Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Sessão / Comando da PM apresenta números

Comando da PM apresenta números

Com uma pauta extensa, os vereadores de União da Vitória acolheram a comunidade e todas as discussões propostas para a noite desta segunda-feira, 28. Exatamente no Dia do Servidor Público, o Legislativo deu destaque ao tema, nos discursos dos parlamentares e na homenagem aos militares, policiais do 27° Batalhão.

Aliás, segurança pública foram as palavras-chave da noite.  De autoria dos vereadores, Emerson de Souza e Almires Bughay Filho, foi aprovado o Voto de Aplausos aos militares, Marcelo Kieutika, Orlando Fernandes e Frantieres Pinto de Lima. Ainda, Aplausos aos vigilantes, Adilson Boiarski de Oliveira e Luiz Roberto Pasko. “Que no dia 14, na entrada do Fórum de União da Vitória, evitaram que uma mulher viesse a atear fogo em seu próprio corpo. Os policiais e os vigilantes foram precisos, conseguiram evitar que esta senhora viesse a obter êxito na ação”, diz parte do texto da Justificativa.

Já de autoria do vereador, Jair Brugnago, os demais parlamentares aprovaram também mais um Voto de Aplausos, agora para os militares, Guilherme Diesel e Juari José Graefling. “Que no dia 4, após uma denuncia de que havia um veiculo em nosso município fazendo o transporte de entorpecentes, esses soldados, juntamente com os demais militares do 27° Batalhão, deram início às buscas e obtiveram êxito”, relata a Justificativa. Conforme Brugnago, foram encontrados nestes carros, 290 quilos de maconha. “E na noite do dia 5, os mesmos policiais evitaram que uma mulher chegasse ao extremo de tirar sua própria vida”, completou o vereador. Na sessão, os familiares dos homenageados estiveram presentes. Contentes, acompanharam a sessão até o final, perto das 21 horas.

Quem assistiu a reunião na integra ou pelo menos acompanhou seu começo, entendeu um pouco mais do trabalho militar. Na tribuna, fez uso da palavra, o comandante do Batalhão local, o tenente coronel Renato dos Santos Taborda, fez uma espécie de prestação de contas de seus três anos à frente da corporação. Conforme o militar, o Batalhão atende 11 cidades com 172 profissionais. O efetivo é deficitário, conforme Taborda. “O ideal seriam 350 policiais”, afirmou.

“Comandar é solitário. O ônus e o bônus só cabem à você”, disse, em tom de desabafo.

Entre outros dados, o comandante disse que nestes quase três anos, mas de 33 mil ocorrências foram atendidas. 1.600 prisões em flagrantes registras; mais de 76 mil atendimentos pelo 190. “Além dos trotes, que foram 16.256”, completou. Além do trabalho especifico da Polícia, o Batalhão ainda presta auxilio aos pedidos do Judiciário, da Polícia Civil e também da prefeitura. “Atuamos neste controle do consumo da bebida, apoiamos as ações da Companhia de Habitação, nas reintegrações de posse e até na segurança das festas que acontecem nos municípios que atendemos”, falou. Taborda explicou que embora a demanda seja grande, “nenhum policial vai morrer de trabalhar” e que família e trabalho andam em equilíbrio.

“Estou feliz em União da Vitória e hoje, sinceramente, peço desculpas por trazer o assunto um tanto indigesto”.

Alandra assume presidência

O presidente da Casa, Ricardo Sass, que acompanhou toda a apresentação do comandante da Polícia Militar, passou a presidência à vice, Alandra Roveda, que conduziu a sessão até o final. Sass justificou sua saída. O parlamentar acompanhou ao longo de toda a noite, a reunião que tratou de mais uma ação em prol da campanha Caminhando com o Breno. Conforme adiantou, após o encontro realizado na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), ficou definido que uma grande festa acontece no dia 24 de novembro, no Estádio Antiocho Pereira, com shows nacionais, cuja renda será revertido para custear o tratamento da criança, orçado em R$ 700 mil e que precisa ser feito no exterior.

Alandra, por sua vez, comemorou o fato de uma mulher ocupar a cadeira principal do Legislativo.

“A mulher realmente pode estar onde ela quiser. Já fiz algumas sessões como presidente e isso nos mostra que não tem homem e mulher, temos é que mostrar para o que viemos. Me sinto honrada em ter presidido essa sessão”, sorriu.

A parlamentar também reforçou os motivos que a levaram a pedir um Voto de Repúdio às operadoras de telefonia. “São incontáveis as vezes pelas quais nós, usuários, quando necessitamos dos serviços prestados nos sentimos desrespeitados. Como não bastasse, outro problema é o fato do péssimo sinal da rede disponibilizado”, falou.

Na tribuna

O vereador Valdecir Ratko, breve no uso da Tribuna, pediu apoio do Executivo para a compra de mais um ônibus para a Terceira Idade. “São 530 idosos e que temos apenas um ônibus. Logo a Câmara vai devolver cerca de R$ 2 milhões à prefeitura e embora não possamos direcionar o valor, poderíamos nos reunir e pedir esse apoio”, pediu.

Já o parlamentar Jair Brugnago, assim como outros vereadores, destacou a presença de Taborda no plenário e das homenagens aos militares. Lembrou de sua carreira igualmente militar e dos seus familiares que ocupam funções na área de segurança. Finalmente, falou sobre o meio ambiente. Brugnago mencionou a presença de uma planta popularmente chamada de “falso chorão”, espécie invasora que está sendo reconhecida na mata ciliar dos rios da região. “Essa planta está nas partes alagadiças do rio Iguaçu. Já fiz até um vídeo mostrando um pouco sobre ela. A semente é pequena e o vento leva longe, junto com uma pluminha. Essa planta é invasora e que vai ocasionar danos. Visitei Ponta Grossa e vi um grande trabalho de retirada dessa planta das áreas de preservação. Temos que trabalhar com esse tema”, disse.

Moção de Pesar

A Câmara acolheu, com unanimidade, o Voto de Pesar pelo falecimento de Benito Abrão Perizzolo. Ele faleceu no dia 21, por problemas cardíacos. Benito é natural de Bituruna (PR), mas criou raízes, constituiu sua família e sua história em União da Vitória. Na cidade, inclusive, foi vereador em 1982, eleito com 485 votos. Também, dentro da carreira política, foi um dos fundadores do MDB local. Atuou como empresário no ramo de transporte, ocupou a chefia da 4ª. Ciretran de União, foi presidente do Clube Operário e do Sindicato dos Transportes. Perdeu um filho há 19 anos e já deixa saudades, além da esposa Palmira, três outros filhos vivos, oito netos e uma bisneta.

Sua filha, Diair, e sua espoca, Palmira Perizzolo, falaram à TV Câmara.

“Só queremos agradecer à essa linda homenagem. O pai trabalhou muito para ajudar a comunidade, foi um homem correto, sempre ajudando”, falou a filha. “Ele trabalhou muito. Então, ele era autentico em tudo o que ele fazia. Só tenho o que agradecer”, completou a esposa.

Rotary recebe Voto de Aplauso

Também de autoria do vereador Almires Bughay, foi aprovada na sessão, o Voto de Aplausos para o Rotary, organização internacional que tem o trabalho social como foco. “Temos três entidades em União da Vitória, sendo esses fundamentais no desenvolvimento de atividades, proporcionando a devida assistência e atenção aos cidadãos do Vale do Iguaçu”. O parlamentar destacou, entre outras ações assinadas pela entidade, a campanha de combate à Poliomielite, meta de trabalho do clube de serviço desde 1979.

Fotos: Assessoria de Imprensa

Veja Também

Associação Autismo sem Barreira é declarada como Utilidade Pública

“Em 1975, nascia um autista para cada 50 mil crianças. Neste ano, os dados mostram …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *