Home / Sessão / No mês de aniversário, Legislativo homenageia União da Vitória
Professor Raulino entregou as revistas da Alvi aos vereadores: homenagem ao município

No mês de aniversário, Legislativo homenageia União da Vitória

Março é um mês especial para União da Vitória e o Legislativo, já tem o dia 27 marcado no calendário. Na data, a cidade completa 130 anos e para lembrar todo seu contexto histórico, todas as sessões do mês começam com o Hino Municipal, substituindo temporariamente, a execução do Nacional.

“Mês de aniversário da cidade, teremos o Hino em todas as sessões e realmente é uma alegria”, disse o presidente da Casa, Ricardo Sass.

Na sessão desta segunda, 2, a Tribuna da Câmara contou com a presença do autor do Hino, o professor Raulino Bortolini. Ao lado de Valdeci Maia, Bortolini venceu ainda na década de 80, um concurso para a criação de uma canção oficial para a cidade. Na reunião, o professor contou um pouco mais.

“No inicio dos anos 80, o prefeito era o Mário Reisemberg e ele encarregou o presidente da Câmara de Vereadores para que fosse providenciado um hino para a cidade. Ai, os músicos da cidade foram convidados para participar, gravando a letra e a musica numa fita. Doze apresentaram. Eu também, junto com o professor Valdeci Maia. Pensamos no que faríamos e tivemos essa idéia”, contou Bortolini.

Com música de Valdeci Maia e letra do professor Raulino Bortolini, o Hino Municipal é oficial, sob a Lei número 1254, de 1983.

Bortolini aproveitou o espaço na Tribuna, ainda, para agradeceu aos recursos destinados à Academia de Letras Vale do Iguaçu (Alvi), no ano passado. O valor garantiu uma nova edição da revista da entidade, um material educacional, distribuído nas escolas da cidade, cujo conteúdo tem a cultura e as histórias de União registradas. “Uma entidade que realmente contribui muito e a revista, acessível nas escolas, mostra um trabalho brilhante, preservando a história de União da Vitoria”, elogiou Sass.

O professor aproveitou a oportunidade para anunciar que desde fevereiro, o novo presidente da Alvi é Roberto Domit de oliveira.

O mês também lembra o Dia da Mulher e para marcar a data, várias atividades ocorrem na próxima semana. Algumas delas, contam com apoio do Poder Judiciário e do governo de Estado. A vereadora Alandra Roveda compartilha a organização de alguns eventos.

“Para a semana da mulher, teremos parceria com o Cejusc, trazendo ações que envolvem o enfrentamento feminino, fazendo com que as mulheres tenham informações jurídicas, psicológicas, maquiagem, corte de cabelo. Um trabalho direcionado para as amigas moradoras da nossa cidade. É um agrado para elas, um momento de alento, para que possam saber que elas têm com quem contar”, enfatizou.

Na semana que vem, o Ônibus Lilás (em parceria com o Governo de Estado) estará em União: ela vai estar na segunda-feira no Cidade Jardim, na terça, no Rio d’Areia e na quarta, no bairro São Braz. “Embora ele fique nestes locais, ele pode ser visitado por todas as mulheres de outras localidades também”.

Em pauta

Com uma reunião tranquila, acompanhada pela comunidade, a pauta da reunião contou ainda com alguns Requerimentos e Indicações. Do vereador Emerson de Souza, por exemplo, veio o pedido para pavimentação asfáltica na rua Oscar Graciliano da Silva, no Jardim Roseira e também, recape na rua Nossa Senhora do Rocio, no centro. Emerson compartilha com o vereador Diego dos Santos, ainda, pedido para a instalação no centro de um ponto de atendimento dos usuários do transporte público. Hoje, toda a demanda acontece na sede da empresa, em São Cristóvão, “sendo que para uma grande parte da população, torna-se incômodo e até inviável o deslocamento”.

Já o parlamentar Valdecir Ratko assina o Requerimento endereçado à prefeitura para estudar o problema de “trincas e fissuras nos terrenos dos moradores da rua Valdir João Zanetti”, no bairro São Sebastião.

Sessão especial

O presidente da Casa encerrou a reunião lembrando da sessão especial, já marcada para o dia 23, no plenário. Logo após o encontro do Legislativo, o Rotary conduz o evento que marca os 115 anos da entidade no mundo. A ideia é apresentar a dinâmica do clube e sua contribuição social local. A reunião da Câmara começa às 19; a do Rotary, logo em seguida, por volta das 20.

Fotos: CMUVA