Home / Vereadores / Almires Bughay Filho / Programa Paralímpico será instituído em União da Vitória. Projeto nº 2/2017 é do vereador Almires Bughay Filho e foi aprovado em 2º turno na sessão #9 desta segunda-feira

Integrantes de modalidades do esporte paralímpico de União da Vitória, como a petra, bocha e natação, estiveram na sessão #9 da Câmara Municipal, realizada ontem (17), às 19h, para acompanhar a votação em segundo turno do Projeto de Lei Ordinária, de autoria do vereador e presidente da Casa Almires Bughay Filho, nº 2/2017, que institui no Município o Programa Paralímpico.

Com a aprovação, é esperado que o Programa faça parte do cronograma de atividades da Secretaria Municipal de Esportes (SME), que poderá, por meio do coordenador da secretaria, firmar convênio com entidades, órgãos públicos, associações, instituições de ensino e similares, para que fundos sejam angariados para cobrir despesas  decorrentes de participações em eventos amistosos ou de natureza competitiva.

Além de proporcionar a acessibilidade, integração social e a representação em jogos paralímpicos, vai oferecer espaço apropriado para a realização de treinamentos e terá equipe de profissionais, nas áreas de educação física, psicologia, fisioterapia e direito, à disposição dos paratletas, bem como a comunidade em geral.

O voluntário Ednilson Godoy, que há quatro anos faz parte da equipe paralímpica, diz que a inciativa vai dar estabilidade à modalidade, que é reconhecida nacionalmente, tem a maior equipe de petra do Brasil e dispõe de atletas que vão participar do mundial na Dinamarca, em julho. Ele ainda evidencia o trabalho sério que é realizado com os paradesportistas e agradece ao Legislativo pela compreensão dessa causa.

Petra: modalidade do atletismo em que os atletas correm com os seus próprios pés, apoiando-se a uma armação com três rodas anexadas a um suporte para o seu corpo.

“Com essa criação temos a certeza de que haverá continuidade, pode mudar o gestor do Município, a Câmara de Vereadores inteira, mas o Programa se mantém. Este é um sonho meu, do Edinho Slonski e de todos os envolvidos. Possibilitará que essas pessoas especiais sejam atendidas e tenham os mesmos direitos de um cidadão comum. Fará com que a acessibilidade seja igual para todos”, frisa.

Bughay diz que ficou muito feliz pela compreensão dos demais vereadores em relação ao tema e pela aprovação unânime do Projeto de Lei Ordinária nº 2/2017 de sua autoria.

“Sempre soube das dificuldades e da luta de pessoas como o Edinho Slonski no paradesporto. Como bacharel em educação física fico feliz e emocionado, não tem como não ficar sensibilizado quanto à causa de pessoas com necessidades especiais. A partir da minha formação e agora com minha função no Legislativo Municipal, colaboro para que este projeto dê certo em União da Vitória e assim, possibilite a inclusão social por meio do esporte”, avalia Bughay.

O Projeto de Lei nº 2/2017 ainda institui o dia 6 de maio como o Dia do Paratleta União-vitoriense. Anexo a isso, na mesma semana deverá ser realizada a campanha de conscientização, com palestras e simpósios sobre o tema.

Quem também acompanhou a votação foi o professor de Educação Física e secretário de Esportes do Município Cordovan de Melo Neto.

O projeto agora será votado na sua redação final e encaminhado ao Executivo para que a Lei seja sancionada pelo prefeito Santin Roveda.

a aa

Deiwerson Damasceno dos Santos/Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial