior do órgão – e uma possível contaminação viral.

Papel da imprensa

Sass destacou em entrevista à TV Câmara o cuidado com as fakes. Ainda, destacou o poder da boa imprensa, que checa e apura os fatos, que explica sem causar pânico. “As nossas rádios, a TV, os jornais, os blogs e sites, que neste momento haja uma união. Temos que valorizar nossa imprensa local, que faz um belo trabalho. Neste momento é de suma importância a participação dela. Agradecemos o papel dela e peço que as pessoas escolhem seus canais de confiança para se informar”.

Moção

Acolhida por todos os vereadores, um Voto de Pesar pelo falecimento de Jorge Jamil Gabardo, no dia 15. Ele tinha 91 anos. “Gabardo iniciou sua carreira política em 1949, como vereador de União da Vitória por dois mandatos. Também foi vice-prefeito em Paula Freitas e prefeito por duas gestões, de 1982 a 1988 e de 1992 a 1998”, diz partes da redação.

Agenda cancelada

No dia 23, a Câmara seria palco para a realização da solenidade de comemoração dos 115 anos do Rotary Internacional. Mas, por conta das medidas adotadas no controle do Covid-19, o evento foi cancelado. Apenas a reunião ordinária, com público restrito, acontece.

Fotos: CMUVA