Home / Notícias / Legislativo, Executivo e Judiciário participam da primeira reunião do Conseg

Legislativo, Executivo e Judiciário participam da primeira reunião do Conseg

Segurança Pública foi a pauta da noite. Entre os assuntos, furtos praticados por menores, consumo de álcool e drogas, perturbação de sossego e liberação de alvarás de funcionamento. Câmara estava representada pelos vereadores Almires, Empinotti e a vereadora Alandra

Na noite de ontem, terça-feira (14), às 20h, foi realizada a primeira reunião de 2017 do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), na Secretaria de Cultura, na Estação Ferroviária. A pauta em discussão foi Segurança Pública.

Quem representou a Câmara Municipal foram os vereadores Almires Bughay Filho, César Empinotti e a vereadora Alandra. O vice-prefeito Bachir Abbas, o major Taborda e seus comandados, do 27º Batalhão de Polícia Militar de União da Vitória (BPM), juiz Carlos Mattioli, da Vara da Infância e Juventude, Família e Anexos e o promotor de justiça Ademir Ribeiro de Souza também estiveram presentes.

A reunião contou ainda com a presença da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), preocupados com a questão dos furtos praticados nos estabelecimentos comerciais e lojas, entre outros órgãos municipais e estaduais.

Carlos Mattioli

Carlos Mattioli, juiz da Vara da Infância e Juventude, Família e Anexos

O primeiro a fazer o uso da palavra foi o juiz Mattioli, que falou sobre o consumo de bebidas alcóolicas e drogas por menores de idade. Disse que é preciso que novas leis sejam criadas e aplicadas e ter uma maior fiscalização, principalmente em relação aos alvarás de funcionamento para os estabelecimentos que vendem bebidas alcóolicas. Falou também sobre as casas noturnas que permitem a entrada de crianças e adolescentes e apontou como um dos principais problemas, os bailes de formaturas do ensino fundamental e médio.

O juiz ainda disse ao Executivo e Legislativo, que acredita em investimento social para que recursos sejam direcionados ao internamento para dependentes químicos, por exemplo.

Ademir Ribeiro de Souza

Promotor de Justiça Criminal, Ademir Ribeiro de Souza

Souza, promotor de justiça criminal, seguiu as argumentações de Mattioli, disse que é preciso dar as ferramentas para que a Polícia Militar e a Polícia Civil possam agir. Explicou que União da Vitória necessita com urgência combater esses problemas de Segurança Pública.

O promotor endossou o discurso de Mattioli sobre os alvarás. Explicou que é necessário haver especificações do funcionamento e estabelecer horários para os estabelecimentos. “É preciso que o Legislativo e o Executivo do Município tomem uma providência em relação a muitas coisas que foram discutidas aqui, principalmente em relação aos alvarás”, evidencia.

Major Taborda, 27º BPM

Major Taborda

O major Taborda também fez sua explanação, argumentou sobre métodos que visam restringir a venda e o consumo de bebida alcóolicas e apontou o furto, reclamação dos lojistas, e a violência doméstica, por consequência da bebida, como as principais ocorrências atendidas pelo BPM.

Em relação aos furtos em lojas e pontos de comércio, o major sinalizou que o prefeito Santin Roveda e o vice Bachir, vão fazer o investimento em câmeras de segurança na entrada e em pontos estratégicos da cidade, para que esse tipo de ação seja coibida.

Almires Bughay Filho

O presidente da Câmara Municipal, que estava junto de Empinotti e Alandra, disse, em nome de todos os vereadores, que a Casa de Leis vai fiscalizar com mais rigor as questões que foram discutidas na reunião. “Além da fiscalização, colocamos a Câmara a disposição de toda a população para que juntos possamos discutir e aprofundar ainda mais o que foi levantado nesta reunião. Queremos que as coisas saiam do papel, virem lei e sejam aplicadas com o devido rigor”, afirma.

Bughay explicou que há uma lei que foi aprovada pela Câmara, a Lei Ordinária nº  4264/2013 de 10/09/2013, que dispõe sobre a proibição de comercialização e do consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos e dá outras providências. Porém, há a falta da aplicabilidade, e que a regulamentação dessa lei deve ser feita ainda este ano.

E D

Deiwerson Damasceno dos Santos/ Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial