Home / Notícias / SESSÃO EXTRAORDINÁRIA – SUBSÍDIO AO TRANSPORTE E CONVÊNIO COM PORTO UNIÃO

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA – SUBSÍDIO AO TRANSPORTE E CONVÊNIO COM PORTO UNIÃO

Na noite de 02 de agosto, em seguida a Sessão Ordinária aconteceu a Reunião Extraordinária, onde foram votados dois importantes Projetos de autoria do Executivo, sendo um deles motivo de muita polêmica.

O Projeto Nº 31/2021 o qual dispõe sobre a concessão de subsídios ao sistema de transporte público coletivo urbano em União da Vitória em face da perda de usuários decorrente da pandemia de SARS_COVID19, autorizando o poder executivo a efetivá-lo e dá outras providências. O Projeto deu entrada na Casa de Leis há aproximados 30 dias, foi tema de algumas reuniões entre os Vereadores internamente e ainda junto à própria Equipe da TCI e do Executivo, a fim de sanar todas as dúvidas e chegar à uma conclusão. É certo que, tanto a Empresa quanto a Prefeitura e os Vereadores deixaram claro que não querem onerar ainda mais o usuário. A preocupação de toda a Equipe foi proteger a população de União da Vitória à fim de não deixá-la sem o serviço básico do transporte, o qual neste momento já está deixando a desejar, porém com a ausência do mesmo, seria um caos. Sendo assim, o Presidente da Mesa convocou os envolvidos para duas reuniões, e a decisão final na Sessão na votação em primeira discussão foi favorável para o fornecimento do subsídio, o qual conforme comentado pela Vice-Presidente da Mesa, Alandra Roveda: “ …deixamos claro que não temos alternativa e o que precisamos é manter o serviço à população, caso contrário a Empresa fecha e a população fica sem o transporte”, visto que a Empresa já está trabalhando no vermelho e não teria mais condições na continuidade do serviço ao Município. Na discussão os votos contrários reclamaram alguns documentos, que conforme o primeiro Secretário Valdecir Ratko (DEM) sugeriu, buscá-los antes da segunda votação. O Vereador José Pedro Walck (PSD) o qual é contador, foi em busca de diversos materiais para análise, e defendeu que a população necessita do serviço, como fazer sem transporte no Município? O Projeto foi aprovado com votos contrários da Vereadora Thays Bieberbach (PT), Celso Rocha (MDB) e Emerson Lourenço Litwinski (PTC) e seguirá para segunda votação provavelmente na próxima semana.

O Projeto Nº 43/2021 foi aprovado em votação única por unanimidade da Equipe, autorizando o Município de União da Vitória a firmar Convênio de Cooperação Técnica com o Município de Porto União no asfaltamento de Ruas que fazem divisa com os dois Municípios, são elas Ruas Alceu Smaniotto, Balduino Bohrer e União da Vitória.