Home / Sessão / Parlamentar defende investimento nas rodovias 476 e 153
Para parlamentar, falta de investimento rodoviário limite interesse

Parlamentar defende investimento nas rodovias 476 e 153

Com uma pauta livre de discussões de projetos, o tom da sessão desta segunda-feira, 17, condensou os assuntos mais importantes abordados durante manifestação na Palavra Livre e na Tribuna. Do espaço mais democrático da Casa, o vereador Jair Brugnago falou sobre vários temas. Destaque para a abordagem enfática sobre as condições das rodovias de acesso às cidades da região, BRs 153 e 476. Para o parlamentar, investimentos só acontecerão a partir de ações no trecho.

“Todos os municípios da região são penalizados por isso. Empresários locais e de fora, não enxergam com bons olhos a perspectiva de investir aqui justamente por conta dos riscos. É um apelo que fazemos pela Câmara de Vereadores, para dar um basta nisso. Alerto que agora as Câmaras começam a ser usadas aonde os deputados federais vem fazer promessas mas até agora nenhum vestiu a camisa por essa causa”.

O assunto foi abordado por Brugnago após ele ter citado uma recente matéria, publicada em um jornal de circulação estadual, sobre o não avanço do turismo em algumas regiões. De novo, para o vereador, é a falta de estrutura o que engessa qualquer fomento. “É um prejuízo para todos. A região não vai se desenvolver se não houver uma rodovia segura”, falou.

A sessão do Legislativo de União da Vitória foi acompanhada pela comunidade no plenário. Houve uma tentativa de manifestação, porém, contida pelos funcionários da Casa, já que o gesto, dessa maneira, não é permitido pelo regimento da Casa. Vale lembrar, por outro lado, que todo munícipe pode expor sua opinião, fazer críticas, elogios e questionamentos, desde que inscrito para usar a tribuna previamente. O processo é simples, de graça, e dá direito à até 15 minutos de explanação, para todos.

Na reunião, além da Pastora Sandra, o presidente, Ricardo Sass, por motivos particulares, estiveram ausentes. Assim, a sessão foi conduzida pela vice-presidente, Alandra Roveda.

“Para mim sempre é um orgulho em representar as mulheres aqui na condução dos trabalhos”, falou. Ainda, a parlamentar antecipou a programação para o mês de março, quando o Dia Internacional da Mulher é lembrado. A partir do dia 8, atividades pontuais para “elas” acontecem. A vinda do Ônibus Lilás, novamente, é o destaque do calendário.

Festival de Verão

O evento realizado em uma parceria do Governo do Paraná com a prefeitura de União da Vitória no fim de semana, foi citado pelos vereador, Valdecir Ratko, Cesar Empinotti e Emerson de Souza. Eles elogiaram a realização da edição, mas sugeriram mais cuidados com o Parque Ambiental. O pedido, de ambos, foi para mais iluminação e a realização de atividades com mais frequência, para as famílias.

Audiência Pública

Será na sexta, 21, a partir das 10 horas, no plenário da Câmara. Em pauta, a prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2019.

CARNAVAL

Por conta da celebração da festa e do ferido nacional, não haverá sessão na próxima segunda-feira, 24. O expediente administrativo será retomado na quarta-feira, após o almoço.

Fotos: CMUVA