Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / Munícipes lotam Câmara para acompanhar primeira sessão ordinária

Munícipes lotam Câmara para acompanhar primeira sessão ordinária

Casa cheia para acompanhar a primeira sessão ordinária da 33ª Legislatura da Câmara Municipal realizada ontem (6), às 19h.  Junto à Mesa Diretora, composta pelo presidente Almires Bughay Filho, vice-presidente Joarez Tica, primeira-secretária Sandra Pinheiro e segundo-secretário Ricardo Adriano Sass, estava o prefeito Santin Roveda. Do auditório, Bachir Abbas, vice-prefeito, também acompanhou a sessão.

TRIBUNA

O primeiro a fazer o uso da tribuna foi Santin, que parabenizou os vereadores eleitos e desejou sorte a todos diante do trabalho que se inicia. Disse que a prefeitura está junto da Câmara, disposta a caminhar de mãos dadas pelo bem de União da Vitória. Citou a crise financeira atual do município, a falta de emprego e evidenciou que a cidade precisa se reinventar a partir do diálogo e enfrentamento dos problemas. “Sem apontar o dedo para ex-vereador, ex-prefeito, ex qualquer coisa, temos que olhar com ânimo, entusiasmo e alegria para o horizonte do futuro que a gente vê. Nossa União da Vitória já ficou estagnada durante um bom tempo. É hora de parar de jogar pedra e todos nos unirmos para uma cidade mais forte”, avalia.

Posterior ao prefeito, Alandra foi à tribuna e fez agradecimentos a seus eleitores e firmou seu compromisso com a população e disse que todos os envolvidos com a política local são responsáveis pelas mudanças no município.

REQUERIMENTOS

Valdecir Ratko requereu do executivo, que após a nomeação da Comissão Municipal de Transportes Públicos, parcerias com a iniciativa privada fossem feitas no sentido de elaborar projeto para padronização e adequação dos abrigos de passageiros do município. O vereador ainda justificou que há a falta de assentos e cobertura, como também abrigos que foram construídos com material de pouca resistência.

Bughay requereu sobre a reforma da cobertura no Cemitério Municipal, centro. Emerson de Souza sobre tubulação nas ruas André Moraz, Joaquim Fernandes Luis e avenida Irati, região do Cristo Rei e João Paulo II.

O requerimento de Fernando Vier foi sobre o emplacamento e licenciamento dos ônibus do transporte coletivo, bem como a realização de uma reunião entre o executivo e diretoria da empresa Piedade para a discussão desses tópicos. Com a ideia de que o IPVA seja recolhido no município de União da Vitória. Já Sandra, requereu a colocação de alambrado de proteção no parque infantil e academia ao ar livre na Praça Frederico Flalesso, no bairro Bento Munhoz da Rocha.

Sass foi o primeiro a comentar os requerimentos, votou favorável à iniciativa de Ratko e argumentou sobre possível convênio entre a prefeitura e empresas que forneçam um material de boa qualidade para a construção de abrigos de passageiros sem custo excessivo.

Os demais requerimentos também foram aprovados pelos vereadores.

As matérias da ordem do dia foram encerradas após a leitura, por Sandra, da moção ao falecimento dos senhores Carlos Siva, o Brito, Otacílio Eustáchio do Amaral, Jairo Christi, José Nelson Dissenha e Alvino Schwegler.

PALAVRA LIVRE

Jair Brugnagno destacou as atividades realizadas no primeiro mês da nova administração de União da Vitória, das secretarias e falou que os munícipes estão na expectativa por melhorias. Disse que a Câmara vai ajudar a levantar a cidade, oferecer sugestões, fiscalizar as ações e participar ativamente de ações com a prefeitura quando assim for necessário.

O vereador César Empinotti também fez o uso da palavra e pediu para que os presentes continuassem a acompanhar as atividades do legislativo, como parceiros dos vereadores e do prefeito, para mostrar, fazer indicações, dar sugestões. “É necessário a ajuda do povo. Muito importante essa sintonia entre Câmara de Vereadores, Executivo e o povo de União da Vitória”, ressalta.

Sass e Ratko encerraram a palavra livre.

A próxima sessão ordinária será realizada na próxima segunda-feira (13), às 19h. Venha até a Câmara Municipal ou acompanhe tudo ao vivo pelo nosso site.

FOTOS DA SESSÃO NO FACEBOOK: https: https://www.facebook.com/pg/camaradeuniaodavitoria/photos/?tab=album&album_id=1871901193086225


REUNIÃO COM FUNCIONÁRIOS DEMITIDOS MACASIL

Ao final da sessão, os vereadores receberam na sala do presidente, funcionários demitidos da Macasil Compensados. Foi relatada aos parlamentares a atual circunstância das ações trabalhistas que envolvem a empresa. Durante a reunião, foi explanado que por parte da Câmara, com relação às causas trabalhistas já ajuizadas, pouco se pode fazer, pois não é de competência do legislativo.

Porém, foi observado, segundo Bughay, que devido a esses problemas entre Macasil e ex-funcionários, famílias estariam passando necessidades, visto que muitos eram os desempregados. Diante disso, foi marcada uma reunião com os representantes dessas famílias e a assistência social do município. O encontro foi realizado nesta tarde, terça-feira (7), no plenário da Casa.

Vereadores, presidente de sindicato, assistente social participaram. As famílias foram direcionadas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)  de cada bairro.

34 35 36

Veja Também

8ª SESSÃO ORDINÁRIA

Durante o Grande Expediente a palavra foi utilizada pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) e …