Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / Começa o Outubro Rosa

Começa o Outubro Rosa

O dia 1° de outubro marca o início de uma campanha especial. Trata-se do Outubro Rosa, uma ação anual, como foco no combate ao câncer de mama. Criada na década de 1990, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, compartilhando informações e proporcionando mais acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao ano. Por isso, o diagnóstico precoce (a campanha tem como base justamente a prevenção) é fundamental e aumenta as chances de cura.

Câncer

Conforme o Instituto Nacional de Câncer, a doença é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países. “A incidência e a mortalidade por câncer vêm aumentando no mundo, em parte pelo envelhecimento, pelo crescimento populacional, como também pela mudança na distribuição e na prevalência dos fatores de risco de câncer, especialmente aos associados ao desenvolvimento socioeconômico”, diz material sobre a Estimativa 2020.

Para o Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma). O câncer de pele não melanoma será o mais incidente (177 mil), seguido pelos cânceres de mama e próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil).

Os tipos de câncer na esfera nacional são também os mais comuns na região do Vale do Iguaçu. Os dados de agosto, por exemplo, mostram que os canceres de mama, abdome e do sistema reprodutor foram os mais comuns nas duas cidades.

Ainda de acordo com dados, a Rede Feminina atendeu 234 pacientes em União da Vitória e 113 em Porto União. Ocorreram seis mortes em União e dois do lado catarinense dos trilhos. Surgiram em agosto também, quatro novos casos em União; três em Porto União.

 

Veja Também

4ª SESSÃO ORDINÁRIA

O ex prefeito Hilton Santin Roveda enviou ofício à Câmara Municipal de União da Vitória …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *