Home / Notícias / Vale do Iguaçu se organiza para enfrentar contaminação
(Crédito: Reprodução-Internet)

Vale do Iguaçu se organiza para enfrentar contaminação

Quarentena, isolamento, máscaras no rosto. Um verdadeiro cenário apocalíptico marca os canais de notícia de todo o mundo. É o novo Coronavírus, o Covid-19, um tipo exclusivo e resistente, que vem fazendo vitimas pelo planeta e deixando a comunidade cientifica de cabelos em pé.

No dia 11, ele foi classificado com pandemia, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O termo é usado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa

Mas afinal, como combater? Como o vírus se espalhou assim?

Enquanto as repostas não veem, a vida segue, ou pelo menos, tenta seguir.

A prefeitura de União da Vitória optou por adiar eventos. A Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), cancelou a solenidade de lançamento do livro da acadêmica, Leni Trentin Gaspari. O evento aconteceria no dia 21. Por Nota, a entidade atribuiu a medida ao vírus.

As visitas também estão suspensas em alguns abrigos para idosos, como é o caso do Profeta Daniel (a medida vale por dez dias, contando com seu inicio, no dia 13).

Por meio de Decreto, o prefeito Santin Roveda determinou também a suspensão, por 15 dias (contando a partir do dia 18) de todos os eventos públicos e a realização de cirurgias eletivas (aquelas que podem esperar). O pagamento do IPTU foi remarcado: o prazo começa em 15 de maio.

De todo o modo, uma visão sobre os números de casos e infectados, mostra que por enquanto, não há motivo real para pânico. Nenhum caso foi registrado no Vale do Iguaçu, até o momento (até às 10h30 desta terça, 17). A situação ainda tranquila vivida no Vale do Iguaçu não é um espelho: com cerca de 150 mil infectados e mais de cindo mil mortos, o coronavírus se espalhou para mais de 110 países do mundo. O presidente do Brasil, Jair Bolsonarro, por exemplo, testou negativo, mas, ter se submetido ao exame de algo que anteriormente havia menosprezado, indica que sim, é preciso ficar atento. No Paraná, o governador Ratinho Junior também testou negativo. Testaram positivo, por outro lado, famosos, como o ator Tom Hanks, o músico brasileiro, Di Ferrero e a cantora, Preta Gil.

Como se trata de uma pandemia, as informações mudam rapidamente. Em meio ao caos, a orientação é para que a serenidade seja mantida. Ainda, que os postos de saúde não sejam utilizados para casos simples: o melhor é ficar em casa e tratar ali mesmo sintomas simples ou outros problemas de saúde, desde que nada tenham a ver com os sinais do Covid-19.

Para tirar dúvidas e acompanhar a situação do vírus, o Ministérios da Saúde criou um aplicativo de celular. É o ‘Coronavírus – SUS’, espaço que monitora sintomas, identifica unidades mais próximas e recebe alertas com informações. Ele é gratuito.

Ainda, como parte das medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo Covid-19, a Prefeitura de União da Vitória criou o disque-saúde e tira dúvidas sobre o novo corona vírus. A população deve ligar para (42) 3522 – 7134. O atendimento será das 8 às 22 horas.
O objetivo é de evitar a superlotação em hospitais e unidades de saúde, bem como diminuir os riscos de exposição ao contágio. Em caso de aparecimento dos sintomas, a orientação é entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone e seguir as recomendações. Se necessários, os exames em casos suspeitos serão realizados em domicílio.

“Não é o momento de lotarmos os hospitais e serviços de saúde. Vamos cuidar da nossa população”, destaca o Prefeito Santin Roveda.