Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Sessão / Poder Legislativo manifesta Voto de Pesar durante sessão
Foto: Chinnapong / Shutterstock.com

Poder Legislativo manifesta Voto de Pesar durante sessão

A sessão desta segunda-feira, 8, da Câmara de Vereadores de União da Vitória, abriu espaço especial para moções póstumas. Elas foram assinadas por todos os parlamentares. A homenagem é para personalidades conhecidas na cidade, especialmente por conta de seu trabalho desenvolvido em vida. Para elas, a Câmara aprovou Voto de Profundo Pesar, documento que finalizado, é enviado aos familiares das vitimas falecidas. Receberam a homenagem: Douglas Francisco Chila, Gilberto Abrão, Yara Regina Abdalla e Jorge Mallon (leia mais abaixo, um breve perfil de cada um deles).

Em outro viés, já bem mais festivo, foi aprovado pelo Legislativo, ainda, o Voto de Aplausos número 16/2020, de Valdecir Ratko, para Valcir Manoel Benta, pastor presidente da Igreja Assembleia de Deus no município. Ele comemorou 65 anos de idade em maio. “Casado com a senhora Rosane Benta, é pai de quatro filos. Grande líder religioso, busca a partir da evangelização, fazer a diferença em meio a nossa sociedade”, diz parte da Justificativa pela Moção.

Em pauta

Na matéria da Ordem do Dia, foi aprovada por unanimidade a votação em regime de urgência do Projeto de Lei Ordinária 14/2020, de autoria do Poder Executivo.  Ele faz alterações no quadro de Recursos Humanos da prefeitura.

Do vereador Emerson de Souza, foi aprovada a Indicação número 12/2020, direcionado à prefeitura. No texto, o parlamentar sugere calçamento onde foram recentemente instalados os abrigos de passageiros na região dos Conjuntos. “Com a implantação dos abrigos, existe a necessidade de ser efetuada obra de calçamento, pois, principalmente em dias chuvosos, o transtorno aos que aguardam o transporte público é enorme”, diz a redação da Justificativa.

QUEM SÃO OS HOMENAGEADOS

DOUGLAS FRANCISCO CHILA

Atleta do primeiro time da Associação Atlética Iguaçu em 1971, Douglas Francisco Chila faleceu na quarta-feira, 3, aos 72 anos de idade. Chila estava hospitalizado já há alguns dias e não resistiu aos problemas de saúde. Quando jovem,Chila defendeu o time do América do Deja em campeonatos no Colégio São José. Como era destaque nas competições, não demorou muito para ser convidado para integrar importantes equipes do futebol amador do Vale do Iguaçu. Chila defendeu o União Esporte Clube, o São Bernardo e também o Avahí. Em 1967 fez parte da equipe campeã da Taça Paraná, uma das mais importantes do futebol amador do Estado. O atleta chegou ao profissional. Em 1971 com a formação da Associação Atlética Iguaçu fez parte da primeira equipe de União da Vitória. Marcado por sua técnica e velocidade, Chila atraiu inúmeros admiradores que com o passar dos anos se transformaram em grandes amigos. Chila morava no bairro Cidade Jardim. Deixa esposa, filhos e netos.

GILBERTO ABRÃO

O ex-vereador de União da Vitória faleceu no dia 3, aos 72 anos. Conforme seus familiares, Gilberto estava doente. Ele faleceu em Comboriú, no litoral de Santa Catarina, onde morava.  Gilberto, conhecido como ‘Beto’, era empresário e na década de 80 foi também vereador, eleito pelo PDS, com 359 votos.  

YARA REGINA ABDALLA

Faleceu no dia 28 de maio, por doença pulmonar, na APMI. Era brasileira, divorciada, funcionária pública municipal aposentada, nascida em União da Vitória, em 19 de fevereiro de 1944. Trabalhou na Universidade de Londrina, a UEL, na então Face (hoje Uniuv), em União da Vitória, e na Câmara, onde passou seu maior período laboral exercendo atividades na pasta financeira a. Contribui muito com os eventos do centenário da cidade. Mas, seu grande orgulho, que brilhava seus olhos, era o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar). Também realizava cursos profissionalizantes para as mães de família, com a intenção de contribuir no aumento da renda familiar. Trabalhou no voluntariado até o ano de 2016. Deixa três filhos (Maria Augusta, Paulo Cesar e Mauro Cesar) e quatro netos (Catherine, Bruna, Júlio Cesar e Mauro Vinícius). Deixa também um legado de  amor, de bondade, de ajudar ao próximo mesmo com o pouco que se tenha.

JORGE RICARDO MALLON

O empresário faleceu na noite de sábado, 6, aos 75 anos, por problemas de saúde. Atualmente ele morava em Camboriú, no litoral de Santa Catarina mas em União da Vitória, foi muito atuante, especialmente na presidência da Associação Comercial e Empresarial (Aceuv), na gestão de 1992 a 1996. Seu corpo foi velado na Capela do Cemitério Jardim União da Saudade e o sepultamento foi no mesmo campo santo. Jorge deixou a esposa Virginia e três filhos, Georgia, Murilo e Juliano, além de netos.

FERIADO

Por conta do feriado de Corpus Christi, não haverá expediente na Câmara nesta quinta, 11, e sexta-feira, 12.

Foto: CMUVA

 

Veja Também

Associação Autismo sem Barreira é declarada como Utilidade Pública

“Em 1975, nascia um autista para cada 50 mil crianças. Neste ano, os dados mostram …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *