Home / Sessão / Reabertura de espaços religiosos é pontuada

Reabertura de espaços religiosos é pontuada

A sessão desta segunda-feira, 18, contou com a participação dos parlamentares na Palavra Livre e pedidos pautados na infraestrutura e em temas ligados à Covid-19. Um deles, veio do vereador Gilmar Pogogelski. Ele falou sobre a reabertura gradual dos serviços essenciais, mas ressaltou a ausência deste processo nos ambientes religiosos. Para Pogogelski, a busca pelo equilíbrio emocional e pela fé, é tão importante quanto à saúde do corpo.

“A gente passa no comércio, bares, mercados, está com gente. Só falta as igrejas abrir. Temos os católicos, nossos irmãos evangélicos. Então, acho que é possível reabrir, claro, com segurança. A gente vê tanta coisa ruim, briga, na igreja as pessoas buscam sua cura espiritual”.

Em entrevista à TV Câmara, o parlamentar também lembrou outra ação para a saúde. Trata-se da liberação de recursos a partir de projeto assinado pela deputada federal Leandra Dal Ponte (PV) para União da Vitória. “Ano passado conseguimos com ela R$ 500 mil para o São Camilo e APMI. Agora um mês atrás, veio R$ 50 mil para a Apae de União da Vitória. Ela já tem mais um projeto para uma nova liberação para os hospitais. Ela é atuante, uma pessoa do bem, que trabalha e corre atrás. Fico feliz porque isso vem para a saúde e isso é tudo para uma cidade”, disse.

Em pauta

O distrito de São Cristóvão foi bastante lembrado na sessão, ora na Palavra Livre, ora nos pedidos incluídos na pauta. Dos vereadores, Almires Bughay e Emerson de Souza, por exemplo, vieram as Indicações números 6 e 7 de 2020, e o Requerimento 16 de 2020. Os documentos pedem a instalação de um sinaleiro entre as ruas Pedro Stelmachuk e Ivaldo Thomazi, e outro entre as vias Wilkes Amazonas Correa e Arcebispo Dom Manoel Silveira Delbox. Ainda, os parlamentares solicitam vistoria e melhorias novamente na rua Pedro Stelmachuk, “observando especialmente as questões de iluminação publica, roçada e adequação do solo”. Outro Requerimentos de Bughay e Emerson, pede o envio dos carnes de IPTU via Correio.

De autoria dos vereadores Cesar Empinotti e Alandra Roveda, veio o Requerimento número 18 de 2020, que tem a instalação do SAMU como foco. A matéria é do Executivo e na pauta, os vereadores pedem celeridade no projeto de implantação do modelo por meio do Consorcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali). Empinotti explicou que de início, as despesas com o projeto seria custeada pelos cinco municípios ligados ao Consórcio e posteriormente, pela União.

“O trabalho do SAMU será importantíssimo. Pelo que temos acompanhado uma ambulância viria para União da Vitória e outra para São Mateus do Sul”, pontuou.

Luto

A morte do funcionário do posto de combustível Teco-Teco, Sergio Gambarazi, aos 51 anos, foi lembrada na Câmara. Conforme o que os vereadores disseram, Sérgio era um homem íntegro,  trabalhador e atencioso, e que desde já, deixa uma grande lacuna no coração dos familiares e amigos. Ele morreu nesta segunda-feira, 18.

18 de maio

Alandra Roveda, no espaço da Palavra Livre, lembrou o que representa o dia 18 de maio para o País. A data reforçou a parlamentar, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. “Embora muito se fale e se faça sobre o tema, ele ainda continua importante de ser debatido e falado”, disse.

Iluminação

No encerramento da sessão, o presidente da Casa, Ricardo Sass, reforçou o que ao longo da reunião pontuaram os demais parlamentares a respeito do Dique Iluminação. Sass, que já havia compartilhado o assunto há alguns meses em sua rede social, lembrou que o serviço funciona bem, é rápido e gratuito. O presidente fez questão de registrar o número do serviço. Então, anote: 0800 600 1428.

A empresa Tecnoluz, responsável pela manutenção da Iluminação Pública em União da Vitória, atende aos pedidos, de acordo com o site da prefeitura, no prazo de 24 horas.

Fotos: CMUVA