Home / Notícias / Estudo Para Contenção de Cheias é Apresentado na Câmara

Estudo Para Contenção de Cheias é Apresentado na Câmara

Da Assessoria – Atendendo dispositivo legal, a Câmara de Vereadores de União da Vitória abriu espaço para o cidadão Claudino Pedro Berlato, o qual levou algumas informações quanto a estudos realizados no que se refere a contenção de enchentes no Rio Iguaçu. Por 15 minutos, Berlato fez a sua exposição sobre seus estudos para melhorar o fluxo do Rio Iguaçu na região de Porto Vitória em um sistema comportas para controlar a vazão e evitar danos em tempos de estiagem. Segundo Berlato a aplicação de sua técnica, elaborada em parceria com o  professor e Roberto Pedro Bom, é viável economicamente e poderia reduzir as chances de uma cheia, controlando a vazão da água pela abertura de um “canal extra”, abrindo ou fechando as comportas.

Os vereadores vão estudar a proposta. “Tudo o que surgir como uma tentativa de controlar as cheias e o volume do Rio tem de ser estudado“, defendeu o presidente da Câmara de Vereadores, Ziliotto Daldin. O autodidata, Claudino Berlato quer divulgar seu trabalho na mídia e atrair interessados em viabilizar sua proposta.