Home / Notícias / Instituto SIM é declarado de Utilidade Pública em União da Vitória

Instituto SIM é declarado de Utilidade Pública em União da Vitória

A Câmara de Vereadores de União da Vitória esteve reunida em sessão plenária da noite desta segunda-feira, 20. A presidente do Instituto Sim – Sempre Incentivando a Música, Renate Ihlenfeld, ocupou a tribuna da Câmara Legislativa para falar dobre os trabalhos do Instituto SIM e acompanhar a votação Única do Projeto de Lei ordinária (PLO) 10/2019, de autoria do vereador Ricardo Sass (PSC-PR), que declara de Utilidade Pública o ‘Instituto SIM’.

Na oportunidade foram votados os pareceres das Comissões Permanentes de Constituição, Justiça e Redação Final, e de Finanças, Orçamento e Patrimônio, que deram parecer favorável a tramitação do PLO. Em plenário, a declaração de Utilidade pública foi aprovada por todos os vereadores presentes na sessão. Para virar lei, o PLO segue para ser sancionado pelo prefeito, o que deve ser feito nas próximas horas.

Entrou

Deu entrada na Câmara de vereadores, o Projeto de Lei Ordinária nº 13/2019 de autoria do Vereador Almires Bughay Filho (PSDB), que Institui o Programa Municipal de Prevenção ao uso indevido de drogas, nas escolas do Município de União da Vitória, especificamente nas oitavas sériesdo ensino fundamental, como reforço do programa Proerd da Policia Militar do Paraná. O PLO foi lido pelo 1º Secretário, Diego dos Santos (PSC-PR) e despachado pelo presidente da casa para as comissões permanentes pertinentes ao projeto de Lei.

Indicações

O Vereador Fernando Edgar Vier (MDB) enviou expediente de seu gabinete ao Prefeito Municipal, para que este verifique junto aos setores competentes, a possibilidade de fazer uma lei para a remoção de veículos abandonados em vias Públicas em União da Vitoria.

As vereadoras Sandra Aparecida Kich Pinheiro (PSDB) e Alandra Roveda Grando (PR), por meio de indicação assinada em conjunto solicitaram ao Prefeito para que, juntamente do departamento competente, seja estudado a possível implementação de uma faixa elevada na Rua dos Expedicionários, próximo ao imóvel de número 665, no Bairro São Basílio Magno.

Segundo as vereadoras, na referida rua existe intenso tráfego de veículos, de grande e pequeno porte, motociclistas, ciclistas e pedestres, estes relatam a dificuldade encontrada em ser efetuada a simples travessia da rua, sendo os moradores locais os mais interessados na execução do pedido. Ainda conforme as legisladoras, a rua serve como rota de caminhões, sendo ainda uma das principais ligações aos dois centros universitários instalados na região.

Moção

A Vereadora Alandra Roveda Grando (PR) propôs por meio de uma Moção, um Voto de Aplausos a todos os garis do município de União da Vitória, pois eles são extremamente importantes à nossa sociedade. Conforme a vereadora, os garis exercem função primordial à comunidade, recolhendo diariamente os detritos produzidos pela cidade, são eles que trabalham de forma incansável para que tenhamos uma cidade limpa.

Ainda, o gari com seu trabalho evita o acúmulo de lixo em bueiros, canaletas, bem como nas próprias vias, assim, evitando a proliferação de insetos e animais peçonhentos, tal como a propagação de doenças, e evitando enchentes. Muito antes de ser estabelecido saneamento público como sendo um direito de todo cidadão.
Para Alandra, ao olharmos ao passado pode-se observar que a falta de saneamento básico era uma das principais causas de epidemias e pestes, sobretudo na Europa. Sendo assim, este grande profissional merece todo reconhecimento possível, já que, junto aos demais serviços públicos prestados aos cidadãos, o gari se apresenta de forma mais que importante, ou seja, ele é insubstituível. A Moção foi aprovada por unanimidade dos vereadores presentes.