Home / Moção / Darci Piana É Cidadão Honorário de União da Vitória
“Piana é o mais novo cidadão de União da Vitória"

Darci Piana É Cidadão Honorário de União da Vitória

Homenageado é presidente da Fecomércio – PR

piana-02

 

 

 

 

 

Da Assessoria – A Câmara de Vereadores de União da Vitória outorgou na noite de segunda-feira, 12, a honraria máxima que um município pode conceder, o Título de Cidadão Honorário. O homenageado foi o presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana. A cerimônia foi simples, mas carregada de emoção. Para os vereadores a homenagem é justa e prestigia um dos homens mais importantes do Paraná Entre outras justificativas dos vereadores está o fato da construção da unidade integrada SESC e SENAC de Uniao da Vitoria. O Sistema Fecomércio SESC SENAC PR está investindo cerca de R$ 15 milhões na construção, que terá mais de quatro mil metros quadrados. A solenidade está marcada para o próximo dia 12 de dezembro, no plenário da Câmara de Vereadores. A iniciativa é do vereador Altamir Moreira de Castilho (PDT), com anuência dos demais vereadores.

 

 

A obra

A obra da unidade integrada, localizada na Rua Valentin Varakoski, no centro de Uniao da Vitoria, está sendo implantada em dois terrenos que totalizam 17.703,74 m² (SESC – 11.433,54 m² e SENAC – 6.270,20 m2). A previsão é que a área total construída será de 3.704,49 m² (SESC – 2.578,74 m² e SENAC -1.125,75 m²). O SENAC contará com confeitaria-escola, cozinha pedagógica, ambientes pedagógicos de enfermagem, cabeleireiro e maquiagem, manicure e pedicure, dois ambientes de informática, cinco salas de aula convencionais e biblioteca. A estimativa de atendimento é de 723 alunos diariamente. A área correspondente ao SESC será de 2.578,74 m² e terá Espaço Conexão, duas salas de atividades, quatro salas multifuncionais, sala de desenvolvimento corporal, área de convivência e quadra poliesportiva com vestiários. A capacidade de atendimento será de 846 pessoas por dia.

 

Quem é Darci Piana

 

Darci Piana nasceu em Carazinho (RS), em 24 de dezembro de 1941, filho de Angelo Piana e Augusta Barzotto Piana. Radicou-se no Paraná ainda na juventude, considerando-se paranaense de coração. Casado com Maria José Piana, teve dois filhos: Eduardo Luiz Piana, precocemente falecido, e Patricia Piana, professora universitária. É Economista, formado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Católica do Paraná, e Contador, pela Faculdade Econômica e Administração da UFPR. É autor do livro Nos Passos do Comércio, editado em 2012, com artigos que publicou a partir de 2004, quando assumiu a presidência do Sistema Fecomércio.

 

Piana, está na presidência da Fecomércio/PR (Sistema SESC e SENAC) há 12 anos, tem uma larga trajetória e vivência no segmento de comércio e serviços paranaense que reúne mais de 500 mil empresas, responsáveis pela geração de um milhão e oitocentos mil empregos, representando 60% do PIB do Estado. Segundo Piana, sua experiência o calejou e o tornou profundo conhecedor dos principais problemas do comércio como um todo. A sua receita é baseada em uma atuação em conjunto com os sindicatos empresariais espalhados por todo o Paraná, agindo em sinergia com eles na defesa das empresas. Da mesma forma, com o SENAC Paraná, que, ao educar para o trabalho, qualifica mão de obra para todos esses setores. E com o SESC Paraná, que desenvolve trabalho de grande fôlego na área de transformação social para os trabalhadores e seus familiares

Veja Também

É preciso falar sobre violência contra a mulher

Ciúmes não é o tempero do amor. Um puxão de cabelo, só de vez em …