Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Sessão / Grêmio do IFPR faz uso da Tribuna

Grêmio do IFPR faz uso da Tribuna

O plenário cheio, ocupado especialmente pelos estudantes do campus em União da Vitoria do IFPR, acompanhou na noite de segunda-feira, 21, o pedido feito pela representante do Grêmio Estudante da instituição, Milena da Cruz Antoniutti, endossado pela presidente do Conselho de Segurança, Sonia Kosera. Ambas pediram auxílio dos vereadores para que, junto ao Executivo, discutam sobre a necessidade de mais iluminação no entorno do campus.

 “Estamos representando os cerca de 500 alunos do instituto e estou aqui para pedir à prefeitura o aprimoramento das condições nas localidades próximas do campus”, destacou Milena.

“Fomos procurados pela direção do IFPR, uma instituição de grande valor e junto com ele, viemos fazer esse apelo. Também moro no bairro São Sebastião e passo todos os dias em frente do Instituto. Pedimos que as medidas cabíveis sejam tomadas”, completou Sônia.

Compartilha do mesmo posicionamento, a diretora do IFPR, Patrícia Bortolini, que falou sobre o pedido do Grêmio em entrevista à TV Câmara.

“De fato aconteceram algumas situações e os alunos se mobilizaram. Isso é importante especialmente porque 70% dos nossos alunos são menores de idade”, destacou.

Sobre o assunto colocado na Tribuna, o presidente da Casa, o vereador Ricardo Sass, lembrou do PPP (leia sobre isso na matéria), que prevê justamente mais iluminação nas vias públicas, especialmente nos bairros.  A partir da PPP, todos os custos ficarão a cargo do parceiro privado, que será remunerado a partir de um contrato de longo prazo, mas deverá entregar o parque todo modernizado em, no máximo, 24 meses, lembrou o presidente. A economia para o município será na ordem de R$ 13 milhões.

“Remédio na gaveta não cura ninguém”

De autoria do vereador Fernando Vier, foi aprovado por todos os parlamentares e segue para a segunda votação, o Projeto de Lei Ordinária nº 26/2019 que prevê a criação de um Banco Municipal de Medicamentos Doados. A ideia é formar um estoque com doações, para garantir uma diversidade no elenco fornecido pela Farmácia Básica, bem como aliviar o orçamento das compras de novas remessas.

Como justificativa, Vier, que fez uso da Tribuna na sessão, defendeu que a proposta propõe o espírito solidário e evita o descarte incorreto dos produtos. “O Brasil é o sexto País que mais consome remédios no mundo e cerca de 20% dos medicamentos são perdidos ou descartados irregularmente”, disse. “Remédio na gaveta não cura ninguém”. O parlamentar reforçou a necessidade do Banco comentando que até mesmo pela rede social, ocorre comercio paralelo de medicamento ou, quando são doações, podem cair em mãos erradas.

“A ideia é simples: basicamente doar medicamentos que possam ser usados até a data de validade. Quem de nós não tem uma caixinha de medicamentos em casa? Até o momento não havia uma Lei que autorizasse o município a receber o medicamento”, pontuou. Aprovado, o projeto vai para a sanção do prefeito que a partir dela, monta um repertorio de como será a dinâmica da doação.

Pluralidade na Palavra Livre

Foi durante este espaço, na Palavra Livre, que os vereadores pontuaram diversos assuntos distintos. Vários parlamentares usaram a Palavra.

A pastora Sandra, por exemplo, elogiou a proposta do colega Fernando Vier, que propôs a criação de um Banco de Medicamentos. O vereador Diego dos Santos reforçou o convite para a realização do Paraná Cidadão, edição que em União da Vitória, acontece entre quarta, 23, e sexta, 25, na Estação União (leia mais na matéria). Trata-se de uma feira de serviços que prevê, entre outras atividades, a emissão de documentos para crianças e adolescentes, confecção de carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, habilitação de seguro-desemprego, cadastro para vagas de emprego, cadastro para diminuir a tarifa de luz e água e linhas de crédito para micro e pequenas empresas. Também são ofertadas orientações jurídicas de direitos humanos e defesa do consumidor, atendimentos na área de saúde e educação, além de atividades de lazer e apresentações culturais.

Já a vereadora, Alandra Roveda, lembrou da estreia do Voe Paraná, programa do Estado que cola a cidade na rota comercial. O primeiro voo, partindo do aeroporto José Cleto, está marcado para a tarde desta terça, 22.

Almires Bugay destacou a realização da Ultra Maratona, competição promovida pela Associação de Corredores de Rua do Vale do Iguaçu (Acorvali), e que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes. Contudo, ele falou especialmente sobre o gesto do coordenador na empresa Programa Paralímpico de União da Vitória, Ednilson Godoi, que caminhou 45 km, empurrando seu filho especial. “Foram 112 voltas, com 400 metros cada, no Estádio Antiocho Pereira. Foi emocionante”, lembrou.

Luto pela morte de Pedro Ilkiv

A Câmara acolheu, com unanimidade, o Voto de Profundo Pesar pelo falecimento de Pedro Ilkiv, pai do ex-prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv. Ele morreu na madrugada do dia 13. Pedro faria 91 anos no dia 27 deste mês. Ele estava doente, há pouco mais de um ano. Agricultor, natural de Cruz Machado (PR), Pedro Ilkiv deixou a esposa, Cristalina, com quem viveu durante 66 anos. Deixou ainda, além do filho Pedro Ivo, os filhos, Araci, Zenita e Inês, 11 netos e também 11 bisnetos. Era popular, carismático, gostava de tocar gaita e de conversar com todos.

PPP

A prefeitura de União da Vitória será uma das primeiras do Paraná a adotar um sistema de Parceria Público-Privada na área de iluminação pública. “A cidade será a primeira da região a contar com 100% das vias iluminadas por LED, com maior qualidade, uniformidade e eficiência energética, utilizando-se de tecnologia de ponta”, disse o prefeito Santin Roveda (PL) na recente apresentação da proposta.

Esse mesmo sistema poderá ser utilizado por uma variedade de serviços públicos digitais, como internet gratuita em praças, controle de frota de ônibus e ambulância, semáforos inteligentes. “Hoje, a cidade tem 40% de zonas com iluminação precária, o que não ajuda na segurança pública. Hoje o consumo chega a 500 MWh por mês e espera-se que não ultrapasse 280 MWh com a modernização”.

Paraná Cidadão

União da Vitória vai receber nesta semana a feira de serviços Paraná Cidadão, que é organizada pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Os atendimentos serão realizados de quarta até sexta, das 9 às 17 hora, na Estação União. Com o lema, ‘Tudo de graça em um só lugar’, a feira é uma ação de cidadania e inclusão social que já percorreu dezenas de cidades em todo o Estado.

Fotos: CMUVA

 

 

 

 

 

 

Veja Também

Associação Autismo sem Barreira é declarada como Utilidade Pública

“Em 1975, nascia um autista para cada 50 mil crianças. Neste ano, os dados mostram …