Home / Notícias / Coronavírus: saiba mais sobre cuidado e prevenção

Coronavírus: saiba mais sobre cuidado e prevenção

O número de suspeitas do novo coronavírus investigadas no Paraná subiu de 13 para 20 na tarde de quinta-feira, 5. A informação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi confirmada pelo Ministério da Saúde. Na quarta-feira (4) havia 13 casos, porém o de uma jovem, de 25 anos, que esteve na Alemanha e na França, foi descartado. A paciente foi diagnosticada com Influenza A.

Conforme a Sesa, os novos casos estão localizados em Curitiba e Londrina. Trata-se de quatro homens e quatro mulheres que estiveram nos Estados Unidos, Itália e Espanha.

Mas afinal, você sabe o que é o coronavírus?

Trata-se de uma grande família de vírus que recebeu esse nome por ter em sua superfície espículas que lembram uma coroa. Dentre os vários tipos de vírus, os mais conhecidos até o momento são o SARS-CoV e o MERS-CoV. Eles causam infecções respiratórias em seres humanos e também em animais. Recentemente, foi identificada uma nova cepa desse vírus, que tem causado doença respiratória inicialmente identificada na China, chamada de 2019-nCov. Geralmente, as infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum, que pode evoluir.

O período de incubação do vírus é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus: isso varia de dois a 14 dias.

TRANSMISSÃO

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a contaminação e pessoa para pessoa, ou seja, por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. O Ministério da Saúde alerta que “alguns vírus são altamente contagiosos (como Sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa”.

PREVENÇÃO

Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, a orientação é para a adoção de medidas simples de higiene. São elas: limpar com freqüência as mãos, principalmente antes de consumir alimentos; utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença. Evitar aglomeração e locais fechados também está na lista de cuidados.