Home / Notícias / Equoterapia é destaque na 25ª sessão ordinária da Casa

Equoterapia é destaque na 25ª sessão ordinária da Casa

Na noite desta segunda-feira (13), às 19h, foi realizada no plenário da Câmara Municipal, a 25ª sessão ordinária de 2018. Todos os 13 vereadores estavam presentes.

Na pauta, dois projetos do Executivo deram entrada na Casa para serem analisados e votados nas próximas sessões. Projeto de Lei Ordinária nº 38/2018, que dispõe sobre a cessão de servidores públicos municipais ao Poder Judiciário da Comarca de União da Vitória e o Projeto nº 39/2018, que autoriza o Executivo a efetuar abertura de crédito adicional suplementar no orçamento do Município para o exercício 2018 com recursos provenientes de anulação.

Três projetos foram aprovados em 1ª turno. Projeto de Lei nº 31/2018, do Executivo, sobre viagens oficiais e concessão de diárias aos servidores públicos e agente políticos municipais, projeto nº 35/2018, do Executivo, sobre alteração na Lei Municipal 4619/2018 e o projeto nº 36/2018, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento próprio do Instituto Municipal de Assistência ao Servidor (IMAS).

Nos requerimentos, Jair Brugnago pediu à Secretaria de Meio Ambiente, Educação e Comunicação da Prefeitura, a realização de campanha sobre a conscientização sobre a separação de material reciclável em União da Vitória, e Fernando Vier, requereu a inclusão das ruas Ranulfo Costa Pinto e Leopoldo Sass, no bairro São Basílio Magno, no programa de asfaltamento do Município.

TRIBUNA/EQUOTERAPIA

O destaque ficou por conta da presença do empresário Luiz Bassi Netto, proprietário do Rancho 2N, onde é realizado o programa de equoterapia do Município. Bassi fez o uso da Tribuna para explicar o trabalho desenvolvido no Rancho. Laura Biella, fisioterapeuta, colaborou com a explanação.

O Centro oferece serviços de fisioterapia, psicologia, pedagogia e educação física para pessoas com necessidades especiais. Atuante em União da Vitória desde 2014, auxilia no tratamento motor desses pacientes a partir de atividades desenvolvidas com cavalos.

• Equoterapia: É uma atividade que exige a movimentação de corpo inteiro por parte do praticante e assim, ajuda no desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio, além de auxiliar no tratamento de depressão, stress, ansiedade e de transtornos comportamentais relacionados à aprendizagem. (Fonte: Rancho 2N)

Em 2017, com autoria do vereador Joarez Tica e Almires Bughay Filho, Câmara aprovou um Projeto de Lei para criação do programa de equoterapia, com o intuito de proporcionar a terapia educacional com cavalos, dentro de uma abordagem interdisciplinar, na área de Saúde, Educação e Esportes.

Prefeitura no ano passado, a partir de repasse da Câmara, direcionou R$ 25 mil reais ao programa.

A gravação da apresentação você confere na íntegra em nosso canal no Youtube ou em nossa página no Facebook.

Deiwerson Damasceno dos Santos – Jornalista MTB 0011671/PR – Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial

• Deixe o seu comentário/Sugira uma correção ao email: imprensa@cmuva.com.br