Home / Notícias / Munícipes lotam Câmara para acompanhar primeira sessão ordinária

Munícipes lotam Câmara para acompanhar primeira sessão ordinária

Casa cheia para acompanhar a primeira sessão ordinária da 33ª Legislatura da Câmara Municipal realizada ontem (6), às 19h.  Junto à Mesa Diretora, composta pelo presidente Almires Bughay Filho, vice-presidente Joarez Tica, primeira-secretária Sandra Pinheiro e segundo-secretário Ricardo Adriano Sass, estava o prefeito Santin Roveda. Do auditório, Bachir Abbas, vice-prefeito, também acompanhou a sessão.

TRIBUNA

O primeiro a fazer o uso da tribuna foi Santin, que parabenizou os vereadores eleitos e desejou sorte a todos diante do trabalho que se inicia. Disse que a prefeitura está junto da Câmara, disposta a caminhar de mãos dadas pelo bem de União da Vitória. Citou a crise financeira atual do município, a falta de emprego e evidenciou que a cidade precisa se reinventar a partir do diálogo e enfrentamento dos problemas. “Sem apontar o dedo para ex-vereador, ex-prefeito, ex qualquer coisa, temos que olhar com ânimo, entusiasmo e alegria para o horizonte do futuro que a gente vê. Nossa União da Vitória já ficou estagnada durante um bom tempo. É hora de parar de jogar pedra e todos nos unirmos para uma cidade mais forte”, avalia.

Posterior ao prefeito, Alandra foi à tribuna e fez agradecimentos a seus eleitores e firmou seu compromisso com a população e disse que todos os envolvidos com a política local são responsáveis pelas mudanças no município.

REQUERIMENTOS

Valdecir Ratko requereu do executivo, que após a nomeação da Comissão Municipal de Transportes Públicos, parcerias com a iniciativa privada fossem feitas no sentido de elaborar projeto para padronização e adequação dos abrigos de passageiros do município. O vereador ainda justificou que há a falta de assentos e cobertura, como também abrigos que foram construídos com material de pouca resistência.

Bughay requereu sobre a reforma da cobertura no Cemitério Municipal, centro. Emerson de Souza sobre tubulação nas ruas André Moraz, Joaquim Fernandes Luis e avenida Irati, região do Cristo Rei e João Paulo II.

O requerimento de Fernando Vier foi sobre o emplacamento e licenciamento dos ônibus do transporte coletivo, bem como a realização de uma reunião entre o executivo e diretoria da empresa Piedade para a discussão desses tópicos. Com a ideia de que o IPVA seja recolhido no município de União da Vitória. Já Sandra, requereu a colocação de alambrado de proteção no parque infantil e academia ao ar livre na Praça Frederico Flalesso, no bairro Bento Munhoz da Rocha.

Sass foi o primeiro a comentar os requerimentos, votou favorável à iniciativa de Ratko e argumentou sobre possível convênio entre a prefeitura e empresas que forneçam um material de boa qualidade para a construção de abrigos de passageiros sem custo excessivo.

Os demais requerimentos também foram aprovados pelos vereadores.

As matérias da ordem do dia foram encerradas após a leitura, por Sandra, da moção ao falecimento dos senhores Carlos Siva, o Brito, Otacílio Eustáchio do Amaral, Jairo Christi, José Nelson Dissenha e Alvino Schwegler.

PALAVRA LIVRE

Jair Brugnagno destacou as atividades realizadas no primeiro mês da nova administração de União da Vitória, das secretarias e falou que os munícipes estão na expectativa por melhorias. Disse que a Câmara vai ajudar a levantar a cidade, oferecer sugestões, fiscalizar as ações e participar ativamente de ações com a prefeitura quando assim for necessário.

O vereador César Empinotti também fez o uso da palavra e pediu para que os presentes continuassem a acompanhar as atividades do legislativo, como parceiros dos vereadores e do prefeito, para mostrar, fazer indicações, dar sugestões. “É necessário a ajuda do povo. Muito importante essa sintonia entre Câmara de Vereadores, Executivo e o povo de União da Vitória”, ressalta.

Sass e Ratko encerraram a palavra livre.

A próxima sessão ordinária será realizada na próxima segunda-feira (13), às 19h. Venha até a Câmara Municipal ou acompanhe tudo ao vivo pelo nosso site.

FOTOS DA SESSÃO NO FACEBOOK: https: https://www.facebook.com/pg/camaradeuniaodavitoria/photos/?tab=album&album_id=1871901193086225

REUNIÃO COM FUNCIONÁRIOS DEMITIDOS MACASIL

Ao final da sessão, os vereadores receberam na sala do presidente, funcionários demitidos da Macasil Compensados. Foi relatada aos parlamentares a atual circunstância das ações trabalhistas que envolvem a empresa. Durante a reunião, foi explanado que por parte da Câmara, com relação às causas trabalhistas já ajuizadas, pouco se pode fazer, pois não é de competência do legislativo.

Porém, foi observado, segundo Bughay, que devido a esses problemas entre Macasil e ex-funcionários, famílias estariam passando necessidades, visto que muitos eram os desempregados. Diante disso, foi marcada uma reunião com os representantes dessas famílias e a assistência social do município. O encontro foi realizado nesta tarde, terça-feira (7), no plenário da Casa.

Vereadores, presidente de sindicato, assistente social participaram. As famílias foram direcionadas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)  de cada bairro.