Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Nota Oficial / NOTA OFICIAL

NOTA OFICIAL

NOTA OFICIAL

O Poder Legislativo de União da Vitória, em nome do presidente, Ricardo Adriano Sass, vem a público esclarecer sobre os fatos que ocorreram nessa semana, em duas sessões da Câmara.

Desde o fim da sessão de segunda-feira, 23, muitos comentários infundados circulam pela rede social a respeito da retirada de um munícipe do plenário, pela Polícia Militar. O fato se repetiu novamente na noite de quarta, 25, na realização de sessão extraordinária.

O Poder Legislativo ressalta que a participação da comunidade nas reuniões é sadia e contribui para a democracia. Contudo, existe um Regimento Interno, aprovado em todas as legislaturas pelos vereadores, que prevê e norteia a dinâmica dessas manifestações.

Art. 144. As sessões da Câmara serão ordinárias, extraordinárias ou solenes, asseguradas o acesso do público em geral.

  • 1º Para assegurar-se a publicidade as sessões da Câmara, publicar-se-ão a pauta e o resumo dos seus trabalhos através da imprensa, oficial ou não.
  • 2º Qualquer cidadão poderá assistir às sessões da Câmara na parte do recinto reservado ao público, desde que:

         I – apresente-se convenientemente trajado;             

         II – não porte arma;           

         III – conserve-se em silêncio durante os trabalhos;          

         IV – não manifeste apoio ou desaprovação ao que se passa em Plenário;          

         V – atenda as determinações do Presidente;

  • 3º O Presidente determinará a retirada do assistente que se conduza de forma a perturbar os trabalhos e evacuará o recinto sempre que julgar necessário.

 Não foi o que aconteceu na reunião de segunda, tampouco na de quarta-feira. Por conta do desrespeito e da interferência no pronunciamento de alguns vereadores, a Policia Militar precisou ser chamada e as sessões, tiveram que ser suspensas por alguns minutos. Essa medida, também está prevista no Regimento:

 Art. 32. Compete ao Presidente da Câmara:

XVIII – requisitar força, quando necessária à preservação da regularidade de funcionamento da Câmara

 Lamentamos pela quebra do andamento de duas reuniões, igualmente importantes. A primeira, na segunda-feira, que abordou o Setembro Azul, as filas dos Cemeis, que homenageou a Banda Faber. A segunda, que discutiu ajustes no Código Tributário da cidade. Lamentamos também pelo deslocamento de dois profissionais da segurança que, pela falta de postura do munícipe, precisaram vir até o plenário. Afinal, eles poderiam estar em qualquer outro trabalho, atendendo a comunidade.

O site do Legislativo dispõe do Regimento Interno, que é bastante claro e preciso, para consulta. Ele é público e explicita como deve ser o comportamento de quem tem interesse em se manifestar sobre algo. Lamentamos ainda a circulação de fakes, de informações distorcidas sobre o que acontece, de fato e concreto, nas sessões.

Lembramos que as reuniões são semanais, públicas e passiveis sim, de manifestações, desde que haja postura e respeito. Não somos ditadores, prezamos pela liberdade, mas ela termina onde começa a do outro. É só assim se constrói um País ordeiro.

RICARDO ADRIANO SASS

PRESIDENTE DO LEGISLATIVO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *