Home / Notícias / Vereadores aprovam contas do ex-prefeito Pedro Ivo Ilkiv

Vereadores aprovam contas do ex-prefeito Pedro Ivo Ilkiv

Por conta da matéria específica, a sessão da noite desta segunda-feira, 19, foi mais breve. Em pauta, esteve para a aprovação, as contas do ano de 2014, do ex-prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv (PT). Assinou o parecer, o vereador Fernando Vier, da Comissão de Finanças, Orçamento e Patrimônio (presidida por Alandra Roveda e composta também pela vereadora Sandra Pinheiro).

Depois da leitura do documento, os parlamentares votaram, aberta e nominalmente, pela aprovação dos dados que, pelo Tribunal de Contas, já havia também recebido o aval, ainda que com ressalvas.

A pauta formada por um único assunto e o formato da votação foi o que destacou em entrevista à TV Câmara, o presidente do Legislativo, Ricardo Sass.

“Uma sessão diferenciada quando temos a aprovação das contas. Hoje, aprovamos as contas de 2014 quando prefeito era Pedro Ivo. Desde a manhã de hoje (segunda-feira), tivemos a apreciação do parecer. Pauta única, onde o tempo da sessão é diminuto pelo fato de nenhum outro projeto pode ser colocado nela”, explicou. “Quando fizemos a ultima revisão do regimento interno, de minha autoria, extinguimos a possibilidade do voto secreto. Hoje, toda votação é aberta, proferido nominalmente por cada um”.  As contas foram aprovadas por todos os parlamentares.

Pedro Ivo foi prefeito em duas gestões. A primeira, entre os anos de 1997 a 2000 e depois, entre 2013 e 2016.

Pedro Ivo Ilkiv

Palavra Livre

Os parlamentares usaram o espaço da Palavra Livre para se manifestar. Entre os assuntos, a mobilização do Conselho de Segurança que tem, entre outros motes, o pedido pelo aumento do efetivo militar. O tema foi pontuado por Almires Bughay. “Vamos ter que buscar apoio das lideranças que representam nossa região quanto ao efetivo das forças de segurança. De antemão, falo aos senhores o quanto a nossa região precisa da atividade da Polícia Civil, Militar e dos Bombeiros. São 11 municípios que o 27° batalhão cuida e temos um número em defasagem de policiais”, destacou.

Ainda, os vereadores pontuaram assuntos de discussão do governo federal. O vereador Jair Brugnago, por exemplo, lamentou a aprovação de um projeto de abuso de autoridade. “É um golpe dado contra o sistema, a favor da corrupção. Quem votou favorável, tem a mesma forma de corrupção de quem já roubou esse País. Espero o veto do senhor presidente”, disse.

A vereadora Sandra Pinheiro, também se manifestou. Em seu discurso, fez um breve relatório dos projetos que está em busca e citou, entre outros, uma possível doação de um terreno no conjunto Horst Waldraff, para uma eventual escolinha de educação infantil.

Valdecir Ratko lembrou na Palavra Livre sobre a participação de 57 membros da Terceira Idade do 14° Jogos da Integração. “É maravilhoso quando os idosos, acima dos 60 anos, praticam esporte, mostrando a todos que esporte é saúde e não tem idade”.

O conserto feito por uma empresa no bairro São Gabriel e que bloqueou uma das vias da comunidade, foi um dos temas abordados pela vereadora Alandra Roveda. Também sobre o bairro, a parlamentar comentou sobre a infraestrutura da ciclovia da autovia João Reolon. “Peço que se olhe por aquela região que tanto precisa”, disse.

Sessão

A próxima reunião acontece na segunda-feira, 26, às 19 horas, na Câmara de Vereadores.