Home / Notícias / TERCEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DE 2022

TERCEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DE 2022

Na noite de 21 de fevereiro de 2022 a Casa de Leis esteve com a lotação máxima permitida, em 70% da ocupação do Plenário.

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores: Ednilson de Godoy (PV) para a inclusão no programa de pavimentação asfáltica em via do Bairro Cristo Rei, José Pedro Walck (PSD) para o mesmo na Rua Mário Rene Sibut; Júlio Adilson Pires Filho (PP) solicitou a retirada da rotatória da Av. Bento Munhoz da Rocha Neto. A Vereadora Alandra Roveda Grando (PL) solicitou relatório da Secretaria do Meio Ambiente contendo valores repassados ao Município através do ICMS Ecológico nos últimos quatro anos e destinos onde foram aplicados e o plano de investimentos para 2022.

A tribuna Popular foi utilizada pelo Sr. Marcio Utzig, Presidente do Sindicato do Magistério Municipal. O assunto foi o FUNPREVI, Marcio utilizou uma apresentação multimídia para detalhar as mudanças constadas na elaboração do Plano da Reforma da Previdência pelo Executivo e as alterações que o Sindicato não concorda, através das imagens de um vídeo feito em 2015 com a participação de servidores municipais de diversas áreas, falou que desde o início da reforma proposta eram totalmente contrários; que a luta aconteceu e continua acontecendo. Marcio apontou a maioria da insuficiência no inciso 2 do Cálculo atuarial anual, onde quem tem a responsabilidade de tomada de decisões é o Executivo e o legislativo avaliará para votação. O Presidente do Sindicato citou vários tópicos aos quais os servidores são contrários, entre eles as alterações em relação a aposentadoria e tempo de serviço, não descontando deste tempo, por exemplo, licenças por problemas de saúde.

O Vereador José Pedro Walck (PSD) fez uso do Grande Expediente em demonstração de solidariedade ao povo ucraniano visto a ameaça de nova invasão da federação russa ao Território Soberano Ucraniano em tentativa de aniquilar a liberdade e independência da Ucrânia. O Vereador contou que dia 16 de fevereiro foi decretado pelo Presidente da Ucrânia o Dia da Unidade e a comunidade ucraniana de União da Vitória, segundo o posicionamento da representação central, hastearam suas bandeiras no Clube Ucraniano e Praça Ucraniana, unindo-se na Campanha global em favor da paz.

Em segunda discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária N.o 69/2021 que dispõe sobre o Plano de Regularização Fundiária – Programa Moradia Legal, no Município de União da Vitória.

Os Requerimentos protocolados foram dos Vereadores: Ednilson de Godoy (PV) para a implantação para em plenitude da Lei federal de N.o 13.146 de 6 de julho de 2015 para inclusão de pessoas com deficiência abrangendo de maneira objetiva e clara todos os direitos das pessoas com deficiência, segundo o estatuto da pessoa com deficiência..
Os Vereadores José Pedro Walck (PSD), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), Celso Carlos Rocha ( MDB), Ednilson de Godoy (PV), Sidnei Lorensini (PSD) Valdecir José Ratko (DEM) e Waldir Luiz cortellini (PSB)  para disponibilizar a população que frequenta as unidades de saúde sinal de wi-fi de internet. Emerson Lourenço Litwisnki (PTC) solicitou a prestação de contas referente ao contrato 038/2021 do CEMID, Centro de Excelência Médica e Diagnóstic Ltda.

A Moção proposta pela Vereadora Alandra Roveda Grand (PL) foi de Aplausos aos vencedores do XXVII Concurso Estadual de Peão e Biriva, Claudinei Donizete Plasse e Luana Klein Burtet, Alandra Roveda manifestou-se lembrando da importância em levar o nome de União da Vitória com êxito, com uma conquista todo Município. Alandra agradeceu todos que prestigiaram  a noite de homenagem pessoalmente no Plenário e lembrou da importância do resgate de valores familiares com respeito e bons princípios, para que se mantenha viva a tradição gaúcha.

Fizeram uso da Palavra Livre a Vereadora Alandra Roveda Grando (PL) que falou sobre as Secretarias da Prefeitura, em especial a do trânsito, que necessita urgentemente de melhorias em diversas localidades, citando um acidente ocorrido no mesmo dia, aproveitando para pedir a população prudência nas vias. José Pedro Walck (PSD) pediu ao márcio as reinvindicações por escrito para auxiliar na tratativa da reforma da Previdência, apoiou a Vereadora em relação as observações sobre o trânsito, assim como o Vereador Emerson Litwinski que também comentou sobre o FUNPREVI acometendo a culpa aos ex-prefeitos. Waldir Luiz Cortelini (PSB), Ednilson de Godoy (PV) e Thays Bieberbach (PT)também fizeram uso da Palavra, assim como Ratko que lembrou os esforços dos EDIS e do Presidente da Casa, Cordovan Melo Neto que inclusive pediu ao Executivo a organização de uma audiência pública para obterem informações necessárias na observação da formulação do projeto da reforma da previdência, buscando solução através de uma ampla discussão envolvendo todos os servidores com organização e objetividade. André Henick (SDD) lembrou sobre a necessidade de envio do Executivo do Plano Diretor em tempo suficiente para análise e votação da Equipe.

O Presidente da Casa, Cordovan Frederico de Melo Neto fez o encerramento da Sessão parabenizando os representantes do CTG pela justa homenagem, parabenizou a explanação do Presidente do Sindicato do Magistério Municipal salientando o compromisso na análise no tratamento da reforma do FUNPREVI envolvendo audiência pública para fortalecer as solicitações dos representantes das Classes, antes do Projeto chegar à Casa de Leis. Cordovan Neto destacou o assunto UVETRAN lembrando da reunião agendada com a Equipe e o Conselho de Trânsito a Casa de Leis no dia 22 de fevereiro e, em contato com o Executivo, informou que o Plano Diretor chegará à Casa de Leis na próxima semana para análise.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação da Câmara de União da Vitória